Com a vida atribulada dos dias de hoje é comum que as pessoas procurem por técnicas que promovam relaxamento e equilíbrio entre corpo e mente.
Assim, tem se notado um aumento nos adeptos de técnicas terapêuticas da MTC – Medicina Tradicional Chinesa, como o Shiatsu, a acupuntura e o Qi Gong.
Prática composta de um conjunto de exercícios corporais terapêuticos, o Qi Gong tem como objetivo manter o equilíbrio do organismo e aumentar a vitalidade, desenvolvendo a tranquilidade interior e afastando problemas ocasionados pelo estresse mental e emocional.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia este post e conheça o Qi Gong.
O que é Qi Gong
O Qi Gong é uma técnica milenar que integra as práticas de MTC – Medicina Tradicional Chinesa e é um conjunto de exercícios praticados para a manutenção da saúde, cura e aumento da vitalidade.
O termo Qi Gong é composto de duas palavras em chinês. A primeira, Qi (se pronuncia chi), significa a força ou energia vital que flui através de todas as coisas do universo. A segunda palavra, Gong (se pronuncia gung), significa realização ou habilidade que é cultivada através da prática constante. Assim, Qi Gong significa cultivar a energia vital.
Em outras palavras, o Qi Gong pode ser definido como exercícios de movimento corporal que tem como objetivo cultivar e manter a circulação e fluidez da energia Qi pelo organismo, promovendo a união entre mente, corpo, nossos sentidos e a matéria, proporcionando autoconhecimento e a percepção de nós mesmos como parte importante deste universo.
Origem do Qi Gong
O Qi Gong possui sua origem no Taoísmo, religião/filosofia original da China.
A técnica foi desenvolvida pelo mestre Cai Wen Yu que passou a vida se especializando nas técnicas de concentração, isolamento e relaxamento praticadas por antigos mestres, e criou o seu próprio estilo, que chamou de Qi Gong.
Embora tenha suas origens no Taoísmo, uma das religiões primárias da China, o Qi Gong não é um culto. O principal objetivo da prática é promover o desenvolvimento pessoal, manter a saúde e reduzir a tensão. Assim, ele pode ser praticado por pessoas de todas as convicções espirituais e religiosas.
Entendendo a energia Qi
Para compreender a prática do Qi Gong, é essencial conhecer o conceito da energia Qi.
Para os ocidentais é um pouco complicado entender o conceito de Qi. Aqui, ele pode ser traduzido com energia.
Ele é imaterial, invisível e fluido, mas, embora não possa ser visto, o Qi está presenta, anima e relaciona todas as coisas do Universo.
Nós somos produtores e também transmissores da energia Qi e quando a manipulamos da forma correta – como pelos movimentos do Qi Gong – somos capazes de equilibrar o nosso mundo interior e também o Universo à nossa volta.
Benefícios do Qi Gong
A prática do Qi Gong é capaz de proporcionar diversos benefícios para o corpo e para a mente.
Com esta técnica é possível alcançar o autoconhecimento e o equilíbrio entre o homem e a natureza, o que tem muito valor, pois é a falta desse equilíbrio que causa danos ao nosso estado mental, desacelera nosso desenvolvimento e nossas potencialidades.
Com os ensinamentos da técnica conseguimos encontrar o equilíbrio natural da vida, aprimorar nossas qualidades, melhorar a nossa saúde física e nos livrar de toda forma de pensamento ou atitude que tende a nos prejudicar de forma pessoal, íntima e profunda.
Além disso, a técnica comprovadamente atua promovendo o relaxamento, diminuindo o estresse e também promovendo a sensação de bem-estar.
Por fim, o Qi Gong é uma excelente prática para pessoas que buscam aliar uma atividade física de baixo impacto que traga benefícios para o corpo e a mente.
Se você está interessada em praticar Qi Gong, existem diversas escolas de terapias alternativas e artes marciais no Brasil que ensinam a técnica.
Você já conhecia o Qi Gong e o conceito de energia Qi? Compartilhe!