Beleza Pele

4 dicas simples para prevenir o envelhecimento da pele

Muitos são os fatores que contribuem para o envelhecimento da pele, além de claro, os anos que vão passando. Seus hábitos podem acelerar ou prevenir esse processo. O tabaco, o álcool, a alimentação e a radiação solar são alguns dos maiores inimigos da cútis.

Os causadores das temíveis marcas de expressão são os radicais livres. Por conta da exposição aos raios ultravioleta, do estresse, da poluição e os outros fatores já citados, esses radicais se forma dentro das células, prejudicando o colágeno e elastina.

Mais importante do que deixar o tempo passar e só depois procurar tratamentos para uma pele já envelhecida é apostar em prevenção. E com hábitos simples, mas diário, é possível reduzir significativamente essas marcas de expressão.

O protetor solar é um dos cuidados básicos para prevenir o envelhecimento da pele

1 – Protetor solar

Se o sol é o grande vilão do envelhecimento, o uso diário do protetor solar é a salvação. Aplique um protetor com pelo menos FPS 30 diariamente, mesmo nos dias de chuva ou nublado, e inclusive dentro de casa. Inclua esse hábito na sua manhã, assim como escovar os dentes. Lembre-se de passar também no pescoço, nuca e orelhas. Além disso, é importante reaplicar o protetor ao longo do dia. E claro, evitar exposição solar nos horários de sol forte, das 10 às 16 horas.



2 – Água

Outro grande amigo da pele bonita é a água. Ela é a principal responsável pela hidratação. Bebendo pelo menos dois litros do líquido por dia você garante a hidratação do organismo, além de ajudar na eliminação das toxinas que facilitam o envelhecimento. De nada adianta investir em hidratantes para o rosto se você estiver negligenciando a ingestão de água. A dica é simples, mas essencial.

3 – Higiene

A limpeza da pele é uma das etapas que você deve começar a incluir no seu ritual de beleza. A sujeira acumulada pela poluição, suor e maquiagem contribui para o envelhecimento. Esses resíduos obstruem os poros e ajudam na formação de rugas.



Por isso, limpe pela manhã e também antes de dormir. O ritual de autocuidado é um grande aliado na prevenção. Dentro desse ritual, inclua produtos de beleza que favoreçam esses cuidados. O creme antirrugas, por exemplo, ajuda a retardar esses efeitos do envelhecimento no rosto e pescoço, já que atenua as rugas e linhas de expressão. Aposte em cosméticos especiais para seu tipo de pele.

4 – Evite excessos

E por fim, evite os excessos. Se você costuma consumir bebida alcoólica, saiba que o álcool acelera o envelhecimento da pele. Isso acontece porque ele causa uma desidratação na cútis. Além disso, se você fuma, talvez seja hora de deixar esse hábito se deseja uma pele bonita. O tabaco prejudica mais a pele do que a exposição solar, já que o fumo aumenta os radicais livres. Também, os alimentos podem acelerar esse processo. O excesso de açúcar, sal, embutidos e comidas apimentadas devem ser evitados.

Sobre o autor

Pedro Henrique Ferreira Mendes