Maternidade Relacionamento

Quero separar, mas tenho filhos! O que fazer? Saiba lidar com o medo

O fim de um relacionamento é sempre muito difícil. Ainda mais quando se têm filhos. Se você é mãe e não está mais feliz em seu relacionamento, com certeza já pensou “Quero separar, mas tenho filhos. O que faço?”.

A indecisão em relação à separação com filhos pequenos acontece principalmente porque você não quer fazê-los sofrer. Se pensar em terminar um casamento causa uma confusão de sentimentos para o casal, para seus filhos não será diferente.

Mas será que vale a pena sustentar uma relação que não funciona mais apenas para preservá-los dessa experiência? E mais: será que eles não sofrem tanto ao presenciar a relação desgastada de vocês quanto sofreriam numa eventual separação? As crianças são muito sensíveis e percebem muito bem o que acontece ao redor delas. Principalmente na família, que elas estão acostumadas a conviver e lidar. 

Neste artigo, você lerá sobre como decidir pela separação mesmo tendo filhos. Também verá algumas dicas sobre como lidar com cada um desses medos.

Preparada? Então continue a leitura!

Quero separar, mas tenho filhos. E agora?

Por que os filhos são um impedimento para a separação? Existem muitas respostas para esta pergunta, então vamos ver algumas possibilidades e trabalhar estas respostas, certo?

Tenho medo que meus filhos sofram muito com a separação

Se o medo é que os filhos sofram com a separação, é preciso pensar com mais objetividade. Pense sobre como anda o clima na sua casa: o relacionamento de vocês, na situação que está agora, não causa sofrimento aos seus filhos?

Se você está infeliz em seu casamento, essa tristeza não impacta seus filhos de alguma maneira? Será que eles ficariam mais felizes vendo você mais feliz?

Muitas vezes, as crianças já percebem o clima ruim dentro de casa antes dos pais se darem conta. Se o casal briga muito, então, elas ficam sempre atentas e sentem tudo. O clima de desavença e rivalidade pode causar ansiedade nas crianças e ser mais maléfica do que a separação.

Tenho medo que meus filhos se afastem do pai

Se o medo é de que o pai das crianças se afaste dos filhos, você precisa saber que a relação entre pai e filhos é responsabilidade dele. Seu papel é não denegrir a imagem do pai das crianças e permitir que ele desenvolva uma relação saudável com eles.

Hoje em dia a regra jurídica para os casos de separação é a guarda compartilhada. Neste sistema, os pais dividem todas as obrigações em relação às crianças, assim como os gastos diários. Então, se o seu medo é que a relação entre a família se perca, saiba que a separação trará mudanças sim, mas que elas serão responsabilidade de vocês.

Tenho medo que as crianças se afastem de mim

Se você possui medo de que o pai leve as crianças para longe de você, saiba que isto não é permitido por lei. Com a regulamentação da guarda compartilhada, vocês terão que criar os filhos juntos, mesmo que não estejam mais num relacionamento.

Se você tem receio de que o pai ou a família dele faça a cabeça das crianças contra você, saiba também que isso é previsto em lei. Esse tipo de manipulação dos filhos em prol da destruição da imagem tanto do pai quanto da mãe com o objetivo de minar a relação entre eles se chama alienação parental e isso é crime. Caso isso aconteça com você, procure um advogado particular ou a defensoria pública, porque é seu direito manter uma relação saudável com seus pequenos, ok?

Se o seu marido fez qualquer tipo de ameaça a você ou aos seus filhos para impedir a separação, procure ajuda de familiares, para que você tenha onde ficar e faça um boletim de ocorrência na delegacia da mulher mais próxima da sua casa. Nestes casos, também contrate um advogado ou a defensoria pública para garantir seus direitos. Nenhum homem pode ameaçar você e manipular suas decisões usando chantagem.

Saiba mais sobre a guarda compartilhada:

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */