Uma boa noite de sono traz inúmeros benefícios para a saúde. Porém, poucas pessoas conseguem desfrutar de um sono tranquilo e sem interrupções. Segundo A Organização Mundial da Saúde, cerca de 40% da população dorme mal ou apresenta alguma síndrome do sono.
Se este é seu caso, saiba que você pode aumentar (e muito!) a qualidade do sono através de uma dieta rica em alimentos que ajudam a dormir.
Conheça neste post quais são os 10 principais alimentos que podem te livrar da insônia e proporcionar uma noite de sono profundo e reparador.
Assuntos
1. Maracujá: o mais conhecido entre os alimentos que ajudam a dormir
O efeito calmante e relaxante do maracujá é bastante famoso e pode ajudar no relaxamento do corpo na hora de dormir. Além disso, ele é fonte de vitaminas do complexo B.
Um copo de suco de maracujá no jantar é ótimo, mas não abuse do açúcar que é um estimulante e pode fazer a bebida ter efeito contrário.
2. Cereja
A cereja, tanto in natura como seca é um dos alimentos que ajudam a dormir melhor.
Ela é fonte de melatonina, o hormônio do sono. Pode ser consumida como sobremesa, snack (no caso das desidratadas) e até mesmo em suco.
Apenas um punhado antes de ir para a cama já pode proporcionar um sono mais tranquilo, além de amenizar o jet-lag (fadiga de viagem).
3. Leite
Tomar um copo de leite quente antes de deitar é um hábito cultivado pelas nossas mães e avós.
E é comprovado cientificamente: o leite é rico em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, hormônio responsável pela sensação de relaxamento.
Portanto, o leite relaxa e induz a uma noite mais agradável de sono. Sem contar que é uma excelente fonte de cálcio, nutriente que ajuda a regular a produção de melatonina e reduz o estresse.
4. Chás
Muitas pessoas gostam de tomar chá antes de ir para cama.
De fato, a bebida quente relaxa e proporciona bem-estar, mas deve-se ter cuidado com a escolha do chá. Alguns, como o mate e o preto possuem cafeína e não são benéficos para o sono.
Dê preferência para chás de ervas relaxantes, como a melissa e camomila.
O chá de camomila, por exemplo, tem um efeito calmante, relaxa, diminui a agitação e induz ao sono.
5. Mel
O mel é um dos alimentos que ajudam a dormir mais fáceis de consumir e pode ser combinado com o leite ou o chá.
Pela alta concentração de açúcares, o mel ajuda a reduzir a produção de orexina, um neurotransmissor ligado à insônia.
Além disso, o mel é um carboidrato simples, de fácil assimilação e que facilita a absorção de triptofano, precursor da melatonina, hormônio do sono.
6. Amêndoas
As amêndoas são uma poderosa fonte de magnésio, nutriente que promove relaxamento muscular e induz mais facilmente ao sono.
Além disso, fornece proteínas suficientes para manter os níveis de açúcar no sangue durante o sono e controlar a adrenalina. É um alimento rico em ômega 3 e antioxidantes .
Um punhado de amêndoas secas e torradas ou uma colher de manteiga de amêndoa consumida pelo menos uma hora antes de ir para a cama pode te ajudar a adormecer mais rápido.
7. Cereais: semente de abóbora, gergelim e aveia
Os cereais, dando destaque à semente de abóbora, gergelim e aveia, são ricos em triptofano, precursor do hormônio do sono, a melatonina.
São alimentos que ajudam a dormir melhor, mantendo o sono contínuo e sem interrupções.
8. Alface
Outra fonte de triptofano, a alface pode ser consumida a noite, na forma de salada, suco e até mesmo chá.
Além disso, possui uma substância chamada lactucina que possui efeitos calmantes e favorecem o sono.
9. Couve
Rica em magnésio, cálcio e vitamina B, a couve proporciona relaxamento muscular e induz ao sono.
Pode ser consumida no jantar ou através de sucos.
10. Peixes
Peixes e frutos do mar também podem ser aliados a uma boa noite de sono por serem ricos em triptofano.
Além da presença deste aminoácido, o salmão, por exemplo, é fonte de ômega 3 e vitamina B12 essencial na conversão de triptofano em serotonina.
Já o atum é rico em vitamina B6, componente importante para o sono, visto que sua ausência tem sido relacionada à insônia.
Consumir alimentos que ajudam a dormir pode melhorar a qualidade do sono, deixando-o contínuo e profundo. Porém uma dieta com esses alimentos não deve ser vista como um tratamento para pessoas que possuem síndromes relacionadas ao sono.
Caso você tenha problemas mais sérios de insônia e outros distúrbios, procurar um profissional é indispensável.
Você conhece algum outro alimento que proporciona uma noite de sono reparadora? Compartilhe!
Veja também: