Casa

Quarto com closet é tendência e promete otimizar o espaço

O quarto com closet é um dos novos emblemas de conforto e design em casa. São ótimos aliados de praticidade e ordem. Os closets tornaram-se o local ideal para guardar roupas, acessórios e calçados de forma super organizada, tendo tudo ao seu alcance.

A primeira coisa que você deve saber é que não há uma única maneira de ter um espaço como esse. E também não é necessário ser um cômodo muito amplo. Por isso, existem closets para todos os gostos e bolsos, permitindo que pessoas de diversas classes sociais desfrutem de suas vantagens.

Hoje existem diferentes materiais e acessórios para projetar algo confortável e prático. Nele será possível armazenar tudo relacionado a roupas, sapatos e acessórios.

Neste post vamos lhe dar algumas opções para planejar como fazer um espaço desses nos quartos da sua casa. Assim, você otimizará o espaço e participará de uma tendência que veio para ficar. Tenha certeza que é o melhor em termos de decoração.

Como idealizar e colocar em prática o espaço dentro do seu quarto com closet

Aberto ou fechado? Quando se trata de realizar o projeto de um closet, a primeira coisa que devemos resolver é se queremos algo aberto ou fechado. É uma definição que tem a ver com várias coisas, começando com espaço e orçamento e terminando com a forma como você ordena suas coisas.

É muito comum as pessoas bagunceiras presumirem que resolverão o problema com mais espaço. No entanto, a realidade nega: mais gavetas e prateleiras não resolverão as coisas.

Isso quer dizer que não é uma questão de metros quadrados disponíveis, mas de critérios precisos de ordem.



Se você não é bom para a questão da organização, ou a vida corrida te impede de ter um armário digno de qualquer visita, o ideal é ter portas ou alguma forma de fechamento no recinto. Aqueles que estão abertos exigem que tudo seja impecável, porque a “zona” acaba estragando a decoração.

Tamanho do closet

Outra questão a considerar no quarto com closet é o seu tamanho e os materiais que serão usados. Hoje existem opções muito variadas, desde madeira e ferro até acrílicos.

Também há propostas muito diferentes dependendo do espaço que você tem. Se for pequeno, há projetos e acessórios bem práticos para fazer compartimentos que irão surpreender qualquer um.

Há algumas informações que você precisa ter conhecimento para saber quais medidas mínimas um closet requer. O mínimo que se precisa para pendurar algo é de 60 cm de profundidade e pelo menos 80 cm para circulação. Então você precisará de um mínimo de 1,40 m de largura. A variável dependerá de como você vai distribuir o espaço: em L ou em U.

Se não houver problemas de espaço, você também pode colocar uma ilha e organizar tudo em torno dela. Essas ilhas no quarto com closet servem para:

  • Armazenagem de roupas especiais (roupas íntimas, lenços, acessórios);
  • Apoio quando se está escolhendo roupas e experimentando-as;
  • Local provisório para colocar as peças que ainda não foram classificadas e devidamente dobradas.

Aproveite cada canto

Ao pensar sobre o modelo para closets, é fundamental planejar de forma que aproveitem todos os cantos do cômodo. Coloque módulos em forma de L ou ganchos angulares o máximo possível.

Você também pode usar o ângulo para pendurar roupas de menor frequência de uso e continuar o L com prateleiras para roupas dobradas, gavetas ou sapateiras.

As prateleiras superiores podem passar pelas portas e janelas através de pontes. O conveniente é não ter divisões para aproveitar ao máximo o espaço e guardar sacos, malas e caixas.

Designs de closets

A maneira como se estrutura um quarto com closet pode ser muito variada. A carpintaria feita à medida é a que melhor utiliza cada espaço. Mas, se isso não for possível, há diversas coisas que se pode comprar e montar em casa.

Uma opção básica para armários pequenos que não envolvem grandes estruturas é pendurar uma barra na parede. É uma solução simples e barata.

Isso permitirá colocar debaixo os sapatos, caixas e cestas. A parte superior pode ser usada para colocar prateleiras. Neste caso, cabides acolchoados são uma boa maneira de proteger a roupa e adicionar um detalhe estético.

Uma boa opção, se você tiver espaço, é reservar um canto para maquiagem. Ele pode ser resolvido com uma pequena mesa contra a parede ou até mesmo com uma prateleira abrigada onde todos os acessórios de femininos serão arrumados.

O importante é colocar um bom espelho no topo da placa, mas que também tenha uma iluminação boa. Para consegui-lo, é conveniente montar uma frente com lâmpadas de luz branca acima do espelho e aos seus lados, na altura do rosto. As tiras de LED pode ser uma excelente opção para poupar energia em casa.

A otimização e organização do ambiente

Há boas maneiras de organizar roupas e acessórios em um armário assim. Uma boa ideia é escolher caixas de armazenamento forradas com papel moderno para proteger seus tecidos favoritos. Mantenha suas roupas íntimas em sacos de armazenamento de algodão, pendurados na porta.

Os sapateiros são móveis auxiliares que podem ser colocados em qualquer lugar do vestiário. Estes, por sua vez, permitem que você apoie as coisas, ganhando mais espaço. É possível também usar barras de metal para acomodar os calçados dento de um armário sem portas.

Se tiver espaço coloque uma cadeira, uma poltrona pequena ou um assento ocasional (seja qual for o seu estilo). Este é um item prático que irá fornecer um lugar para se sentar enquanto você coloca seus sapatos, e uma superfície para colocar roupas enquanto você se veste.

Também é bom colocar um tapete aconchegante. Ele irá proporcionar conforto sob os pés. Também protegerá o seu piso de arranhões causados ​​por saltos altos e solas duras. Um tapete irá melhorar o espaço e ajudar a definir a área de descanso do quarto.

Mais dicas práticas

Compactos e práticos, os biombos geralmente são uma ótima solução para quem quer uma área para se vestir, mas não tem muito espaço no seu quarto.

As divisões dobráveis ​​podem ser usadas para criar um local fechado onde alguém pode se trocar. Não ocupa muito espaço e não sobrecarrega visualmente o ambiente.

Mas lembre-se de dispor os biombos em um lugar que não interrompa o fluxo de tráfego.

No caso de closets gerados a partir de uma subdivisão do quarto, é sempre conveniente colocar alguns grandes espelhos de corpo inteiro. Eles serão úteis quando você se vestir, mas também refletirão a luz ao redor do cômodo e criarão a ilusão de espaço.

Viu como o quarto com closet é uma opção bonita, elegante, mas também viável financeiramente? É vantajoso em inúmeras questões e bastante acessível. Na nossa galeria abaixo você encontrará muitas opções lindas. Inspire-se!

Galeria

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */