Emagrecimento Nutrição

Conheça os benefícios do queijo cottage para a saúde!

bowl of cottage cheese with fresh parsley

O queijo cottage é uma variedade entre os queijos frescos, de cor branca, sabor levemente ácido, textura granulada e baixo teor calórico.

É o mais magro dos queijos, rico em proteínas e cálcio, e pobre em sódio e gordura, pois não precisa ser curado nem salgado.

Isso, somado a muitos outros nutrientes presentes na sua composição, garantem inúmeros benefícios para a saúde, que vão desde a sua contribuição para o emagrecimento e ganho de massa até a prevenção de doenças.

Veja neste post todos os benefícios do queijo cottage e suas propriedades nutricionais. Confira!

É rico em diversos nutrientes

queijo-cottage-dieta-620x330

O queijo cottage é uma importante fonte de proteínas, vitaminas do complexo B e minerais, nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.

Entre as proteínas presentes em sua composição, está a caseína, proteína de lenta absorção muito utilizada para o ganho de massa muscular. Além disso, o queijo cottage fornece um bom aporte proteico para vegetarianos.



É fonte de cálcio, fósforo e outros nutrientes essenciais, o que o faz um alimento recomendado para gestantes e atletas.

É rico em vitaminas do complexo B, substâncias vitais para diversas funções metabólicas do corpo. Entre elas estão:

  • Vitamina B12: importante para o cérebro e para a absorção de cálcio;
  • Riboflavina: atua na conversão de carboidratos em energia;
  • Ácido pantotênico: atua na formação de proteínas, aminoácidos, gorduras e hidratos de carbono no corpo;
  • Tiamina: atua na conversão de açúcares em energia;
  • Niacina: vitamina importante na digestão e redução do colesterol;
  • Folato: estimula a produção de hemácias, mantém o coração saudável e é uma importante vitamina para gestantes pois auxilia o desenvolvimento fetal.

Auxilia no emagrecimento e ganho de massa muscular

Além de ser nutritivo, o queijo cottage provoca a sensação de saciedade, reduzindo o apetite e configurando este alimento como um aliado à perda de peso. Não é um alimento calórico e possui baixo teor de gordura.

E o queijo cottage não só ajuda a perder peso, como auxilia no ganho de massa muscular, sendo o queijo preferido de fisiculturistas. Isso porque tem alto teor proteico, mais especificamente de caseína.

A caseína é uma proteína de lenta absorção, que se ingerida antes de dormir e ao acordar, impede o catabolismo e facilita o ganho de massa magra. Seus altos índices de ácido linoleico conjugado (CLA), também ajudam a reduzir a gordura abdominal.

Além disso, possui riboflavina, que converte carboidratos em energia, conferindo mais força e disposição para o treino.

Fortalece os ossos

O cálcio é o mineral mais presente nos laticínios e com o queijo cottage não é diferente. Este alimento possui 8% da necessidade diária de cálcio.

Este mineral é importante na construção e fortalecimento dos ossos e dentes evitando doenças ósseas como a osteoporose. É essencial tanto na infância quanto na fase adulta.

Protege o coração

593770

O queijo cottage também é fonte de outro mineral, o magnésio, importante na prevenção de ataques cardíacos.

Possui também ácido linoleico que diminui a gordura abdominal, tão prejudicial ao coração.

Possui ação antioxidante

O queijo cottage contém selênio, poderoso antioxidante que ajuda no combate e proteção de danos às nossas células, além de estar associado à prevenção de alguns tipos de câncer, como o de próstata, por exemplo.

O selênio é necessário em pequenas quantidades no organismo, de 50 a 70 mcg em adultos, porém sua deficiência pode trazer graves problemas de saúde.

Reduz o risco de câncer de mama

O cálcio e a vitamina D presentes nos laticínios, como o queijo cottage, reduz o risco de câncer de mama, especialmente em mulheres na menopausa.

Por este motivo, é tão importante manter os níveis adequados deste nutriente, principalmente para mulheres com mais de 40 anos.

O queijo cottage apresenta boa digestividade e seu sabor suave agrada a maior parte das pessoas, de adultos a crianças. Tem um custo reduzido se comparado a outros queijos ou produtos lácteos e pode até ser feito em casa, por ter ingredientes simples e processos fáceis.

sem-titulo-1ggg

Pode ser encontrado facilmente nos supermercados, consumido in natura, em lanches ou em inúmeras receitas.

O que você está esperando para adicionar o queijo cottage no seu cardápio?

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Juliana Mitsuda

/* ]]> */