Maternidade

Como e quando lavar as roupinhas do bebê: 5 coisas que você precisa saber

Depois de descobrir o sexo do seu filho, por volta da 24ª semana de gestação, já é possível montar enxoval do bebê. Neste momento podem surgir muitas dúvidas: O que comprar? Quando lavar as roupinhas do bebê? Quando montar a mala da maternidade?

A montagem de uma lista de compras com todos os itens que você vai precisar será essencial para que você possa comprar o que realmente precisa. A lista também te ajuda a organizar o chá de bebê ou chá de fraldas, para que nada seja esquecido.

Procurar a opinião de outras mães, para saber o que elas usaram e o que não usaram também é de grande valia. Essa pesquisa vai te ajudar a pensar no que é importante para você e sua família, de acordo com o estilo de vida de vocês.

Você evita comprar coisas que ficarão encalhadas só ocupando espaço. Além disso, escapa de ter que comprar algo em cima da hora.

Este também é o momento de planejar a decoração do quarto do bebê. Ou até mesmo decidir que o pequeno vai dividir o quarto com os pais no começo. De acordo com estas decisões, é preciso pensar em comprar guarda-roupa ou cômoda, berço tradicional ou berço acoplado.

E depois de pensar em tudo isso, ainda é preciso lavar as roupinhas do bebê. A seguir, confira 5 dicas de como fazer isso da melhor maneira possível, para que tudo esteja pronto para quando seu bebê nascer!

1. Não deixe a lavagem para a última hora

Essa é uma dica clássica para tudo que você for fazer na vida! Deixar para última hora pode causar muitos transtornos em várias áreas, mas na hora de lavar as roupas do seu bebê que está chegando, ela é imprescindível.

O ideal é que você comece a lavar as roupas e outras peças do enxoval por volta da 30ª semana de gestação, porque você ainda estará bem para fazer tudo o que precisa e não corre o risco de deixar as coisas pela metade.

Quando for lavar as peças, comece com as maiores como:

  • roupas de cama;
  • fraldas de pano;
  • cueiros;
  • toalhas.

Depois vá para as peças menores, que são as roupinhas RN ou P que você já comprou para seu bebê.

Dica especial: Corte as etiquetas das roupinhas, porque elas podem causar alergias no recém-nascido. Você pode cortá-las antes de lavar ou antes de guardar.

2. Use os produtos adequados para evitar alergias

Além das etiquetas, há outras coisas que podem causar alergias ao recém-nascido. Quando for escolher os produtos para usar, escolha os que possuírem o mínimo de fragrância possível, porque o olfato do bebê é muito delicado nos primeiros dias de vida.

Por isso, também procure se livrar dos amaciantes, pelo menos nos primeiros meses.

Para lavar as roupinhas, use sabão neutro ou de coco. Você também pode encontrar facilmente nos supermercados vários tipos de sabão próprio para roupas de bebê.

Conforme o bebê cresce, a partir de cerca de 6 meses de vida, você pode ir adicionando um pouco de sabão em pó junto com o sabão neutro e ir introduzindo amaciante aos poucos para que ele possa se acostumar gradualmente com o cheiro desses produtos.

3. Escolha o ciclo de lavagem mais curto

Nada impede você de lavar as roupinhas à mão. Mas se você quiser economizar tempo, pode lavar a roupa do bebê na máquina mesmo. Se preferir, também use uma secadora.

Algumas máquinas possuem um ciclo específico para roupas delicadas ou roupas de bebê, que são mais curtos e ficam menos tempo batendo a roupa. Porém, se não houver essa opção, escolha os ciclos mais rápidos da máquina, o efeito será o mesmo.

4. Monte um kit de lavagem do bebê

Os especialistas alertam que não é recomendável lavar a roupa do bebê junto com as roupas da família. Pelo menos nos primeiros meses é melhor evitar. Na hora de deixar a roupa de molho, também é melhor usar baldes e outros acessórios exclusivos para o bebê.

Isso evita que o bebê entre em contato com bactérias e micro-organismos que podem estar nos baldes e roupas das pessoas da família, que tiveram contato, muitas vezes, com locais públicos, que têm acesso a muitas doenças.

Pode parecer paranoia, mas é apenas um cuidado simples que evita doenças graves.

5. Peça uma mãozinha

Mesmo com máquina de lavar, ainda é bastante trabalhoso lavar as roupinhas do bebê de uma vez. São peças pequenas e delicadas que vão exigir muito trabalho de você, que já estará no terceiro trimestre da gestação.

Por isso, peça a ajuda de alguém para separar as peças, lavar, estender, recolher, passar, dobrar e guardar.

 

Agora que você já está por dentro de como e quando lavar as roupinhas do bebê, que tal ler mais sobre como identificar o início do trabalho de parto? Olha só:

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */