Estética

Protetor labial e sua importância nos cuidados diários

Lips care

A primeira coisa que você precisa aprender sobre os lábios é que eles são, possivelmente, a parte mais sensível do corpo exposta às intempéries, ao sol e todas as demais agressões naturais. Trata-se de uma camada fina de pele e, por isso, não tenha dúvidas: seus lábios precisam, também, de protetor labial.

É preciso pensar nos lábios exatamente como você pensa em outras partes importantes do seu corpo. Quase certamente você não vai para a praia ou piscina, no forte do verão, sem um bom protetor solar, não é mesmo? Ou sai para a rua sem passar no rosto, também, uma proteção aos raios UV.

O perigo da língua sobre os lábios

O processo é exatamente o mesmo para os lábios. Na verdade, a proteção deve ser ainda mais intensa – lembra da camada fina que falamos no início? Pois essa camada fina é facilmente ressecável e, o que é pior, com a sua ajuda. É normal todos nós passarmos a língua sobre os lábios ao menor sinal de ressecamento – e isso sem sequer percebermos.

Pois você também faz isso todos os dias, inclusive quando está com batom sobre os lábios. Esse processo contínuo vai friccionando os lábios – às vezes até com os dentes – e acaba algumas vezes em feridas. O que é mais comum no inverno, especialmente nas regiões mais frias do País.

Você não precisa abandonar seu batom

O resultado disso tudo não é nada agradável. Por isso, é indispensável manter sempre a hidratação de um bom protetor labial. No verão, se não há os rigores do frio e ventos úmidos, há o sol – e o ressecamento é o mesmo e quem sofre são seus lábios.

Outra coisa importante e que você precisa saber é que não há a necessidade de abandonar seu batom de preferência. A maioria dos batons, aliás, já faz a hidratação da pele labial.

Manteiga de cacau ou de macadâmia

O correto é você colocar o protetor labial antes do batom, pois é ele que faz a hidratação. São produtos que você encontra facilmente em farmácias de sua preferência, como a manteiga de cacau e outros bem conhecidos.



Entre estes, estão hidratantes que devolvem a oleosidade natural de sua pele, como cremes de macadâmia, excelentes em gordura vegetal e capazes de devolver a oleosidade e a hidratação que seus lábios precisam.

Atenção aos batons de longa duração

É bom ler e observar atentamente o que dizem as recomendações e informações na embalagem de cada produto. Alguns são bem ricos em ingredientes, incluindo vitamina E e aloe vera (babosa), que trabalham a cicatrização de feridas provocadas pelo ressecamento. O ideal é que seu protetor labial tenha esses ingredientes.

Outra questão bastante discutida entre especialistas são os batons que prometem longa duração. Por ficarem longo tempo sobre os lábios, eles facilitam o ressecamento labial e, então, o protetor labial torna-se imprescindível e indispensável.

A saliva provoca o ressecamento

Os especialistas não condenam o uso do batom de longa duração. Apenas reforçam a importância do uso do protetor labial antes de colocar o batom. Como trata-se de um hidratante com ingredientes naturais, sua presença é fundamental para a proteção dos lábios e para permitir que o batom de longa duração possa ser usado sem maiores problemas.

Outra questão importante – e da qual já falamos aqui – é a saliva. Sem a pessoa perceber, é comum passar a língua sobre os lábios, especialmente quando estes estão mais ressecados. Trata-se de impulso natural. Ocorre que a saliva possui um pH bem mais ácido que o dos lábios e isso provoca o ressecamento labial.

Manchas são o caminho para o câncer

Por isso a importância do protetor labial todos os dias. A pele sensível dos lábios não vai ressecar e, por consequência, não vamos usar a língua para molhá-los. A hidratação através do protetor labial, além da proteção contra os raios UV (ultra violeta), também costuma trazer benefícios com as vitaminas, entre as quais vitamina E, além de hidratantes como o dexpantenol – vitamina B5.

Essa proteção é essencial para a saúde de sua pele, pois o ressecamento labial pode provocar até mesmo manchas difíceis depois de tirar. Bem pior do que isso: você quase certamente já ouviu falar de doenças terríveis que surgem nos lábios, como o câncer. Pois este se propaga exatamente a partir dessas manchas iniciais.

Protetor labial retarda o envelhecimento

Trata-se de doença mais comum do que você imagina e que ocorre mais em pessoas de pele branca. Começa normalmente nos lábios inferiores e isso devido à sua maior exposição ao sol, que bate de cima, como todos já sabemos.

O protetor labial, por isso mesmo, precisa estar mais bem distribuído nesse lábio inferior, que recebe maior incidência dos raios solares. Se você ainda colocar por cima dele o seu batom de preferência, seus lábios estarão em boa situação de proteção às radiações. Além disso, ganham também a proteção contra as rugas naturais com o avanço da idade e retardam o envelhecimento precoce.

Beber muito líquido também ajuda

Ou seja, o uso de protetor labial é mais um ingrediente a compor o seu estilo de vida, com preocupação total com sua saúde. Isso porque ter lábios sadios também têm a ver com uma boa alimentação e, o que também é importante, com a hidratação de seu corpo e seu organismo.

Beber bastante líquidos durante todo o dia, no inverno e no verão, também vai resultar em lábios mais sadios e bonitos. Aqueles dois litros de água que você deve beber por dia protegem todo o seu corpo e isso inclui, claro, os seus lábios.

Para garantir seus lábios bonitos

Alguns especialistas ainda costumam recomendar uma providência que não é muito bem vista por todos: é a esfoliação labial. Exatamente como você faz a esfoliação facial, por exemplo, pode ser feita a esfoliação dos lábios para a renovação da pele local e a remoção das células mortas.

Tecnicamente é igual à esfoliação de qualquer outra parte do corpo, a não ser por aquela observação feita no início deste artigo: os lábios são constituídos por película muito fina de pele, suscetíveis facilmente ao ressecamento. A esfoliação, portanto, poderia machucá-los com facilidade. Por isso, talvez seja bom esquecer essa história de esfoliação labial e garantir, todos os dias, a presença de um bom protetor labial. Ele sim pode protegê-la sem provocar nenhum dano. E pode garantir que você vai continuar com lábios bem bonitos, como sempre teve.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */