O Pycnogenol é atualmente um dos produtos mais procurados para obter diversos efeitos antioxidantes e amenizar as desagradáveis manchas na pele. E tem muito mais para falar sobre ele. Fique de olho no post de hoje até o final, ele está só começando…
Uma das vantagens das pílulas chamadas de nutricosméticos é o fato de tratar o problema de dentro para fora, inclusive quando as manchas são mais escuras.
Mas o Pycnogenol promete ir muito além, ajudando a proteger as células da pele graças a uma substância retirada das folhas do pinheiro-bravo. Ele traz em sua formulação entre 65 e 75% de proantocianidinas, elementos de grande bio-disponibilidade.
Isso significa que eles podem atravessar facilmente a barreira hemato-encefálica, e apresentam ainda forte ligação com o colágeno.
Na verdade, o Pycnogenol é uma combinação de 40 compostos diferentes, todos eles encontrados na casca do pinheiro-bravo ou pinheiro-marítimo, que estariam por trás de vários benefícios para nossa saúde.
O pinheiro-marítimo é uma espécie de origem europeia, mas que é encontrada em todo o litoral Mediterrâneo. Possui potencial farmacológico e também econômico, devido sua madeira bastante apreciada.
Veja alguns dos possíveis benefícios do produto:
- Ajuda prevenir linhas de expressão e rugas
- Aumenta a firmeza dos tecidos
- Auxilia no combate ao envelhecimento do organismo
- Colabora com a maciez e a elasticidade
- Estimula a uniformidade da cútis
- Favorece o clareamento da pele
- Melhora a circulação sanguínea
- Age positivamente sobre o sistema imunológico, contribuindo com a prevenção de doenças
- Otimização da capacidade física em atividades esportivas
Um aviso importante: o Pycnogenol não substitui o protetor solar, embora seja recomendado para bloquear a ação dos raios solares e evitar o surgimento de novas manchas.
Saiba mais sobre o Pycnogenol e suas formas de atuação
Segundo pesquisa do professor Lester Packer, a atividade antioxidante do Pycnogenol é, simplesmente, 20 vezes superior à da vitamina C; e 50 vezes maior que a da vitamina E.
E mais: estudo in vivo indicou elevação de 40% do poder antioxidante na corrente sanguínea depois de três semanas de consumo diário do suplemento com 150 mg de Pycnogenol.
Confira algumas doenças e situações sobre as quais o Pycnogenol pode agir
- Alergias
- Asma
- Diabetes
- Disfunção erétil
- Dores musculares
- Endometriose
- Hipertensão
- Insuficiência venosa
- Menstruação muito dolorosa
- Osteoartrite
- Problemas de circulação
- Redução de 20% do colesterol ruim, LDL; aumento de 15% do colesterol bom, HDL
- Retinopatia diabética
- TPM
Os antioxidantes são compostos químicos encarregados de combater os efeitos dos radicais livres, prevenindo ou reduzindo os danos celulares. Entre os prejuízos, podemos citar: infarto, câncer, mal de Alzheimer e outras doenças.
O Pycnogenol pode agir de inúmeras maneiras, porém, sua característica principal é seu alto poder antioxidativo. Cremes produzidos com a substância são empregados para retardar o envelhecimento da pele e manter sua saúde.
A capacidade antioxidante do Pycnogenol é atribuída aos flavonoides presentes no suplemento. Os flavonoides são compostos encontrados nas plantas e que há bastante tempo têm sido estudados pelos pesquisadores, com resultados interessantes.
Muitos destes elementos combatem inflamações e ajudam a reduzir o risco de doenças, além de contribuírem para o bom funcionamento do aparelho cardiovascular.
Precisando de uma força nos treinos? A melhora no desempenho físico também é uma das buscas por parte de quem consome Pycnogenol, pois ele estimula a síntese de óxido nítrico (NO2).
O óxido nítrico, por sua vez, impulsiona a circulação do sangue e, portanto, potencializa o aporte de oxigênio e nutrientes nos músculos. Com isso, é possível levantar mais peso ou fazer mais séries na academia!
Estudos recentes demonstram que Pycnogenol tem condições de elevar em até 41% a circulação sanguínea para os músculos. Não é o máximo?
Converse com seu médico e veja com aproveitar você também os benefícios de Pycnogenol.
Até breve!