Quando chega este momento tão especial, normalmente procuramos dicas para a primeira transa que possam aliviar um pouco nossa ansiedade.
Entretanto, é claro que não há dica que possa aliviar todas essas sensações que sentimos antes da nossa primeira vez.
Porém, existem algumas coisas que podemos fazer para que o momento seja o mais leve possível.
Afinal, o ponto crucial da primeira transa não é nem deixar a situação “perfeita”, – até porque é impossível – mas sim deixar ela mais “leve”.
Visto isso, vamos as nossas dicas para a primeira transa e prepare-se para o tão esperado momento.
10 dicas para a primeira transa
1. Primeiro passo: proteção
Antes de mais nada, proteja-se! Sim, esse é o ponto mais importante da primeira transa. Afinal, apenas assim você garantirá que sua saúde permaneça segura.
E, além disso, você ainda evitará uma gravidez indesejada.
Dessa maneira, se o seu parceiro cogitar fazer sexo sem proteção com você, pense bem! A não ser que vocês namorem sério há anos, você tome algum anticoncepcional e exista uma ligação muito forte entre vocês dois.
Caso contrário, se sentir forçada a transar sem preservativo, fuja, menina!
Saiba mais sobre camisinhas nos artigos abaixo:
2. Conheça a sua vagina!
As mulheres geralmente sofrem muita repressão quanto à sua vagina e sua sexualidade. Sendo assim, é necessário que você conheça o seu corpo e entenda como ele funciona.
Utilize a ajuda de um pequeno espelho para enxergar a sua região íntima e conhecer cada parte dela.
A masturbação, assim sendo, também entra neste tópico. Experimente se masturbar olhando para a sua região vaginal. Assim você começa a conhecer as sensações que cada parte dela provoca em você.
Confira outras dicas relevantes:
3. Não tenha pressa, escolha bem
Muita gente pode ficar um pouco afobada, saindo em busca de dicas para a primeira transa sem nem ter certeza do parceiro que escolheu.
Ou ainda, saem em busca da escolha perfeita, mas, de quebra, decidem transar com a primeira pessoa que aparece na sua frente.
Então, a dica que damos é: não tenha pressa! Mas também, escolher bem não significa dispensar pessoas com “defeitos”. Afinal, é impossível encontrar alguém plenamente perfeito, ok?
Só não vale sentir-se “atrasada”, porque as amigas já transam e sair em busca da primeira pessoa que se mostrar disponível. Os resultados podem ser ruins.
4. Converse sobre o assunto
Uma das formas de aliviar toda a ansiedade em torno da primeira relação sexual, é conversando.
Converse com suas amigas ou alguém de confiança que já tenha uma vida sexual ativa.
Tire as suas dúvidas, porque, a partir disso, você conhecerá as possíveis “frustrações” que podem surgir no meio do caminho.
Veja outras dicas:
5. Não crie expectativas muito grandes
Quanto as frustrações que mencionamos acima, aqui vai um ponto bem importante: não crie expectativas muito grandes!
Além do mais, tudo na nossa vida passa a melhorar e “sair melhor” quando praticamos, certo?
Por esse motivo tenha em mente que a primeira vez é muito mais um momento de descobertas e o início de uma vida sexual – que só tende a melhorar.
Pensar nestes pontos, no entanto, fará com que você não se sinta “mal” com um possível resultado desastroso.
6. Tente relaxar
A gente sabe que é muito mais fácil falar “tente relaxar” do que relaxar de verdade. Até porque, controlar nossas emoções pode ser algo muito difícil.
Porém, você precisa se acalmar quando o assunto é a primeira transa. Ou seja, não pense que a outra pessoa é perfeita e “sabe fazer tudo”.
Ou, pior do que isso, não fique se comparando as ex-namoradas do cara, hein? Isso só diminuirá sua confiança, sua autoestima e te deixará ainda mais tensa.
Quando chegar o momento, pense em vocês, na sua história com o parceiro e em tudo que vocês podem viver juntos.
Confira abaixo algumas dicas para iniciantes:
7. Não se deixe levar pelos mitos
Sabe todos aqueles mitos que a gente sempre escuta quando é mais nova? Por exemplo: a penetração dói muito; a primeira vez faz a gente sangrar; é impossível sentir algum prazer na primeira vez; etc.
Além do mais, cada corpo é um corpo! No entanto, cada uma responderá a esse momento de uma forma diferente.
Não acredite em todas essas coisas que a gente ouve por aí. Esses mitos já atrapalharam muitos relacionamentos. Não deixem que invadam o seu também.
8. Esqueça os tabus
Além dos mitos, temos outros problemas persistentes em nossa sociedade: tabus. Tabus com relação ao sexo, dependendo da idade e do gênero, são imensos.
Se você for uma menina, adolescente, por exemplo, pode ter medo de ser taxada de “puta” ou algo do gênero.
Porém, calma lá! Todo o preconceito e tabu começa com nós mesmos. Até porque, ninguém tem direito sob seu corpo além de você mesma, ok?
Por esse motivo, se entregue ao momento e esqueça os tabus dos outros. Eles são apenas dos outros!
Veja alguns tabus relacionados a sexo:
9. Aproveite as preliminares
Muitas meninas acabam ficando um pouco afobada na primeira relação sexual. Sendo assim, uma das dicas para a primeira transa mais importante é essa: aproveite as preliminares!
Ficar afobada e querer pular logo para à hora “H” pode ser muito frustrante. Isso porque você já estará tensa. Se ainda não houver uma boa preliminar para deixar você “no ponto”, o resultado será apenas esse: dor e frustração.
Por isso, se joga, menina! Aproveite as preliminares e viva este momento intensamente.
10. Faça por você
Este também é outro ponto muito importante! Sobre a relação sexual, tenha em mente que você está fazendo por você, ok?
É claro que nós queremos dar prazer e agradar as pessoas que amamos. Entretanto, forçar a barra consigo mesma e fazer apenas pelo outro pode ser um erro muito frustrante.
Afinal, se você não estiver se sentindo segura e pronta, como poderá ser gostoso? Isso vale tanto para você quanto para o seu parceiro.
Será notável que você não queria estar ali, e isso poderá desencadear um clima bem ruim entre o casal.
Dessa forma, pense bem! Siga todas as nossas dicas para a primeira transa mas só as coloque em prática se for por você! E não pelo (apenas) pelo outro.