Maternidade

Queda de cabelo no pós-parto: como prevenir e tratar

Entre tantas mudanças nessa fase da vida, a queda de cabelo no pós-parto é muito comum e atinge quase todas as mulheres que estão ou não realizando a amamentação!

Resultado das muitas reações hormonais marcantes nesta fase, essa perda de fios costuma ocorrer a partir dos primeiros três meses após o bebê nascer.

Você vai tem muitas dúvidas sobre esse problema?

Vem com a gente neste artigo cheio de informações e dicas sobre a queda de cabelo no pós-parto!

E ainda vai conhecer cuidados extras para seus fios ficarem sempre fortes e saudáveis!

Desde uma alimentação saudável, com muitos nutrientes como minerais e vitaminas, você vai ver como é possível diminuir a queda de cabelo no pós-parto.

Bom, vamos conferir o que pode ser feito para você passar pela fase com energia, saúde e manter sua autoestima lá em cima!



As causas

São muitos os motivos que causam a queda de cabelo no pós-parto, ainda mais as de origem patológica.

Com tanta alteração dos seus hormônios, a queda dos fios também representa sinal de graves deficiências alimentares e até de estresse.

Você saiba que o hormônio chamado de estrogênio, vital para toda mulher ter a gravidez sadia, também tem atuação na formação capilar, mantendo os fios brilhantes?

Entretanto, a vitalidade do seu cabelo pode ir embora se os níveis desse hormônio diminuir após você dar à luz, influenciando e alterando radicalmente nos ciclos das madeixas.

Outro fator comum é todo aquele estresse sofrido pela mudança de estilo de vida, normal nos meses seguintes após o bebê nascer!

Como resultado, tentando combater e amenizar toda essa tensão das situações estressantes, saiba que seu corpo pode influir no aumento dos níveis de androgênios.

Com tamanho distúrbio entre os seus hormônios, fica mais fácil ocorrerem as tais mudanças capilares e na estrutura dos fios, levando-os à queda…

Tudo isso e ainda tem mais: como ninguém é de ferro, fatores como a deficiência alimentar e o cansaço do dia-a-dia aumentam a queda de cabelo no pós-parto!

Com tantos fatores internos e externos, ainda temos o parto propriamente dito.

Nesse ato, há sempre uma perda sangue significativa, causando a perda de nutrientes importantes ao organismo e gerando todo o cansaço do processo mais a consequente ausência da vitalidade capilar.

Combatendo a queda de cabelo

Apesar de muitas, as causas são basicamente naturais. Assim, você pode diminuir essa queda de cabelo no pós-parto com passos simples e sem muito esforço.

Coma de forma variada e nutritiva

Mais do que você já precisa fazer, nesta fase especial da vida você terá de ingerir, diariamente, um leque diverso de nutrientes!

Isso por que você deverá manter uma rotina de alimentação equilibrada e saudável, sempre variando o cardápio.

A dica de ouro aqui é evitar o reaproveitamento de sobras, tanto do jantar quanto do almoço, aumentando dia após dia a quantidade de substancias nutritivas em cada refeição!

Para favorecer o crescimento saudável dos fios e mantê-los sempre belos e firmes, dê preferência a alimentos e produtos saudáveis e ricos em nutrientes. Confira algumas dicas!

  • Zinco: castanha-do-Pará;
  • Vitamina A: espinafre e cenoura;
  • Proteínas: carnes, ovos, iogurte e leite;
  • Ferro: beterraba, feijão e salsinha.

Tome sucos e vitaminas

Procure se hidratar tomando, todos os dias, cerca de dois a três copos de suco, batidos com legumes e frutas numa centrífuga.

Isso garante uma bebida com grande quantidade e variedade de vitaminas e sais minerais, não pesa no estômago e ainda pode ajudar na digestão!

Numa dica rápida, bata tudo junto e prove: uma maçã, uma cenoura, duas laranjas e uma colher de castanha moída…

Use apenas produtos para cabelos fragilizados

Ao utilizar produtos como condicionadores e xampus para ajudar na queda de cabelo no pós-parto, procure investir apenas em marcas reconhecidas e de qualidade.

Outra dica é você usar ampolas específicas com vitamina A, que ajuda a manter seus fios sempre hidratados e bonitos!

Lave o cabelo duas vezes por semana

Pode não parecer, mas é bom você evitar o ato de lavar e escovar as madeixas mais que duas vezes na semana!

Além de que, para ajudar a evitar a queda de cabelo no pós-parto, ainda recomendamos o uso de um pente mais larguinho para ir desfazendo os nós enquanto o penteia.

Evite processos estéticos

Você sabe que essa fase de queda de cabelo no pós-parto vai parar de forma natural, certo?

Então, tenha toda a paciência e evite realizar processos estéticos!

Para evitar a todo custo a queda de cabelo no pós-parto, não aconselhamos a você utilizar métodos como secadores e até as chapinhas para alisamento das madeixas.

Isso também vale para técnicas de tingimentos, relaxamento e mesmo os permanentes, pois seus fios estão muito quebradiços e frágeis!

Aqui ainda vale ressaltar que o uso de acessórios como presilhas, apliques e elásticos vai intensificar a queda de cabelo no pós-parto, certo?

Tome remédios específicos

Procure regularmente um médico dermatologista para indicar a você suplementos à base de ferro!

Isso vai ajudar a combater a queda de cabelo no pós-parto e evitar também aquelas falhas incomodas nas suas madeixas.

Isso porque casos de anemia são comuns no período de gestação e até mesmo durante a fase de pós-parto, agravando a queda dos fios.

Invista em suplementos alimentares

Já indicamos a você uma alimentação equilibrada e rica em verduras e frutas, mas o uso de suplementos ajuda a repor as vitaminas mais perdidas, como a C e as do complexo B.

No caso das vitaminas B5, B3, B7 e E, elas ajudam a fortalecer as fibras capilares a partir do estímulo das raízes!

Lave os fios corretamente

Sempre cheque se a composição dos produtos que você usa no banho são adequados ao momento!

No caso dos xampus, opte pelas fórmulas com o pH indicado para usar diariamente, por serem menos agressivos.

Ainda durante a lavagem, após aplicar o produto, massageie suavemente e muito bem todo o couro cabeludo. Assim, você ainda vai ajudar na circulação capilar.

Cuide suas madeixas com delicadeza

Sempre penteie e seque seus fios com muita delicadeza!

Não indicamos que você esfregue com o uso de toalhas, pois esse ato pode enfraquecer e ainda danificar mais a estrutura capilar.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */