Saúde Terapias

Quiropraxia: o que é e para que serve esta técnica?

Quiropraxia

Se você sofre de dores na coluna – assim como 80% da população brasileira segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) – certamente já ouviu falar sobre a quiropraxia.

Tratamento poderoso para dores de coluna, a técnica possui eficácia comprovada e é uma das terapias alternativas recomendadas pela OMS como sendo capaz de prevenir e tratar uma série de doenças.

Se você tem problemas na coluna e dores musculoesqueléticas crônicas, leia este post e descubra como a quiropraxia pode lhe ajudar.

O que é a quiropraxia?

A quiropraxia é uma terapia que tem como função diagnosticar, tratar e prevenir quadros de desordens do sistema neuro músculo esquelético.

O termo deriva de duas raízes gregas: “quiro” que significa mãos e “práxis” que significa praticar, ou seja, em tradução literal, quiropraxia significa “praticar com as mãos”.

Em outras palavras, são técnicas manuais aplicadas na região da coluna com a finalidade de ajustar e/ou manipular as articulações objetivando prevenir lesões e tratar dores em diversas partes do corpo, como a pelve, costas, ombros, pescoço, ciático, quadril, entre outros.

Para que serve a quiropraxia?

A quiropraxia é uma ferramenta para a promoção da saúde e serve para tratar os seguintes casos:

  • Dores no ciático;
  • Dores na pelve;
  • Dores no pescoço;
  • Dores nos ombros;
  • Dores nas costas;
  • Dores no braço;
  • Dores no quadril.

Como funciona um atendimento de quiropraxia?

Quando um cliente procura um quiropraxista, ele deve relatar todos os problemas ou desconfortos que o afligem para que o profissional possa analisar as causas do problema e não apenas tratar os sintomas.

Em um primeiro momento após a fase de investigação, o profissional utiliza diversas técnicas físicas para promover os ajustes necessários nas articulações do cliente.

Em um segundo momento, mas apenas em alguns casos, o profissional indicará uma série de exercícios específicos para melhorar a reabilitação.

Por fim, o quiropraxista passa orientações ao cliente, visando educa-lo para potencializar os benefícios obtidos durante o tratamento.

Vale ressaltar que a quiropraxia é uma técnica que trabalha áreas delicadas do nosso corpo, como a coluna, pescoço, costas e articulações. Por isso, é essencial consultar um profissional qualificado. Ao buscar um quiropraxista, observe se o mesmo é associado à ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia).

Também é importante lembrar que, infelizmente, a profissão de quiropraxista ainda não é regulamentada no Brasil, mas já existem duas faculdades no país que oferecem o curso de Graduação em Quiropraxia e que são reconhecidas pelo MEC.

Você já sabia o que era quiropraxia? Já fez este tratamento? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */