Beleza Cabelos

Realinhamento capilar: saiba para que serve e como fazer o tratamento

Mudam as estações, mudam também as tendências para transformar o visual. E especialmente no que diz respeito aos cabelos, conforme os anos vão passando, é comum surgirem novos tratamentos, técnicas e procedimentos que visam alterar o tamanho, cor e textura dos nossos fios, buscando sempre a auto-estima e confiança da mulher ao se olhar no espelho.

É neste sentido que, desde de meados dos anos 2000, a onda de fios alisados tomou conta – literalmente – da cabeça da mulherada e trouxe à moda nos salões de beleza as famosas escovas progressivas, que consistem em alterar a estrutura capilar para conseguir um efeito liso “escorrido” que muitas de nós adoram.

Dentre elas estão a escova inteligente, marroquina, de morango, de cetim, de chocolate, definitiva, americana, de açúcar, escova indiana e tantas outras que você já deve ter ouvido falar na internet, em uma revista, no salão de beleza ou até recomendação de alguma amiga. No entanto, depois da proibição pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso do formol nesses procedimentos químicos, por conta do alto índice de acidentes e mortes causadas por essa substância, a maioria dos alisamentos capilares caiu em desuso pelo Brasil e mundo afora, dando lugar a outros tratamentos alternativos para conseguir o tão desejado cabelo liso dos sonhos.

Veja também:

É o caso do realinhamento capilar, que você vai conhecer melhor no nosso artigo de hoje. Diferente desses procedimentos, apesar de não ter como principal objetivo o de alisar as nossas madeixas, a técnica ajuda a alinhar e suavizar os fios, principalmente aqueles que foram danificados, reforçando a camada protetora para prevenir futuras novas agressões à fibra capilar, o que resulta naturalmente em cabelos mais lisos e sedosos.

Por isso, ela é indicada para cabelos cacheados ou crespos, que podem ficar mais soltos e maleáveis, com volume fácil de controlar, tudo isso sem utilizar nenhuma gota de formol. Além disso, o cabelo fica ainda mais hidratado, com um efeito macio e brilhoso que a gente ama. Legal, né? Quer saber mais sobre o realinhamento capilar e apostar nessa tendência no seu cabelo? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse post que eu te conto tudo! Vamos lá?

O que é e para que serve o realinhamento capilar?

O realinhamento capilar nada mais é que uma técnica capilar que tem como intuito, como o próprio nome já diz, alinhar os fios e torná-los mais maleáveis e menos volumosos, sendo indicada principalmente para quem tem cabelos cacheados ou crespos.

Diferente dos demais procedimentos alisadores, o realinhamento não usa formol ou qualquer outro elemento químico, como o tioglicolato de amônia ou guanidina, em sua aplicação e, apesar de não ter como foco principal o alisamento do cabelo, pode reduzir em até 70% o volume dos fios, além de deixá-los mais hidratados.

Na prática, ele ajuda a diminuir os cachos ou ondas desses tipos capilares, facilitando os cuidados no dia a dia e a rotina de quem sofre com muito volume, embaraço e frizz. Com apenas dois ou três minutos sob as mãos de um cabeleireiro, é possível sair do salão de beleza com o cabelo mais liso ou, pelo menos, com muito menos volume.

O segredo desse procedimento está em sua fórmula, que é rica em 21 aminoácidos, componentes presentes na própria estrutura do cabelo e que ajudam a criar uma película protetora e selar as cutículas dos fios, deixando-os mais hidratados, macios e brilhosos.

Para quem não sabe, os aminoácidos tiverem o seu poder de alisamento capilar comprovado, sendo capazes de deixar os fios alisados por até três meses. Além disso, esses nutrientes ainda auxiliam na hidratação e nutrição das nossas madeixas, tornando-as mais sedosas, saudáveis e bonitas.

Mas só eles podem alisar o cabelo de verdade? Sim! Para substituir o formol, é utilizada uma nanopartícula de serina, um aminoácido poderoso que faz parte da molécula de queratina, principal proteína dos nossos fios. É por esta razão que a composição do realinhamento é considerada natural e, portanto, pode ajudar a manter os fios saudáveis ao alterar a sua textura, mesmo sem mudar a estrutura capilar.

