Maternidade

Quanto tempo demora para engravidar? Tire suas dúvidas

Quer saber quanto tempo demora para engravidar? Essa dúvida é muito comum entre as tentantes. A questão do tempo para engravidar envolve vários detalhes. Em casos de reprodução assistida, o tempo pode variar. Se você estava tomando anticoncepcional, ainda pode ter dúvidas sobre o tempo que leva para ele sair do organismo.

Já as mulheres que estão ansiosas para fazer logo o teste de gravidez, querem saber quanto tempo esperar antes de realizar o exame. Todas esses dúvidas são tiradas a seguir. Confira!

Quanto tempo demora para engravidar naturalmente?

De acordo com a explicação do Dr. Charles Rafael Schwambach, normalmente a mulher pode levar até 1 ano para engravidar naturalmente. O especialista explica que a quantidade de relações sexuais entre o casal deve ser de, em média, três vezes por semana.

Outros fatores podem favorecer a fertilidade do casal, como hábitos saudáveis. Desde a alimentação até exercícios físicos periódicos podem contribuir para que a gravidez ocorra mais rapidamente.

É importante que a tentante vá ao médico e peça a indicação de vitaminas que ajudam a engravidar, como o ácido fólico, por exemplo. Já o homem, deve também procurar um profissional da saúde que indique suplementos, como o zinco, por exemplo.

Veja mais:

Quanto tempo demora para engravidar após a relação?

A fecundação do óvulo pelo espermatozoide pode ocorrer muito rapidamente, de três a quatro horas após a relação sexual.

No entanto, se a relação acontece um pouco antes da liberação do óvulo da mulher, os espermatozoides conseguem sobreviver por mais tempo dentro do útero. Por essa capacidade de resistência do gameta masculino, a fecundação pode acontecer até cinco dias após a relação sexual.

Quantos dias após a relação posso saber se estou grávida?

Normalmente, quinze dias após a relação sexual é possível detectar a gravidez em curso com um exame de farmácia, um teste de gravidez caseiro ou o tradicional exame de sangue. Mas, dependendo das variações de tempo entre a relação sexual e a fecundação, em caso de resultado negativo, o ideal é repetir o teste cerca de cinco dias depois, só para ter certeza.

Esse é um valor médio que possui como base o ritmo de desenvolvimento da gestação nos primeiros dias e o momento em que o corpo lúteo começa a produzir o hormônio HCG, que será detectado pelos testes de gravidez. Se você for fazer o teste de farmácia quinze dias após a relação, peça ao farmacêutico um teste que seja mais sensível ao HCG.

Veja:

Quanto tempo demora para engravidar em casos de gravidez assistida?

Depende do tipo de reprodução assistida. No caso da inseminação in vitro, a fecundação dos gametas acontece no laboratório. Após o sucesso da fecundação assistida, há o procedimento de implantação o embrião já fecundado dentro do útero da mulher. Nesses casos, a mulher “engravida” durante o procedimento e deve apenas esperar que a gestação se desenvolva bem.

Normalmente, a clínica de reprodução assistida orienta a gestante a fazer um exame de sangue para confirmar a gravidez de doze a quinze dias após a implantação do embrião.

No caso de inseminação artificial em que o esperma é introduzido no canal vaginal ou dentro do útero, a demora para a fecundação é a mesma de uma relação sexual convencional: até 5 dias. Então, o ideal é fazer o teste de gravidez duas semanas após a inseminação.

Quanto tempo demora para engravidar depois de parar de tomar anticoncepcional?

O Dr. Julio Voget, especialista em reprodução humana, orienta a tentar engravidar assim que interromper o anticoncepcional. O tempo para engravidar varia muito de uma mulher para outra. Fatores como a saúde, a idade e a quantidade de tempo que essa mulher tomou anticoncepcional podem influenciar na demora.

Quanto tempo demora para o anticoncepcional sair do organismo?

Não existe uma resposta precisa para esta pergunta. Cada organismo reage de uma maneira. Evidentemente, as condições de saúde e fertilidade do casal influencia muito.

Conforme a orientação do Dr. Charles Rafael Schwambach, pode levar de dois a quatro meses para que a mulher que parou de tomar o anticoncepcional consiga engravidar. De qualquer forma, é normal que o casal tente até um ano, ou seja, 12 ciclos, antes de obter sucesso.

 

Compartilhe nas redes sociais!

Até mais e boa sorte!

Sobre o autor

Mariana Mendes