Saúde Terapias

Conheça a história e origem da quick massage

Quick massage: história e origem

A quick massage é uma técnica de massagem rápida que tem conquistado os brasileiros por sua versatilidade.

Aplicada em cadeiras terapêuticas em shoppings, aeroportos e empresas em grandes centros comerciais, a quick massage dura aproximadamente 15 minutos e é capaz de aliviar a tensão, reduzir dores musculares, diminuir o estresse, entre outros benefícios.

Mas você sabe de onde esta técnica surgiu? Leia este post e descubra a origem e história da quick massage!

O que é a quick massage

A quick massage – ou massagem rápida em tradução literal – é uma técnica de massagem expressa capaz de provocar relaxamento e sensação de bem-estar em apenas 15 minutos de aplicação.

É uma técnica muito versátil, pois não precisa de grandes espaços (visto que é aplicada em uma cadeira) e também não tem a necessidade de que o cliente tire suas roupas para o atendimento.

Essa versatilidade faz com ela seja muito praticada em locais de grande circulação como shoppings, aeroportos, feiras e eventos, treinamentos corporativos, eventos de comemoração, eventos de recursos humanos, entre outros, e muito procurada por aqueles que não possuem tempo disponível para receber uma massagem corporal completa.

A conveniência e os benefícios da quick massage também fizeram com que a técnica fosse amplamente adotada no mundo corporativo, por empresas que desejam promover mais qualidade de vida para seus colaboradores.

Aliás, a adoção da quick massage pelas empresas foi muito importante para a disseminação da técnica no ocidente, como veremos a seguir.

A origem da quick massage

A quick massage é uma técnica relativamente nova se comparada a outras técnicas milenares de massagem oriental.

Os primeiros relatos de que temos conhecimento datam da década de 80, mas mesmo sendo considerada uma técnica nova, ela é amplamente conhecida no ocidente – inclusive no Brasil – e traz excelentes resultados em curto prazo.

A quick massage é derivada de duas técnicas milenares de massagem oriental: o Shiatsu e a Anma.

O Shiatsu é uma técnica que segue os princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), ou seja, encara o indivíduo como um todo, atuando além das dores e reclamações do cliente. Utiliza a pressão feita com os polegares em pontos meridianos (canais energéticos do corpo), os mesmos utilizados na Acupuntura.

Já a Anma também segue a MTC, e é aplicada por meio de manobras de amassamento, pressão, deslizamento e percussão são realizadas com os dedos, antebraços e mãos.

A história da quick massage

A história da quick massage teve início quando um terapeuta americano chamado David Palmer uniu as técnicas da Anma e do Shiatsu e desenvolveu uma sequência de atendimentos rápidos e efetivos com a duração de 15 minutos.

No entanto, a técnica só ficou realmente conhecida em 1984, quando Palmer a utilizou para atender os funcionários da Apple Computer, atualmente a gigante multinacional fundada por Steve Jobs, referência em tecnologia e inovação.

Em 1984, a Apple estava com um grande número de funcionários afastados por lesões causadas pela alta pressão e alta carga de trabalho decorrente da produção do Macinstosh, software que revolucionou o mercado da informática. Nesta época, haviam relatos de funcionários que trabalhavam cerca de 90 horas semanais na produção deste programa.

Com o objetivo de melhorar este quadro a Apple estipulou que cerca de 400 colaboradores seriam atendidos em sessões de quick massage uma vez por semana.

A experiência foi um sucesso e trouxe excelentes resultados não só aos colaboradores, que sentiram um alívio nas dores e tensão provenientes do trabalho, mas também para a Apple, que teve uma melhora da produtividade e menor número de afastamentos devido a lesões causadas por esforços repetitivos.

Diante da experiência bem-sucedida, outras empresas passaram a procurar a quick massage, difundindo cada vez mais a técnica.

O nascimento da cadeira de quick massage

Como dissemos anteriormente, a quick massage é aplicada com o cliente sentado em uma cadeira especialmente projetada para a técnica.

Essa cadeira surgiu pela primeira vez em 1986, quando, para dar prosseguimento ao seu projeto, Palmer necessitava de uma cadeira portátil que oferecesse conforto e suportasse o peso de quem estivesse sentado, além de permitir fácil acesso às costas do cliente para a realização da massagem.

A primeira versão, feita sob encomenda, era de madeira e pesava cerca de 12 quilos.

Mas já alguns anos depois, em 1989, um aluno de Palmer, Scott Breyer, idealizou uma cadeira mais leve e com melhor anatomia. Esta nova cadeira foi desenvolvida por John Fanuzzi e chamada de Quicklite. A empresa responsável pela introdução no mercado foi a Golden Ratio Woodworks.

A quick massage hoje

Atualmente, a quick massage está totalmente difundida no ocidente, inclusive no Brasil.

Diversos terapeutas oferecem seus serviços em clínicas, spas, shoppings, aeroportos, entre outros.

Além disso, cada vez mais as empresas já reconhecem os benefícios que a quick massage pode trazer, como promover bem-estar, combater o estresse, melhorar a produtividade, promover um momento de pausa e relaxamento para reequilibrar as tensões devido à rotina, entre outros. Por isso, a técnica é cada vez mais procurada como um benefício oferecido aos colaboradores de diferentes organizações.

Você já fez uma sessão de quick massage? Como foi a experiência? Conta pra gente nos comentários!

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */