Beleza Cabelos

Primer para cabelo: saiba para que serve e como usar

A cada dia o mercado de cosméticos inova mais e traz entre as suas novidades produtos capilares que podem fazer milagres nas nossas madeixas. Boa parte deles têm ganhado um espaço especial na nécessaire de todas as mulheres por sua eficiente nos cuidados com os fios, como é o caso do primer para cabelo, que é o assunto do nosso artigo de hoje.

Certamente, você já deve ter ouvido do primer para a pele, que até já fizemos um post aqui no blog. Se você ainda não leu, clique nesse link e saiba mais. O produto já tem sido utilizado pelas amantes de maquiagem há algum tempo, com o intuito de preparar a pele para receber a make e aumentar a duração e fixação dos produtos utilizados, além de disfarçar pequenas imperfeições, uma ótima opção para a produção de uma festa de casamento ou um evento que exige que passemos mais tempo maquiadas.

Porém, a novidade que veio direto dos Estados Unidos e da Europa e que está chegando aos poucos nas prateleiras das lojas e supermercados brasileiros é o primer para cabelo. Como assim? É isso mesmo.

O produto tem esse nome porque possui as mesmas funções do primer para a pele, só que, desta vez, nos nossos fios. Além de acabar com o efeito ressecado das madeixas, o produto promete protegê-las da ação de agentes externos, sejam eles ambientais (umidade, calor, clima, exposição solar, vento, etc.) ou químicos (tinturas, descolorações, alisamentos, relaxamentos, etc.).

Quer saber como ele funciona? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra quais são os benefícios para os cabelos e como usá-lo. Vamos lá?

A origem da palavra “primer”

Antes de entender o que é o primer para cabelo e quais são os seus efeitos nos fios, nós vamos te explicar por que o produto recebeu este nome. Para quem não sabe, o termo “primer” refere-se à primeira camada de algo ou alguma coisa. Seja na pele ou nos cabelos, o primer quer dizer a “primeira camada” que essas regiões recebem ou a primeira camada que deve ser feita em determinada superfície.

Neste caso, o cabelo recebe uma primeira camada protetora, que blinda os fios contra os danos causados por químicas, como escova progressiva e coloração, e fatores ambientais, como clima, calor, frio, sol, vento, poeira, entre outros.

Com funciona o primer para cabelo?

110755861

A ideia do produto é fechar as cutículas dos fios, criando uma nova camada por cima que os protege e prevenindo o ressecamento acarretado pelo uso contínuo de químicas e outros produtos finalizadores, como sprays, mousses, chapinha, secador e babyliss. Sendo assim, o primer para cabelo é uma excelente novidade que prepara os fios antes de receber os produtos finalizadores e ainda protege contra outros agentes externos. Como ele age diretamente nas cutículas, ele protege as madeixas e reduz a porosidade dos fios, uniformizando a textura. O resultado é de cabelos mais hidratados, macios e brilhosos.

Quando eu posso usar?

Como tem efeito semelhante a alguns outros tipos de produtos, você pode usar o primer para cabelo em determinadas situações de emergência. Ele costuma ser o seu amigo quebra galho quando…

Não der tempo de fazer a hidratação semanal

Algumas versões do primer para cabelo contêm ativos condicionantes e podem ajudar a disfarçar o efeito ressecado dos fios quando você esquecer de fazer a hidratação ou não tiver sobrado tempo para fazê-la. Nestas situações, basta aplicar o produto nas mechas secas, deixá-lo agir por 30 minutos e fazer a lavagem em seguida.

Estiver na praia ou no clube

primer-para-cabelo-protege-do-sol

O primer para cabelo nunca poderá substituir o protetor solar para cabelo, já que não possui FPS. No entanto, se você esqueceu de passar o produto antes de sair de casa, ele pode amenizar os estragos, uma vez que forma uma camada protetora em volta dos fios e os protege das agressões acarretadas pelo sal da água do mar ou pelo cloro das piscinas. Quando isso acontecer, aplique o produto sobre as madeixas antes de mergulhar, ok?

Acabar o produto anti-frizz

Sabe aqueles fiozinhos que ficam voando em cima da cabeça ou aquelas pontas secas que aparecem do nada antes de você sair de casa? Pois bem! Nestes casos, o primer para cabelo também pode ajudar a reverter o aspecto das madeixas arrepiadas, atuando como um reparador de pontas. Basta espalhar uma pequena quantidade do produto nas pontas e no frizz em cima do cabelo.

Além de pesar menos no cabelo do que um leave-in ou um óleo, o produto também ajuda a disfarçar o efeito ressecado dos fios.

Como aplicar?

primer-cabelo

Agora que você já sabe para que serve o primer para cabelo e quais são os seus benefícios nos cabelos, chegou a hora de saber como usá-lo para blindar os fios dos danos causados pelos agentes externos do dia a dia.

Como o produto é um preparatório para o recebimento de outros procedimentos no cabelo, para utilizá-lo, basta aplicar uma pequena quantidade sobre os cabelos limpos e úmidos após o banho. A dica para quem tem cabelos ressecados é aplicar uma boa quantidade por toda a extensão dos fios. Já no caso de quem tem cabelos oleosos, o certo é diminuir a quantidade e aplicar o produto apenas nas pontas.

Depois disso, não tem segredo! É só finalizar o cabelo como de costume, seja com outros produtos finalizadores ou com secador, chapinha e babyliss. Prontinho! Os seus fios já estão blindados e protegidos dos danos da rotina.

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */