Saúde

Queloide no piercing: saiba como evitar e tratar

Os queloides são cicatrizes comuns em locais de aplicação de piercing, como no nariz, principalmente, mas podendo surgir também em qualquer parte do corpo.

Eles podem ser difíceis de se livrar e alguns podem até retornar após o tratamento. Tratar adequadamente, no entanto, é a melhor saída para reduzir o tamanho, a irritação e a sensibilidade, além de suavizar o inchaço do piercing.

Por outro lado, o tratamento de queloides não costuma ser uma tarefa fácil. Por isso, os médicos costumam orientar e seguir procedimentos combinados para obter melhores resultados.

No artigo de hoje, falaremos tudo sobre queloide no piercing, desde como evitar esse “carocinho” que pode acabar com a estética do seu furo até o que fazer para que ele desapareça o mais rápido possível.

Se você está precisando dessas dicas, acompanhe para saber todos os detalhes!

O que é queloide?

O queloide é uma cicatriz em formato de caroço que aparece após um trauma, corte ou cirurgia na pele (como é o caso da aplicação de piercing).

Ele surge devido à produção em excesso de colágeno, uma reação normal da derma durante o processo de cicatrização que serve para curar o tecido afetado.

Normalmente, esses calombos são inofensivos (benignos) e somem ao seguir um tratamento básico com pomadas cicatrizantes e anti-inflamatórios. Apenas em casos mais graves, a remoção é cirúrgica.

Como evitar queloide no piercing?

Entenda os riscos

Os queloides são bastante comuns e ao colocar um novo piercing você deve estar ciente do risco que corre. Enquanto homens e mulheres são igualmente suscetíveis à cicatriz hipertrófica, existem grupos específicos que são mais propensos à ela.

Pessoas com pele mais escura, mulheres grávidas, adolescentes, indivíduos com menos de 30 anos e outros com histórico de cicatrizes queloides podem ser mais suscetíveis à formação desses caroços.

Fale com seu médico

Antes de decidir furar as orelhas, consulte seu médico. A pele de cada pessoa é diferente e cada cicatriz também. Seu médico poderá lhe dizer se os tratamentos funcionam ou se furar a orelha é uma boa ideia para começar.

Use pomadas

O objetivo principal de prevenir queloides em piercings de orelha é ajudar a facilitar a cicatrização mais rápida com menos inflamação, a fim de evitar a formação de cicatrizes.

Quanto mais rápido o piercing cicatrizar, menos provável será a formação de cicatrizes. É importante usar óleos essenciais de qualidade de grau terapêutico não adulterados e pomadas dermatologicamente testadas.

Pare de fumar

Se você fuma, pare. Fumar diminui a circulação sanguínea na pele, o que contribui para cicatrização inadequada de feridas e, possivelmente, perda de tecido.

Troque seu piercing

Queloides podem ser causados por dermatite de contato, uma reação alérgica da pele. Certos metais causam reações alérgicas em muitas pessoas.

As alergias ao níquel são muito frequentes. As ligas de níquel são encontradas em uma ampla gama de metais de baixo custo. Por isso, considere trocar seu piercing por uma joia de melhor qualidade.

Use uma compressa de camomila

A camomila é bem conhecida por seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Compressas quentes de camomila podem ajudar a transmitir esses ingredientes curativos à pele, ao mesmo tempo em que melhoram o fluxo sanguíneo e a cicatrização.

Veja também:

O que fazer quando dá queloide no piercing?

Existem muitos tratamentos para queloides, mas nenhum tratamento funciona para todos. Converse com seu médico sobre qual opção é melhor para você.

Os tratamentos comuns incluem injeções de corticosteroides, que podem reduzir a cicatriz, congelando o local, e folhas de silicone usadas sobre a cicatriz. Às vezes, a terapia a laser pode ajudar.

Alguns desses tratamentos são caros e levam tempo para funcionar. Queloides maiores podem ser removidos com cirurgia, e o tratamento com injeções e folhas de silicone pode ajudar a evitar que voltem.

Contudo, há alguns tratamentos mais simples que podem ser feitos em casa para amenizar a queloide e acelerar o processo de cicatrização. Confira, a seguir!

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é o tratamento mais eficaz para queloides, pois reduz a vermelhidão e o tamanho da cicatriz.

Também funciona bem como esfoliante. Misture partes iguais de vinagre de maçã e água em uma tigela, aplique no queloide e deixe por 30 minutos. Depois disso, lave-o com água.

Suco de limão

O suco de limão fresco é rico em vitamina C, é um bom antioxidante que auxilia na cicatrização de cicatrizes quelóides. Para usar, aguarde 30 minutos para que o suco de limão descanse na região afetada. Após 30 minutos, lave com água morna.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um excelente produto de tratamento para queloides, pois é uma substância abrasiva que esfolia e limpa a pele.

Para fazer uma pasta lisa, combine esse ingrediente com peróxido de hidrogênio e, então, aplique isso na região afetada com uma bola de algodão e deixe por 20 minutos. Depois disso, lave-o com água.

Mel

O mel é usado para curar uma variedade de condições da pele, incluindo queloides. O mel ajuda a acelerar o processo de cicatrização, evitando que as células mortas se acumulem na área.

Massageie as cicatrizes levemente com mel orgânico puro. Deixe agir por 40 minutos antes de enxaguar.

Alho

O alho inibe a superprodução de fibroblastos, que fazem com que as cicatrizes queloides aumentem. Também promove a circulação sanguínea na área e auxilia no processo de cicatrização do queloide.

Esmague 1-2 dentes de alho e aplique-os nas cicatrizes. Deixe-o descansar por 15 minutos antes de lavá-lo em água morna.

Tem quer tirar o piercing se der queloide?

Embora você possa querer, você não deve remover seu piercing até que os sintomas da queloide diminuam. Se você retirar seu piercing enquanto os sintomas estiverem presentes, pode resultar em um abscesso doloroso.

Se você não estiver apresentando sintomas graves, poderá usar alguns dos métodos que listamos aqui para tratar o inchaço da cartilagem em casa.

Quanto tempo demora para sair a queloide?

Enquanto o processo de perfuração da orelha leva poucos dias para cicatrizarem e estarem “prontas”, outros locais que sofrem perfurações para colocar o piercing exigem de seis a oito semanas de tempo de cicatrização.

Cuidar adequadamente dos locais que foram furados e mantê-los limpos acelerará a cicatrização reduzirá a dor e prevenirá a infecção.

É essencial que um profissional treinado faça suas perfurações para os piercings em um ambiente estéril para evitar complicações. Tomar medicamentos anti-inflamatórios de venda livre nos primeiros dias após o piercing pode reduzir o desconforto e o inchaço.

Quando a queloide surge, é comum que elas desapareçam dentro de alguns dias após melhorar seus cuidados e higienização, mas outros casos podem levar muito mais tempo. Queloides podem demorar para curar e levar semanas ou até meses para sumir completamente.

Se os sintomas não melhorarem, você deve tomar providências mais sérias e buscar ajuda de um profissional, seja quem colocou o piercing ou, de preferência, um médico dermatologista.

Ficou com dúvida sobre o queloide no piercing? Comente aqui embaixo e não se esqueça de compartilhar também suas receitas sobre como tratar queloide no piercing para ajudar outras pessoas que lerem esse artigo!

Sobre o autor

Raiane