Artesanato Decoração

11 maneiras de reaproveitar lâmpadas queimadas

Ao reaproveitar lâmpadas queimadas é possível dar outra finalidade à um objeto que poderia ir parar no lixo podendo prejudicar a natureza. Assim, aquela dúvida chata sobre o que fazer com as lâmpadas depois que elas param de funcionar pode transformar-se em um experimento divertido e prazeroso.

Vamos conhecer algumas maneiras interessantes de se dar uma nova utilização para lâmpadas queimadas e saber um pouco mais sobre os cuidados que devemos que ter antes de fazer o descarte ou enviar estas lâmpadas para empresas que trabalham com reciclagem.

Ideias criativas para reaproveitar lâmpadas queimadas

Abrigo de barcos

Reaproveitar uma lâmpada queimada para abrigar um barco é uma ideia que foi emprestada dos mesmos objetos de decoração feitos a partir de aquários redondos. Nesta versão miniaturizada o destaque e a beleza ficarão a cargo da escolha correta de um barco que ofereça muitos detalhes para a apreciação dos observadores.

Aquários

Versões reduzidas de aquários podem serem criadas a partir de lâmpadas que não se utiliza mais. Para isto você deve escolher bem a espécie que você colocará no seu mini aquário e qual decoração minimalista fará parte do cenário. Converse com um especialista em peixes que poderá te ajudar nesta escolha que trará mais beleza e vida para sua casa.

Decoração

Vários itens de decoração podem ser criados a partir de lâmpadas queimadas. Por exemplo, cobrindo a lâmpada com barbante grosso é possível criar uma peça rústica que pode ser pendurada na porta de casa ou acrescida junto a outro objeto decorativo. Um quadro no qual a lâmpada trabalhada seja colada sobre sua superfície é outra ideia interessante. Ou ainda, usar a lâmpada queimada, depois de decorada, como enfeite de mesa ou de estante.

Enfeites natalinos

São tantas as possibilidades de reaproveitar lâmpadas queimadas como enfeites natalinos que dependendo de sua observação e criatividade poderá pensar em várias outras ideias. As ideias mais comuns são utilizar as lâmpadas, pintadas ou com elementos natalinos dentro delas, como substitutas de algumas bolas da árvore de Natal. Bonequinhos de neve e guirlandas também são outras ideias interessantes que são possíveis de serem criadas a partir destas lâmpadas.



Esculturas

A imaginação permite fugir das ideias tradicionais e construir verdadeiras obras de arte a partir de lâmpadas queimadas. É possível criar esculturas simples ou sofisticadas de elementos reais como balões, aranhas ou luvas de boxe até figuras abstratas ou que lembrem quadros impressionistas. Aqui o que vale é a capacidade do “artista” em deixar a criatividade fluir.

Globo de neve

Um cenário que pode ser tema de decoração o ano todo são os pequenos globos de neve nos quais o cenário recebe uma chuva de bolinhas de isopor toda vez que o objeto é manuseado. Para criar este objeto basta reunir dentro da lâmpada um pequeno bonequinho e um pouco de isopor.

Lamparinas caseiras

O processo de construção é simples e o resultado ficará bonito e elegante. Basta colocar um pouco de gasolina dentro da lâmpada e esticar um pavio de barbante do combustível até a entrada da lâmpada. Após aceso o liquido será lentamente sugado pelo barbante e queimara na ponta trazendo brilho e elegância ao local. Uma variação desta ideia é criar um porta velas charmoso com as lâmpadas.

Móbile

Dependendo da idade da criança, e de seu grau de maturidade, é possível colocar no quarto dela pequenos móbiles feitos de lâmpadas. Para isto, será preciso tecido (ou tinta) para cobrir a lâmpada, cola e tampas de garrafa de refrigerante para fechar a boca da lâmpada.

Tabua de especiarias

Uma ideia muito original para reaproveitar lâmpadas queimadas é reunir algumas delas sobre uma pequena tábua na qual elas serão fixadas. Após a colocação das lâmpadas sobre a tabua cada lâmpada poderá receber uma especiaria diferente como sal, pimenta, orégano e outros temperos e ervas que trarão mais sabor e beleza para sua cozinha.

Terrários

Dar vida dentro de um objeto que não funciona mais é a proposta de se criar pequenos terrários dentro de lâmpadas queimadas. Utilizando uma pinça, um pouco de paciência e uma dose de criatividade é possível construir cenários que reúnam pequenas plantas em volta de minibrinquedos ou pequenos objetos como joias ou lembrancinhas.

Uma outra variação desta ideia é reaproveitar lâmpadas queimadas para abrigar pequenas plantas suculentas que além de bonitas são fáceis de serem cuidadas.

Vasos de plantas

Outra utilização bastante comum, e ainda assim muito bonita, é criar pequenos vasos de plantas utilizando as lâmpadas queimadas. Existe uma variedade enorme de plantas que podem ser transplantadas para dentro destes objetos bastando obedecer aos cuidados necessários para sua manutenção. A maneira mais recorrente de se construir estes vasos é apoiando eles em pequenas placas de madeira ou de plástico. Porém, uma variação interessante desta ideia é criar apoios suspensos para deixar os vasos elegantemente suspensos.

Como limpar a lâmpada queimada antes do reuso

O processo de limpeza e preparo para reaproveitar lâmpadas queimadas é relativamente simples e rápido bastando que se tenha atenção e cuidado para que você não se machuque. A primeira etapa consiste em tirar de dentro da lâmpada o filamento que queimou. Isto pode ser feito utilizando-se um alicate, uma pinça ou uma chave de fendas.

Em seguida, chega o momento da limpeza interna da lâmpada. Utilize um pano macio e bem limpo que deve ser esfregado cuidadosamente dentro do recipiente. Uma dica que muitos especialistas em artesanato dão é de após esta primeira limpeza chacoalhar um pouco de sal dentro da lâmpada. Este movimento fará com que se desprendam possíveis restos de resíduos que tenham resistido ao pano. Por fim, basta passar o pano novamente. É importante observar que devesse tomar o máximo de cuidado para não quebrar a lâmpada ou cair sujeira na boca ou nos olhos. Caso isto aconteça, lave com água abundante e se necessário procure um médico.

Descarte correto de lâmpadas e outros lixos eletrônicos

Caso você não tenha tempo ou interesse em dar uma finalidade artesanal para suas lâmpadas queimadas ainda é possível destina-las para um bom fim encaminhando para alguma empresa que realiza o recolhimento destas lâmpadas.

Estas empresas vão até casas, empresas e condomínios realizar a coleta de resíduos eletrônicos como lâmpadas, computadores e aparelhos eletroeletrônicos. No depósito da empresa coletora é realizada a separação dos componentes que são encaminhados para reciclagem. Cada um destes componentes, como vidro, cobre, plástico, entre outros, são encaminhados para processos de reciclagens especializados que, de acordo com as leis ambientais, darão vida a outros objetos sem prejudicar o meio ambiente.

Não se recomenda colocar lâmpadas queimadas diretamente no lixo pois elas representam riscos de cortes para os trabalhadores de coleta e também podem prejudicar o solo e consequentemente o meio ambiente. Lâmpadas fluorescentes são as que mais oferecem riscos para a natureza devida aos elementos químicos presentes dentro do vidro. Elas devem ser acondicionadas em caixas de papelão ou embrulhadas em jornais e levadas até postos de recolhimento.

Outra maneira de descartar suas lâmpadas queimadas é leva-las até um posto de coleta que estão sendo espalhados por diversos pontos, principalmente em lojas de material para construção.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */