Beleza Cabelos

Queratina líquida na transição capilar

Para quem não é muito ligada nos termos utilizados no mercado da beleza, ouvir frases como queratina líquida na transição capilar pode dar um nó na cabeça. O que é queratina e o que significa transição capilar?

A queratina

É comum ouvir, como justificativa, de algumas mulheres, para evitar o uso de queratina líquida na transição capilar, que acreditam que se trata de um produto químico como o formol, portanto uma substância muito agressiva aos fios e que se usada equivocadamente ou em excesso, pode causar danos gravíssimos como a perda de cabelo e até levar a pessoa a óbito.

Mas não é nada disso. A queratina é uma proteína fibrosa de origem animal. É produzida por células chamadas queratinócitos, células encontradas em abundância no organismo humano.

A queratina é constituída por aminoácidos.

Ou seja, é uma substância natural que se encontra na epiderme do Homem, o que reduz expressivamente o risco de alergias, reações adversas e outros problemas que possam prejudicar a qualidade de vida das pessoas, o contrário do formol. Então, não alimente receios infundados quanto a queratina líquida na transição capilar, é mais seguro e saudável do que outras fórmulas químicas.

A transição capilar

Com o aprimoramento da tecnologia, novas técnicas e produtos de tratamento capilar chegaram aos salões e mercados oferecendo visual atrativo e moderno. Mas o grande porém desses produtos e tratamentos são os produtos químicos de suas fórmulas que, com o tempo, modificam o cabelo e afeta a saúde dos fios.

A transição capilar é o período do total abandono do uso de produtos químicos no cabelo para que novos fios cresçam em seu aspecto natural. E a reposição completa dos fios naturais sobre os químicos se dá por meio de cortes das fibras afetadas pelas substâncias artificiais, conforme o crescimento da raiz.



Existe uma alternativa mais radical, chamada de Big Chop, que em vez de cortar aos poucos os fios com química, retira todo o alisamento de uma vez quando a raiz natural está com alguns centímetros crescidos.

Quem deseja se submeter a essa opção deve se preparar para exibir um visual bem curtinho, diferente, caso nunca tenha experimentado cortes curtos, que pode provocar forte impacto não só para a pessoa, mas para seus amigos e familiares próximos.

Muitos entendem que além de uma medida para cuidar da saúde, da boa forma dos fios, uma medida salutar, pensando a longo prazo, é também uma forma de aceitação pessoal, de aceitar o aspecto original dos próprios fios, de assumir uma pauta identitária.

E a queratina acaba se tornando um aliado importante nessa fase de transição capilar.  Porque de pouco adiantará abandonar as químicas no cabelo se não cuidar bem dele, um desleixo nesse sentido pode obrigá-la a recorrer aos produtos manipulados para um visual satisfatório a curto prazo. O trabalho de hidratação, nutrição e reconstrução serão os fatores chaves para o bom aspecto dos fios.

Por isso, é importante que estabeleça e siga um cronograma capilar. Que é constituído por três pilares já expostos: hidratação, nutrição e reconstrução.

A queratina líquida na transição capilar é fundamental para a fase de reconstrução.

Mas antes vale uma rápida explicação, caso não esteja familiarizada com o assunto, sobre o que é cronograma capilar.

O cronograma capilar

Para prosseguirmos sobre o uso e importância da queratina líquida na transição capilar falemos primeiro sobre o cronograma capilar.

Trata-se de uma rotina de cuidados para com o cabelo indicado a todos os tipos de fios. É o estabelecimento de uma programação prévia que visa a hidratar, nutrir e reconstruir os fios por meio de produtos naturais específicos para cada finalidade, obedecendo intervalo mínimo entre uma aplicação e outra.

A queratina líquida na transição capilar

Como dito acima, a queratina é um recurso usado na fase de reconstrução do cronograma capilar no período de transição.

E porque essa proteína é importante para esse fim?

Simples, o fio capilar humano é composto por quase 90% de queratina, isso significa que se estará usando para reconstruir o fio danificado uma substância que representa mais da metade da composição da estrutura a ser tratada, não será aplicada uma solução artificial, mas natural que recomporá, resgatará, o aspecto original do fio.

E como fazer a aplicação da queratina líquida na transição capilar? Existe um jeito correto, dosagem ideal, existem riscos em caso de má utilização?

Responderemos essas questões envolvendo queratina líquida na transição capilar a seguir.

Confira!

Modo de aplicação queratina líquida na transição capilar

O estado do cabelo que vai ditar a frequência da queratina líquida na transição capilar. Se estiver muito danificado, a recomendação é que passe a proteína ao menos uma vez por semana. Porém se o cabelo for virgem e saudável, sugere-se aplicação de quinze em quinze dias ou até uma vez por mês.

Não existe uma quantidade de queratina considera certa, pois a substância precisa ser borrifada em cada mecha, sessão, do cabelo depois de molhado, o que dificulta fazer uma medição precisa para se identificar melhor ou pior resultado com determinadas aplicações.

Mas como se trata de uma substância natural, altas dosagens não se refletirão em consequências danosas.

A queratina líquida na transição capilar pode ser aplicada por meio de produtos que utilizem a proteína na suas fórmulas ou inserir a queratina pura no cabelo em seu formato líquido. Não importa o método escolhido, o fato que a queratina garante resultados significativos para a reconstrução.

Para aplicar a queratina líquida na transição capilar, siga esse roteiro:

  • Usando um shampoo de sal, lave a cabeça duas vezes;
  • Com um borrifador, aplique a queratina em cada sessão do cabelo, com exceção da raiz;
  • Após a aplicação, espere dez (10) minutos para que ocorra a ação;
  • Passado o período de espera, é chegada a hora de passar máscara concentrada, enluvando cada mecha. Detalhe: não enxague a queratina;
  • Com a máscara no cabelo, aguarde cinco (5) minutos para enxaguar.

Gostou deste conteúdo sobre queratina líquida na transição capilar?

Então curta, compartilhe, opine.

Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós.

Leia mais de nossa sessão de cabelos.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */