Beleza Cabelos

Raiz esfumada: conheça a técnica que oferece mais naturalidade a cabelos loiros

Você é adepta aos cabelos coloridos, mas odeia o efeito artificial que a coloração deixa nos fios? Pois bem! Existe uma técnica muito famosa entre profissionais coloristas chamada raiz esfumada, que é capaz de oferecer um aspecto mais natural às madeixas na hora de pintá-las, especialmente se forem de tonalidades loiras.

Também conhecida como shadow root hair, a raiz esfumada consiste em entregar uma transição gradual e suave entre a cor base do cabelo e a nova coloração que será aplicada.

Além de conferir um visual mais harmônio e sem causar qualquer efeito radical na frente do espelho, a tendência pode ajudar as mulheres com cabelos tingidos que sofrem com o curto tempo de manutenção da cor, já que ela tem a vantagem de deixar um espaço maior entre um retoque e outro, deixando os fios que vão crescendo com a cor natural quase que imperceptíveis.

Porém, apesar de parecer muito simples e fácil, esse procedimento requer uma série de cuidados com os fios durante a coloração e, também, na rotina para conseguir uma raiz esfumada de sucesso!

Quer saber como apostar nessa técnica? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse artigo e confira como fazer raiz esfumada passo a passo. Vem comigo!

O que é a raiz esfumada?

A raiz esfumada consiste em uma técnica feita durante a coloração do cabelo que tem o objetivo de criar uma transição suave e gradual entre a cor natural dos fios e a nova cor que será aplicada com a tintura. Geralmente, ela começa próximo ao couro cabeludo e vai distribuindo o tom desejado para o comprimento e pontas dos fios, como uma espécie de degradê.

A ideia é que, desta maneira, haja mais espaços entre os retoques da coloração, o que economiza tempo, money e, é claro, ainda ajuda a manter as nossas madeixas saudáveis e bonitas, uma vez que elas não precisarão ser expostas a procedimentos químicos com tanta frequência.

Além disso, a técnica também é ideal para aquelas vaidosas que odeiam o efeito artificial que algumas colorações deixam nos fios. Com o degradê sutil entre a cor natural do cabelo e a nova tintura, é possível deixar o visual muito mais natural, delicado e elegante, sem marcações desagradáveis nos fios.

Por isso, geralmente, a raiz esfumada é considerada a mais indicada para quem quer ter cabelos iluminados, para não deixar os fios claríssimos com aspecto tão artificial. Então, se você quer fazer a raiz esfumada em cabelos loiros, não tenha medo de apostar!  No entanto, ela também pode ser feita em todos os tipos de cabelo, independente da cor que se pretende aplicar nos fios.

A tendência é bastante versátil e pode ser aplicada nos fios em qualquer temporada do ano, sendo este o motivo de ela ter sido tão buscada nos últimos tempos nos salões de beleza do Brasil e do mundo todo.

Quando apostar na técnica?

Não existe nenhuma regra especial para apostar na raiz esfumada! Ela pode ser aplicada nos fios sempre que houver necessidade de espaçar o tempo de retoque da raiz após a coloração.

Em geral, ela é considerada ideal para mulheres com cabelos descoloridos, coloridos com uma cor mais clara ou com um tom mais diferente do original, deixando a transição mais suave da cor da base da raiz para a tonalidade do comprimento e pontas. A raiz esfumada em cabelos loiros também cai super bem, sendo a coloração na qual ela é mais usada.

Como fazer a raiz esfumada? Veja passo a passo

A princípio, aplicar a técnica da raiz esfumada pode parecer algo fácil e simples, como eu falei no início desse post. Afinal, basta não aplicar a tintura na raiz para conseguir o efeito desejado, não é mesmo? N-Ã-O!!!

Para conseguir o efeito esfumado da shadow root hair e garantir o sombreamento natural nas madeixas, é necessário habilidade e, também, a ajuda de uma tinta permanente ou tonalizante em tom mais escuro para reforçar a cor. Isso para criar o degradê entre as cores e evitar aquela famosa “risquinha” que todo mundo odeia quando a raiz natural das madeixas aparece, sabe?

Para isso, segundo os hairtylists do momento, a dica é utilizar uma tintura ou tonalizante com 1 ou 2 tons acima da cor escolhida para aplicar nas pontas. Por exemplo, se você deixou o comprimento na altura de um tom 10 com descolorante, você conseguirá apagar a raiz com 8, e assim por diante. Mas atenção! Se apagar muito, ela vai sumir, e a intenção é criar um degradê esfumado.

Em seguida, após deixar a raiz em um tom mais escuro, o próximo passo é usar um pente fino para tirar a marcação dela para criar, então, o degradê com as cores. Para isso, você deverá usar o pente para puxar a coloração ou tonalizante para mais alguns centímetros (dois, mais ou menos) abaixo do comprimento.

Não entendeu nadinha? Então confira abaixo como fazer a raiz esfumada passo a passo:

  • 1º passo: Faça o teste de toque e da mecha para se certificar de que você não tem alergia à tintura e se o seu cabelo aguenta a química.
  • 2º passo: Em seguida, aplique a tintura escolhida desde a raiz até o comprimento e pontas.
  • 3º passo: Aguarde até a coloração agir, seguindo o tempo estimado na embalagem. Enxágue.
  • 4º passo: Agora, chegou a hora de criar o efeito esfumado na raiz. Para isso, divida o cabelo em quatro partes, separando mechas da testa à nuca, de orelha à orelha.
  • 5º passo: Feito isso, aplique a coloração permanente ou tonalizante de até 2 tons mais escuros com a ajuda de um pincel na raiz.
  • 6º passo: O ideal é começar de baixo para cima, cuidando para que a tintura seja aplicada somente na raiz neste momento.
  • 7º passo: Repita esse processo em todas as seções de cabelo que você separou e, depois, volte para a nuca e puxe a tintura com um pente fino (até dois centímetros abaixo do comprimento).
  • 8º passo: Em seguida, é só deixar a coloração permanente ou tonalizante agindo pelo tempo recomendado na embalagem e enxaguar novamente. Pronto!

Cuidados após o procedimento

Depois de seguir o passo a passo anterior, especialistas no assunto recomendam que você finalize aplicando um tonalizante matizador para corrigir possíveis reflexos desagradáveis. Esse mesmo produto também servirá para deixar as cores aplicadas no cabelo com mais harmonia e, portanto, deixar o visual mais uniforme.

Além disso, por se tratar de uma coloração como qualquer outra, fazer a raiz esfumada também exige os mesmos cuidados específicos para tratar cabelos coloridos. Entre eles, você deve seguir uma rotina religiosa do cronograma capilar, revezando as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução para deixar os fios sempre saudáveis e bonitos.

Para evitar o desbotamento da cor, o ideal é evitar o uso excessivo de ferramentas de calor, como secador, chapinha e babyliss. Se você não puder evitá-los, pode apostar em um protetor térmico para proteger os fios e a cor dos danos da alta temperatura.

Ainda, quando for sair ao sol, pegar uma praia ou piscina, é preciso investir em um bom protetor solar para cabelo e, se possível, complementar a proteção das madeixas com acessórios, como bonés e chapéus.

E aí? Você já fez alguma vez a técnica da raiz esfumada no seu cabelo? Conta pra gente deixando um comentário aqui embaixo!

Até a próxima!

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */