Artesanato

Presépio de Natal: como fazer? Passo a passo

Presépio de Natal

Presépio de Natal é uma graça. A época mais legal do ano chegou! O Natal é tempo de ser feliz, de união, amor e congraçamento. Celebrar com a família e os entes queridos o nascimento de Jesus. A confraternização de fim de ano é sempre marcante e especial. E um dos hábitos mais comuns é a formação do presépio de Natal!

Vamos ver como fazer? Preparamos um passo a passo especialmente para você.

Presépio de Natal

O presépio de Natal representa o momento em que Jesus nasceu. Em uma manjedoura. A representação dos animais e dos três reis magos simboliza este momento tão importante e especial, para a humanidade.

Todo presépio que se preze deve conter as principais simbologias do nascimento de Jesus. Os personagens principais devem estar presentes. O menino Jesus, Maria e José são três elementos que, claro, não podem faltar. Os três reis magos, que chegaram para fazer com que a presença de Jesus fosse celebrada, também devem estar presentes.

Artesanal

Para elaborar um presépio bonito, podem ser usados vários materiais. O objetivo é fazer uma confecção artesanal. Com itens simples, como marcador permanente e pistola de cola quente, é possível fazer uma combinação bem especial.

Com criatividade, é possível fazer o seu próprio presépio. Pode ser feito com caixa de ovos, por exemplo. Neste caso, a caixa pode ser pintada e forrada com alguma palha, suficiente para preencher o espaço. Depois, basta acrescentar os personagens – pode ser com feltro mesmo. Outra opção é realizar a peça com caixas de madeira.

Para fazer um bom presépio artesanal, precisamos dos seguintes itens:



  • Vasos pequenos – podem ser com material plastificado ou em barro mesmo;
  • Bolas de madeira ou isopor;
  • Retalhos de materiais, como malhas e pano;
  • Palitos – podem ser de picolé;
  • Caneta permanente;
  • Musgo;
  • Tintas;
  • Cola de calor.

Presépio de Natal

Os palitos de picolé devem ser separados para a montagem da manjedoura. Já para a montagem dos personagens, é possível fazer com uma parte do pano ou tecido, enrolando nas peças e com um cordão. Para o berço, a estratégia é mais ou menos a mesma, com palitos de picolé. Por sua vez, para o boneco que simboliza Jesus, o ideal é seguir um roteiro.

Após feito o “berço” com os pedaços de picolés e a cola quente, deve-se usar o pano para preparar o boneco do menino Jesus.

Modelo (passo a passo)

Em primeiro lugar, deve ser preparado o presépio. O local da fazendinha com a casa deve ser preparado. Escolha o local ideal em sua casa para fazer. Depois, deve ser elaborado o campo verde, pra representar o musgo. Deve ser espaços bastante preenchidos, com um visual diferente e completo. Também deve ser criado um riacho, para poder representar melhor. Pode ser feito com algum material prateado, por exemplo.

A paisagem de fundo também deve ser feita, com base em caixas de papelão ou cortiça. A representação de um cenário montanhoso não é difícil de ser feita. Basta colocar um pouco de areia, junto, para fazer o portal de Belém e os caminhos dos reis magos.

O Portal de Belém deve ser criado também, de preferência em contraste com a montanha. Você pode optar por comprar o portal de Belém ou até mesmo tentar montar o seu próprio prédio. Casas de montanhas, pastores e vidraças também podem ser feitos.

Capriche nos personagens

A parte que dá mais brilho para a preparação do presépio é a criação dos personagens de Belém. Nesse caso, vários deles podem ser feitos sem grande dificuldade. Animais podem ser colocados à exaustão. É o caso, por exemplo, de ovelhas, camelos, boi, mula, cachorros, dentre outros. Algumas pessoas também podem ser colocadas.

Para os Reis Magos e a Virgem Maria, além de José e o menino Jesus, vale a pena dar um destaque maior.

O personagem mais importante, obviamente, é o menino Jesus. Deve ser criado com um maior esmero, de preferência na parte central do presépio, para poder dar destaque para a peça.

O anjo também pode ser acrescentado a essa peça, na parte superior traseira, logo atrás da manjedoura.

Adicione complementos para deixar o seu presépio ainda mais bonito

Para deixar o presépio de Natal mais completo e bonito, é possível acrescentar alguns itens. Por exemplo, algumas luzes podem servir para simular fogo, para colocar algum tipo de luz no portal de Belém. Também pode ser criada uma simulação de neve, para deixar tudo ainda mais encantador.

Presépio de Natal

Considerações finais

O presépio é, sem dúvida, uma das formas mais tradicionais de celebrar o Natal. É por meio da representação do presépio de Jesus Cristo que se busca a essência natalina verdadeira. O verdadeiro significado do amor de Cristo e da união e congraçamento entre as pessoas se torna mais evidente a partir desse tipo de representação.

Enfeitar a casa com um presépio natalino é uma boa forma de entrar no clima de fim de ano. No entanto, é muito mais do que isso. Na realidade, representa muito do real significado do Natal. Em tempos em que o consumismo está se tornando uma regra nessa época do ano, é importante ressaltar e lembrar a importância do Natal e do nascimento do menino Jesus, não é?

Os presépios de Natal podem ser de vários tamanhos e de vários tipos. Mas a simbologia é a mesma. É sempre importante montar uma estrutura adequada e que seja capaz de representar a magia do Natal e do fim de ano. Ter um presépio de Natal é representar a verdadeira fé e a esperança de encontrar dias melhores.

A decoração natalina e o presépio são símbolos importantes e que andam juntos. Todos os personagens são importantes, desde o menino Jesus, passando por vários outros, como a virgem Maria, São José, os reis magos e outros. Esse tipo de representação é super legal, vale a pena fazer para o fim de ano.

Escolher o local certo para montar o seu presépio e enfeitar tudo, preparar, faz parte do espírito natalino. É um momento de união, acima de tudo. Compreender o espírito natalino e saber encontrar valor a pequenos detalhes que fazem a diferença. Feliz Natal!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */