Beleza Cabelos

Queratinização capilar: conheça o tratamento que dá força ao cabelo

Já notou o quanto é difícil manter o cabelo bonito e saudável? Secador, chapinha, coloração, alisamentos químicos, sol, vento, mar, piscina, poluição, chuva, poeira, enfim… São tantos agentes externos que podem prejudicar a saúde da fibra capilar e tornar os fios mais enfraquecidos e sem vida ao longo da rotina, que não comprometer o visual na frente do espelho realmente fica quase impossível.

Isso acontece porque, de uma maneira geral, esses agressores acabam modificando a estrutura capilar, causando a perda da massa, ou seja, de proteínas – mais precisamente, de queratina, principal componente dos fios. É por isso que já existem atualmente no mercado beauté uma série de tratamentos para o cabelo que ajudam a selar (fechar) as cutículas dos fios, evitando a perda de nutrientes, além de reconstruir a fibra capilar, repondo a sua massa e tornando-a mais forte contra os fatores que a acometem no dia a dia.

Neste sentido, além da cauterização capilar, que você já conheceu aqui no blog, o procedimento mais procurado da vez para este fim é a queratinização. Tendo como principal ativo a queratina, o tratamento promove a reestruturação e fortalecimento dos fios, deixando as madeixas mais disciplinadas, reduzindo o frizz e conferindo mais maciez e brilho.

Nunca ouviu falar? Apesar de muitas vaidosas acharem que a queratinização e cauterização são a mesma coisa, por serem à base de queratina, esses procedimentos são bem diferentes, o que você vai entender melhor no decorrer desse artigo. Continue de olho nos próximos parágrafos que eu te conto o porquê e quais são os benefícios da queratinização para o seu cabelo!

O que é a queratinização capilar?

Como o próprio nome já diz, a queratinização nada mais é que um tratamento para o cabelo à base de queratina, principal proteína componente da estrutura dos fios. Por agir diretamente na fibra capilar, repondo os seus nutrientes (em especial, as proteínas), o procedimento é capaz de reestruturar os fios e fortalecê-los.

Para isso, a queratinização capilar pode ser aplicada de duas maneiras diferentes nas nossas madeixas: a primeira tem o objetivo único de repor as proteínas e nutrientes perdidos pela fibra capilar, enquanto a segunda é mistura a outros componentes para promover também o alisamento do cabelo.

Neste último caso, o tratamento só é recomendado para cabelos saudáveis e, de preferência, sem a aplicação recente de tintura ou descoloração, pois pode danificar a fibra capilar e causar a quebra dos fios.

Já com a primeira versão da queratinização acontece o contrário, ou seja, é mais indicada para cabelos danificados, especialmente por processos químicos, colorações, descolorações e até pelo uso frequente de aparelhos de calor, como secador e chapinha.

Nestes tipos capilares, o procedimento irá ajudar a devolver os nutrientes aos fios, tornando-os mais fortes, macios e brilhosos.

Queratinização X Cauterização: qual é a diferença?

Muitas vaidosas costumam confundir esses dois tratamentos, por terem o objetivo de devolver a queratina perdida pelo cabelo ao longo da rotina. No entanto, de acordo com os hairstylists, apesar de parecidas, elas são, na verdade, uma evolução da outra. Oi? Como assim? Calma, que eu te explico por partes!

cauterização é um procedimento à base de queratina que consiste em repor essa proteína perdida pelos fios no dia a dia através da selagem com chapinha. Neste caso, a ideia é incorporar o nutriente à fibra capilar e fechar as escamas dos fios, mantendo-a lá dentro. Há quem diga que, por conta disso, a cauterização tende a deixar as madeixas mais ásperas, justamente por conta do uso de aparelho de alta temperatura.

Já a queratinização é um avanço da cauterização. Ela devolve a queratina ao cabelo, mas sem precisar selar os fios, ou seja, sem precisar usar chapinha. Por isso, ela não deixa o cabelo áspero ou opaco e, ao contrário disso, recupera a fibra capilar, tornando-a mais forte e saudável.

Além disso, na prática, isso quer dizer que este último tratamento pode ser feito também por mulheres de cabelos cacheados e crespas ou que não desejam o alisamento dos fios, diferente da cauterização.

Quem pode fazer queratinização no cabelo?

A queratinização capilar é indicada para quem tem cabelos danificados, com fios ressecados, elásticos, opacos, quebradiços, com frizz e pontas duplas, principalmente pelo uso de procedimentos químicos (tinturas e alisamentos, por exemplo) ou ferramentas de calor, como secador, chapinha e babyliss.

Vale lembrar que a queratinização só deve ser feita em cabelos que realmente estejam precisando de reposição de queratina, o que pode ser identificado com essas características mencionadas, independente do tipo capilar.

Caso contrário, pode causar o efeito “rebote” e, em vez de potencializar a saúde e beleza dos fios, pode torná-los ásperos e opacos, por conta da alta carga de proteínas aplicada nas madeixas durante o procedimento.

Benefícios

Ainda está em dúvida sobre aplicar a queratinização no seu cabelo? Então, confira abaixo os principais benefícios desse tratamento para os seus fios:

  • Deixa o cabelo mais forte;
  • Recupera a elasticidade dos fios;
  • Protege a fibra capilar das agressões externas do dia a dia;
  • Repara as fibras capilares danificadas;
  • Cicatriza os “ferimentos” dos fios causados pelo uso de químicas ou aparelhos de alta temperatura;
  • Devolve os nutrientes ao cabelo;
  • Confere mais maciez e brilho aos fios.

Como fazer queratinização? Veja passo a passo

Depois de conhecer para que serve a queratinização capilar, você deve estar curiosa para saber como fazer o procedimento para recuperar o seu cabelo, estou certa? Pois bem! Você pode fazê-lo tanto em casa quanto em um salão de beleza, com um profissional de beleza.

Seja qual for o seu caso, basta seguir o passo a passo abaixo para conquistar madeixas bonitas e saudáveis:

Passo 1: Para começar, é necessário lavar o seu cabelo duas vezes com um shampoo antirresíduos. O produto ajudará a abrir as cutículas dos fios para que eles possam absorver melhor os nutrientes dos demais produtos que serão aplicados.

Passo 2: Em seguida, retire o excesso de água do cabelo com a ajuda de uma toalha.

Passo 3: Agora, em um borrifador, coloque um pouco de queratina líquida e, depois de separar o cabelo em mechas, aplique-a em cada uma delas.

Passo 4: Espalhe a queratina pelos fios com a ajuda de um pente e espere cerca de 15 minutos até ela agir no cabelo. Enxágue.

Passo 5: Em seguida, divida o cabelo em mechas novamente e aplique uma máscara hidratante. Coloque uma touca térmica ou de plástico e deixe-a agir por, pelo menos, 20 minutos no cabelo.

Passo 6: Enxágue e retire o excesso de água, desta vez, com uma camiseta de algodão limpa (e não com uma toalha).

Passo 7: Aplique um protetor térmico e seque o cabelo com um secador, respeitando uma distância de 20 centímetros dos fios.

Passo 8: Você pode finalizar o processo com uma chapinha ou, se tiver cabelos cacheados ou não quiser alisar os fios, finalizar como de costume.

Cuidados após o procedimento

Depois de terminar a queratinização capilar, agora o próximo passo é cuidar do seu cabelo em casa. O primeiro deles é não lavar o cabelo por, pelo menos, três dias, para deixar a queratina agir adequadamente nos fios e oferecer melhores resultados após o procedimento.

Outra dica é não prender os cabelos, pois as madeixas podem perder a forma e ficarem marcadas. No dia a dia, o ideal é evitar lavar o cabelo com shampoo com sal para não remover a queratina aplicada dos fios. Além disso, fique de olho nas manutenções! A queratinização só deve ser feita a cada 15 dias no cabelo, se estiver muito danificado.

E aí? Gostou de saber mais sobre como queratinização no cabelo? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para que as suas amigas também o vejam e conheçam essa novidade!

Até a próxima…

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */