Provavelmente você já deve ter ouvido falar e até mesmo experimentado o queijo ricota. Mas você sabe quais são seus benefícios para a saúde? Acompanhe o artigo e confira tudo sobre essa delícia de origem italiana!
O queijo ricota, de origem italiana, é produzido através do soro do queijo, apresenta um sabor suave e delicado, de alta digestibilidade podendo ser consumida in natura, no preparo de pratos doces, salgados e patês, como também em preparações aquecidas, pois seu sabor se mantém inalterado. Muito consumido nas dietas de emagrecimento por possuir pouca gordura e sódio, o queijo ricota é uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e sais minerais.
Assuntos
Afinal, ricota é ou não um queijo?
Embora existam controvérsias se a ricota é ou não um queijo pelo fato de seu processo de fabricação não ser definido tal qual como o dos queijos, a ricota é considerada um produto lácteo, ou seja, um laticínio. A ricota é igualmente, como o queijo frescal e o cottage, um produto fresco, com elevado teor de umidade e que dependente de refrigeração adequada.
Como é produzido o queijo ricota?
Os queijos são produzidos a partir do leite e, a ricota, ao contrário, do soro dos queijos. Assim, ela pode ser produzida a partir de diversos queijos como o provolone, mozzarella de búfala, queijo pecorino (produzido através do leite de cabra), entre outros.
O queijo ricota, do italiano ricotta, que significa recozido ou reaquecido, é produzido com o soro da fabricação de queijos enriquecido com uma parte de leite (desnatado, semi desnatado ou integral). A mistura, ao ser reaquecida entre 85 e 90°C, juntamente com a adição de ácido lático, faz com que as proteínas do soro formem flocos e subam à superfície.
Então, os flocos são retirados delicadamente com uma peneira e colocados em formas perfuradas para que seja feita a drenagem do soro. Quando o soro for completamente drenado, a massa resultante é o queijo ricota. Lembrando que uma ricota de qualidade deve ter textura firme, porém não sólida, mas que derreta na boca.
Nutrientes do queijo ricota
Como o queijo ricota é produzido através do soro de queijos, ela possui um alto teor de soro-proteínas, o que auxilia na obtenção de massa magra e fornece mais energia nos treinos. O seu elevado teor de proteínas a torna mais nutricional que os outros queijos.
O soro do leite é a principal fonte de produção das proteínas presentes em suplementos como o whey protein, por ser rico em aminoácidos (BCAAs) que potencializam a hipertrofia muscular e auxiliam na redução da gordura corporal.
Além desse importantíssimo macro nutriente, a ricota é rica em cálcio, aproximadamente 45 mg em cada 50gr, o que fortalece os dentes e os ossos prevenindo a osteoporose.
A ricota também é fonte de outros minerais indispensáveis para o organismo como o zinco, iodo, selênio, fósforo, potássio e vitaminas como A, E e do complexo B. Confira os valores nutricionais em 100gr do queijo ricota.
- Valor energético: 139,7Kcal;
- Carboidratos: 3,8g;
- Proteínas: 12,6g;
- Gorduras saturadas: 4,5g;
- Gorduras monoinsaturadas: 2,4g;
- Gorduras poli-insaturadas: 0,2g;
- Cálcio: 253,2mg;
- Vitamina A: 52,9ug;
- Magnésio: 11,8mg;
- Colesterol: 48,7mg;
- Lipídeos: 8,1g;
- Fósforo: 161,5mg;
- Ferro: 0,1mg;
- Potássio: 112,4mg;
- Zinco: 0,5mg;
- Riboflavina B2: 0,2mg;
- Sódio: 282,6mg.
Queijo ricota light
O queijo ricota também pode ser encontrado na forma light preservando os seus valores nutricionais. Confira seus valores nutricionais em 100 gr da versão light.
- Valor energético: 92,69kcal;
- Carboidratos: 7,0g;
- Proteína: 14,56g;
- Lipídeos: 029g;
- Gorduras saturadas: 0,18g;
- Gorduras monoinsaturadas: 0,08g;
- Gorduras poli-insaturadas: 0,01g;
- Ômega 6: 0,01g;
- Colesterol: 10,4mg;
- Cálcio: 181,1mg;
- Magnésio: 17,66mg;
- Fósforo: 119,48mg;
- Ferro: 0,11mg;
- Sódio: 83,87mg;
- Potássio: 201,45mg;
- Zinco: 0,56mg;
- Cobre: 0,01mg;
- Riboflavina B2: 0,18mg;
- Vitamina A: 1,49mcg;
- Vitamina C: 0,08mg;
- Selênio: 2,51mcg;
- Folato: 3,1mcg.
Queijo ricota e as dietas de emagrecimento
O queijo ricota por ser pobre em gorduras e possuir baixo teor de sódio é frequentemente indicado nas dietas de emagrecimento, bem como os seus “irmãos”, o queijo frescal e o cottage, agrupados na mesma “família” dos queijos frescos, que são produzidos a partir de leite de cabra, vaca e ovelha, pasteurizados (desnatados, semidesnatados) e coagulados com a adição de fermento lácteo (ou coagulantes) ou ambos.
Em comparação com os seus “irmãos”, o queijo ricota é o que possui uma menor quantidade de sódio o que auxilia na prevenção da retenção de líquidos e do inchaço. Além disso, proporciona uma maior saciedade o que é fundamental para as dietas de emagrecimento. O queijo ricota, com seu alto teor proteico, reduz a gordura corporal e auxilia na obtenção de massa magra.
Um processo e dois resultados
Agora que já conhece os benefícios do queijo ricota que tal aprender a prepará-lo em casa? E aqui vai a dica: através de um processo simples você poderá obter dois resultados nutritivos, saudáveis e deliciosos que poderão ser utilizados em várias receitas!
Como já explicamos, o queijo ricota é produzido a partir do soro do leite. Aprenda, primeiramente, como obter o soro do leite.
Soro do leite
Você irá precisar de:
- 1 litro de leite (não pode ser UHT);
- 5 ½ colheres de sopa de vinagre branco ou limão.
Como preparar:
- Em uma panela misture o leite com o vinagre ou suco de limão;
- Deixe descansar em temperatura ambiente até talhar;
- Depois de formado o coalho amasse-o com o auxilio de uma colher e deixe repousando até que se forme mais soro;
- Retire a parte sólida que se formou e coe o soro. Guarde em geladeira.
A parte sólida que se formou é a coalhada um alimento rico em proteínas e pouco calórico que auxilia na perda de peso, fortalece o sistema imunológico, reduz a ansiedade e o estresse, melhora a pele e, ainda, pode ser consumido por quem tem intolerância à lactose.
Queijo ricota
Para preparar o queijo ricota você irá precisar de:
- 2 litros de soro de leite;
- ½ colher de chá de bicarbonato de sódio;
- 100 ml de leite;
- 8 colheres de sopa de vinagre de vinho branco;
- 8 colheres de sopa de água;
- 1 pitada de sal;
- 1 termômetro culinário.
Modo de fazer:
- Leve o soro com o bicarbonato ao fogo até atingir a temperatura de 75°C;
- Junte o leite e deixe até atingir a temperatura de 90°C;
- Coloque o vinagre misturado com a água, mexa bem e deixe repousar por 6 h;
- Passado esse tempo, misture bem e deixe mais 30 min;
- Coloque a mistura em uma forma de queijo e deixe até secar;
- Repita o processo do outro lado.
Simples a preparação de dois alimentos ricos em nutrientes e extremamente saudáveis, concorda? Bom apetite!