Benefícios

O realinhamento capilar pode trazer os seguintes benefícios aos nossos cabelos:

  • Combate o volume excessivo;
  • Elimina o frizz;
  • Hidrata o cabelo;
  • Sela (fecha) as cutículas dos fios, formando uma barreira protetora contra agressões;
  • Previne a porosidade capilar;
  • Deixa os fios mais macios e brilhosos;
  • Torna o cabelo mais maleável, evitando o embaraço dos fios;
  • Fortalece os fios;
  • Pode ser feito em qualquer tipo de cabelo.

Como fazer o realinhamento capilar? Veja passo a passo

Depois de conhecer todos os benefícios do realinhamento capilar, com certeza você ficou curiosa para saber como ele é feito e se o procedimento pode ser feito em casa para recuperar os fios danificados e, ainda, deixá-los mais hidratados.

Infelizmente, a resposta é NÃO. Para aplicar essa técnica corretamente e obter os benefícios e resultados desejados no cabelo, o ideal é fazer o realinhamento capilar em um salão de beleza, com um profissional de sua confiança e com experiência.

Para isso, o cabeleireiro seguirá três passos essenciais, como vamos mostrar a seguir:

Passo 1: Lavar os cabelos com um shampoo antirresíduos para remover quaisquer restos de produtos ou sujeira que possam atrapalhar a absorção do produto pelos fios.

Passo 2: Depois de enxaguar e secar o cabelo, o produto será aplicado mecha por mecha, com o auxílio de um pente fino ou uma escova.

Passo 3: Após alguns minutos para que o realinhamento aconteça, o cabelo é enxaguado e escovado em seguida, finalizando com a chapinha para selar os fios.

Como cuidar?

O efeito do realinhamento capilar dura entre três a seis meses. Para prolongar o efeito liso ou suave das ondas e cachos, o ideal é redobrar os cuidados em casa no que diz respeito à hidratação dos fios. Clique aqui para saber como hidratar o cabelo corretamente e deixar os fios mais macios e brilhosos por mais tempo.

Outro truque é apostar em produtos específicos para cabelos quimicamente tratados, como shampoo, condicionador, máscara, leave-in, entre outros, para manter o produto nos fios. E tem outra vantagem! Logo após sair do salão de beleza, a boa notícia é que não será necessário esperar para lavar ou prender os cabelos depois de fazer o tratamento.

Contraindicações

Como o realinhamento capilar é feito à base de aminoácidos, que são compostos naturais presentes na estrutura do cabelo, a técnica é considerada compatível com outras substâncias químicas, o que significa que ela pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, mesmo aqueles que passaram por outros procedimentos, como alisamento, coloração ou descoloração.

No entanto, em todo caso, a dica é fazer sempre um teste de mecha e outro de sensibilidade antes de começar este ou qualquer outro tratamento no cabelo. Converse com o seu cabeleireiro!

Preço

O preço do realinhamento capilar vai variar conforme a região em que você mora, salão de beleza, custo do produto que será usado e mão de obra do cabeleireiro. Por isso, o ideal é você tentar negociar o valor diretamente com o profissional de beleza que você escolher fazer a técnica.

O custo médio desse tratamento em um salão de beleza, contando todos esses fatores mencionados, pode sair por aproximadamente R$ 600. Mas lembre-se que o mais importante é pechinchar bastante antes de fazer, ok? E tome cuidado sempre para o tipo de produto que será aplicado nos seus fios.

Verifique com o seu cabeleireiro se não há qualquer substância química com nomenclatura disfarçada na embalagem. Tudo isso ajudará a prevenir possíveis danos ao seu cabelo e, principalmente, à sua saúde. Fica a dica!

E aí? Gostou de saber mais sobre o realinhamento capilar? Você já fez ou tem vontade de fazer no seu cabelo? Então, deixe um comentário aqui embaixo contando para a gente!

Até a próxima!

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */