Artesanato

Puxa-saco de crochê: como fazer + 13 fotos inspiradoras

Puxa-saco de crochê

O puxa-saco de crochê vem cada dia mais ganhando espaço quando o assunto é decoração. Se antes era visto como antiquado e “utensílio de avó”, hoje o puxa-saco de crochê tem sua praticidade reconhecida. As pessoas estão descobrindo que o puxa-saco de crochê tende a contemplar diversas técnicas, modelos, padrões e cores. Isto é, o item artesanal não apenas dá personalidade ao espaço, como auxilia na hora de mantê-lo organizado.

Essa peça de artesanato é ideal para quem gosta de unir estilo com funcionalidade. Com o puxa-saco de crochê, aquelas sacolas plásticas, que dão um ar desleixado ao lar, ganharão um esconderijo e tanto. Além de armazená-las e mantê-las acessíveis, o puxa-saco de crochê poderá integrar o arranjo decorativo da casa. Seu lar pode ser beneficiado com um item bonito, acessível, barato, artesanal e ainda por cima super útil.

Para que o puxa-saco tenha a cara de seu banheiro, lavanderia ou cozinha, você pode personalizá-los nos modelos, cores e formas de sua preferência. Isso trará sua identidade para a peça, além de harmonizá-la com o aspecto e composição geral do ambiente. Engana-se quem acredita que o puxa-saco de crochê se limita ao tradicional “vovozinha”. Esse utensílio doméstico permite soltar a criatividade e criar uma peça que não se limite às características convencionais, tal como o formato cilíndrico.

Contanto que o item cumpra o propósito de armazenar sacolas em seu interior, ele poderá assumir o formato da sua imaginação. Não se acanhe na hora de arregaçar as mangas e colocar sua criatividade para funcionar. Se você é iniciante no crochê, não tem muita prática ou está aprendendo através de tutoriais no YouTube, não se preocupe. Existem diversas dicas online para orientar os iniciantes, além da possibilidade de usar uma guia como recurso.

Usar uma forma como recurso de guia é bastante simples: você, que está em processo de aprendizado com o crochê, pode utilizar um objeto como guia. Esse objeto deve ter o formato e tamanho que você pretende empregar no seu puxa-saco de crochê. Não é raro recorrerem às garrafas PET na hora de escolher um guia para seu crochê. Devido ao formato da garrafa, ela serve bem a esse propósito. Afinal, seu molde clássico se aproxima da estrutura desejada para um puxa saco convencional. Essa forma se manterá mesmo com o puxa-saco murcho, isto é, quando não houverem sacolas para preenchê-lo.

Uma vez escolhido o molde e formato, é hora de definir as cores que melhor combinam com a decoração do seu lar. No comércio, você pode encontrar uma variedade infinita de linhas coloridas para seu puxa-saco de crochê. Sejam elas finas ou grossas, as paletas são suficientemente sortidas e diversificadas para fazer a limpa na loja de artesanato. Não existem regras, recomenda-se apenas preferir aquelas que fiquem bem na composição geral de seu espaço.

Para inspirar você, confira abaixo 7 dicas para você compor seu puxa-saco de crochê estilizado.

1 – Se sua decoração faz a linha discreta, prefira uma peça que apresente delicadeza

Para não discrepar de uma decoração discreta ou romântica, prefira peças de crochê delicadas. Uma dica preciosa é optar por compor seu puxa-saco utilizando tons pastéis, tais como rosa chá e azul lavanda. Com uma garrafa pet como molde, você cria um efeito funil em seu puxa-saco que remete a um vaso de flores. Para reforçar a impressão, você pode trançar flores de crochê com linhas de cores diferentes das usadas para o vaso, como amarelo e laranja suave.

2 – Não tenha medo de harmonizar cores para alegrar o ambiente

Um puxa-saco ganha diferenciais quando uma cartilha de cores alegre e harmônica é empregada à peça. Existem sites na internet que oferecem paletas prontas, que podem ser utilizadas se você não tem “olho” para a combinação. Eles facilitam o processo e garantem um resultado equilibrado e encantador.

3 – A cozinha não é o único cômodo que pode ganhar esse utensílio decorativo

Embora seja o mais comum, a cozinha não é o único cômodo que pode ganhar um puxa-saco a tiracolo. Contanto que esteja em concordância com a decoração do ambiente, o puxa-saco é um utensílio útil para banheiros, lavanderias e quartos. Isso porque sua praticidade é funcional para a organização de qualquer ambiente. Você pode evitar a monotonia variando as cores, formas e modelos de cada puxa-saco conforme a decoração de cada cômodo.

4 – O puxa-saco pode vir acompanhado de um conjunto de crochê para cozinha

Por que não combinar o puxa-saco com um conjunto de outras peças de crochê para sua cozinha? Caminhos de mesa, panos de prato, tapetes, capas para utensílios de cozinha, todos podem ganham uma estética padrão. Para isso, você pode utilizar os mesmos tons de linha e elementos, como flores, corações ou mesmo frutinhas! O conjunto garantirá uma composição harmônica para os olhos.

5 – O puxa-saco pode ser um item interessante para o quarto do bebê

Um quarto infantil requer um cuidado extra com organização e limpeza. Da mesma forma, o crochê é um material sempre em alta na hora de decorar hm quarto de bebê. Pensando nisso, por que não unir o útil ao agradável e montar algumas peças de crochê para o quartinho? O puxa-saco, por sua vez, pode ganhar um formato lúdico, como minions, monstros e outros personagens animados. Na internet é possível encontrar tutoriais criativos para variar a forma do seu puxa-saco e sair do básico. Aproveite para trançar tapetes quadrados e outros itens de crochê em conjunto com o puxa-saco.

6 – A variedade de formatos também pode imitar a forma de frutas

A forma de frutas vai super bem na cozinha, uma vez que o cômodo remete à alimentação. Bananas, morangos, kiwis, em suma, frutos mais afunilados, que se aproveitem do molde padrão de um puxa saco. O colorido e sua temática agregam um ar divertido e descontraído para sua cozinha.

7 – Além do crochê, você pode misturar lã à peça

Seja seu puxa-saco em formato de fruta ou bichinhos, como lagartas e joaninhas, ele sempre poderá ganhar um detalhe em lã. Entrelaçar as linhas ou combinar os diferentes fios garantem um efeito todo especial e diferenciado.

Fotos de puxa-sacos de crochê

View this post on Instagram

#puxasacodecroche #crochê #tudodecroche

A post shared by Silvana Santos Taveiros (@silvanasantostaveiros) on

View this post on Instagram

Achei lindo !!🥰 #fotodopinterest #puxasacodecroche

A post shared by Silvana Santos Taveiros (@silvanasantostaveiros) on

Compartilhe!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.