Maternidade

Protetor solar infantil e sua importância

Para as férias de julho ou as do fim e começo do ano, não se esqueça do protetor solar infantil!

Épocas tão esperadas pela criançada, as férias escolares vão muito além dos dias quentes de verão, sol e forte calor.

Afinal, mesmo no mês julho, a proteção contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas precisa acompanhar sua família aonde quer que você vá.

Sem falar que o protetor solar infantil é seu grande aliado para ajudar a proteger das queimaduras graves decorrentes da longa exposição ao sol.

Proteja sua família e seus filhos com as informações deste nosso artigo! E viaje tranquila.

A proteção contínua

Qual o destino? Nem precisam ser férias, pois num simples dia de brincadeira na rua o sol pode estragar a animação.

Imagine então em viagens longas, fazendas, praias e o clássico dia no clube com os amigos… O sol (e mesmo o mormaço) sempre vai estar lá!

Assim, é fundamental que seu filho apenas saia de casa com a segurança de um protetor solar infantil com o FPS adequado. Afinal, o mundo está mesmo muito quente nos últimos anos!

Prova disso é o crescente aumento nos índices de raios UVA e UVB, que penetram, danificam e queimam nossa pele. Por isso vamos falar sobre o que é FPS!

O fator FPS

Para cada tipo de pele, existe um protetor solar infantil ou bloqueador solar, embora os dois precisem possuir um fator FPS (Fator de Proteção Solar) adequado.

Esse fator FPS serve para indicar o quanto a pele do seu filho está protegida. De acordo com especialistas, o FPS precisa ser maior que 15, inclusive para adultos!

Bloqueador e protetor

Apesar de um filtro solar apresentar diferentes fórmulas, eles agem de duas formas distintas.

Temos os filtros bloqueadores, que refletem os raios solares e não deixam a pele os absorver, e os protetores, que absorvem apenas uma parte dos raios solares.

Lembre-se que os bloqueadores solares são mais adequados para quem possui uma pele mais clara e sensível.

Nesses casos, nossa dica é investir em fatores FPS acima de 20.

Se seu filho tem a pele mais comum, o protetor solar infantil que indicamos pode variar de 15 a 20 FPS.

Apesar da proteção, esses produtos garantem até mesmo um bronzeado mais gradual em crianças e adultos.

Em suma, todo protetores não bloqueiam totalmente os raios solares, deixando-os penetrarem um pouco na pele por apresentarem baixo FPS.

Fique atenta a isso e invista em bloqueadores! Por isso, sempre observe essas informações antes de adquirir um protetor solar infantil.

Proteção extra

Além de um protetor solar infantil, você também pode adicionar proteção para seu filho, com a ajuda de bonés, óculos e chapéu!

Eles são de grande utilidade quando vocês estão em locais com muita incidência de raios solares e aquele mormaço extremo de locais com muita água.

Dessa forma, você garante uma proteção completa da pele, cabeça e olhos do seu filho, garantindo um passeio sempre seguro e cheio de lembranças agradáveis!

A falta de proteção

Claro que o simples descuido de não passar um protetor solar infantil enquanto seu filho curte momentos de alegria ao sol vai causar efeitos e danos cumulativos para a vida toda.

Mas vale a pena conscientizar seus filhos sobre essa importante ação diária, fazendo um hábito como tomar banho ou escovar os dentes.

De acordo com nosso levantamento, a Sociedade Brasileira de Dermatologia calcula que cerca de 80% da radiação acumulada ocorre em nossos primeiros vinte anos de vida!

Assim, o uso diário de um protetor solar infantil precisa se fazer presente desde cedo, principalmente nas épocas de primavera e verão.

Ainda vale ressaltar que uso diário de protetor até os dezoito anos chega a diminuir em mais de 70% os riscos de desenvolver doenças como os melanomas e cânceres de pele!

A dica muitos especialistas é começar esses cuidados com o uso do protetor solar infantil já a partir dos 6 meses de idade.

A importância do protetor solar infantil

O uso de um protetor solar infantil é indispensável a qualquer criança, ainda mais nas estações quentes e abafadas como o verão!

Em relação aos pequenos, a aplicação de filtros solares gera dúvidas diversas.

Assim, confira abaixo quais as principais perguntas e informações para você manter seu filho sempre saudável.

Confira como usar melhor o protetor solar infantil e aprenda a melhorar a segurança da saúde do seu filho!

A alergia ao protetor solar infantil

Primeiro passo que você precisa dar! Siga as orientações do seu médico para realizar testes adequados e analisar resultados para ter uma confirmação segura sobre possíveis alergias.

Toda criança pode usar protetor solar infantil

De acordo com estudos, não! Ele é recomendável apenas a partir dos primeiros seis meses de vida. Assim, fica claro que, nos primeiros meses, você deve evitar expor seu bebê direto ao sol!

Vale ainda dar a dica de que você pode investir em roupas compostas de algodão para manter a pele do seu filho respirando e livre de calor intenso.

Qual FPS indicado ao comprar protetor solar infantil

É muito útil ressaltar que, em geral, um protetor com FPS 30 é seguro, embora você possa usar filtros maiores.

Aqui, o que importa é analisar se a pele do seu filho é seca ou oleosa. Dessa forma, procure um dermatologista para você saber qual o melhor filtro para ele.

Qual a quantidade a ser aplicada

Anote isso: passe sempre o suficiente para cobrir uniformemente todo o corpo do seu filho! Apenas não abuse da quantidade em recém-nascidos com seis meses de idade.

Usar protetor antes ou depois de repelentes

Essa é fácil: use sempre antes! Pois produtos como o repelente devem ser passados sempre por último.

Qual o tempo entre as aplicações

Caso seu filho esteja exposto diretamente ao sol, recomendamos fazer uma reaplicação a cada três horas.

Importante: sempre que seu filho entrar na água, ao sair reaplique o protetor solar infantil!

Como garantir segurança máxima do sol

Como já citamos, além do uso de protetor solar infantil, acessórios como bonés e óculos e roupas leves de algodão, você ainda pode fazer mais!

Mantenha seus filhos sempre bem hidratados, servindo muito suco, e produtos hidratantes e refrescantes.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.