Já pensou em poder fazer aquele crepe que você tanto ama na sanduicheira que você tem aí na sua cozinha? A sanduicheira é um utensílio muitas vezes esquecido no cantinho da nossa cozinha, mas que pode ser muito útil na preparação de receitas rápidas e versáteis. Essa receita de crepe na sanduicheira que você vai aprender a fazer hoje vai te deixar muito surpresa.
Com tantos aparelhos surgindo no mercado hoje em dia que fazem bolos, cupcakes, waffles, cakepops e até mesmo crepes, nós acabamos esquecendo que alguns eletros portáteis que nós temos na nossa cozinha são tão úteis e que podem ser usados na preparação de receitas diferentes.
A receita de crepe na sanduicheira vai desmistificar essa visão limitada que nós temos da nossa sanduicheira. Com ela é possível criar e rechear o seu crepe com diferentes sabores.
Pode ser que você não sinta a massa com aquela crocância de crepe, nesse caso se você gosta de uma massa fazendo barulho na sua boca, então o melhor a se fazer é comprar uma máquina de fazer crepe.
Essa receita de crepe na sanduicheira vai te ajudar muito, principalmente se você gosta de receitas rápidas e versáteis para o seu dia a dia. Mas antes de você escolher o seu recheio é fundamental que você aprenda a fazer a massa que servirá como base.
Essa receita que vamos te ensinar, rende 4 porções. Anote todos os ingredientes e mão na massa.
Qual a história do crepe?
Consumido de diferentes formas, a origem do crepe é bem antiga. Alguns acreditam que o seu surgimento se deu por volta de 9000 anos atrás. Presente facilmente nas mesas de alguns países da Europa, foi mais precisamente na França que a primeira receita foi encontrada de fato.
Hoje em dia os crepes se tornaram muito populares e consumidos no mundo todo. Esse fenômeno se deu graças ao período da Renascença e o desejo que Victor Hugo tinha na época, de ser um Lês Miserables no momento da refeição. Por causa disso, os crepes foram aprimorados e divulgados por toda a Europa, através das Creperies que existiam.
Seja de uma maneira ou de outra, temos que concordar que essa receita é muito antiga e que sobrevive até hoje. Na França o nome crepe se deriva da palavra crispus, que significa crespo. Na Itália recebem o nome de crespelle.
Os crepes antigamente eram assados, ou em pedras quentes ou em chapas de ferro redondas que eram aquecidas sobre o fogo.
Existem alguns especialistas que afirmam que o crepe tem suas raízes em duas receitas antigas pertencentes a dois continentes. O chapati, tradicional pão indiano e as panquecas chinesas, muito populares na China.
Depois de conhecer essas teorias e algumas histórias sobre eles, aposto que você está curioso para você poder fazer a sua receita de crepe na sanduicheira, não é mesmo?
Receita de crepe na sanduicheira: veja como fazer a massa!
Ingredientes
- 1 ovo inteiro;
- 2 colheres de sopa de óleo;
- Meia xícara de leite;
- 1 c. de sopa de açúcar, caso o crepe seja doce;
- 1 c. de café mais rasa de fermento em pó;
- ¾ de xícara de farinha de trigo;
- 1 pitada de sal
Modo de preparar essa massa base
Essa receita é muito fácil e você vai poder fazer diretamente no liquidificador, para isso, bata o óleo, ovo e o leite, até obter uma massa bem homogênea.
Vá adicionando aos poucos a farinha de trigo junto com o sal ou o açúcar se o seu crepe for doce. Nessa etapa é importante que você bata esses ingredientes de maneira bem forte, para que a farinha se dissolva por completo.
Depois de obter essa massa, acrescente o fermento em pó, misturando bem lentamente.
Ligue a sua sanduicheira, mas antes de colocar a massa, unte com manteiga ou óleo. Esse procedimento é necessário para que a massa não grude na sanduicheira.
Espere uns 2 minutos e coloque o recheio que quiser. É importante que não fique muito alto, para não vazar, pois em cima desse recheio, você terá que colocar mais um pouco de massa.
Feche essa sua sanduicheira e espere ficar bem dourado para poder tirar. Retire o seu crepe e consuma ainda bem quentinho.
Essa receita serve como a base do seu crepe, os recheios podem ser bastante variados. Use a sua imaginação.
Crepe com cobertura de coulis de morango
Recheio
Ingredientes do recheio
- Meio quilo de morangos;
- 1 x. de chá de creme de leite fresco;
- 2 c. de sopa de açúcar ou adoçante para culinária;
- ½ colher de baunilha.
Modo de preparar o recheio
Lave e higienize todos os seus morangos, não esqueça de tirar todas as folhinhas. Pique esses morangos em pedaços bem pequenos e reserve. Em uma batedeira, prepare o chantilly. É simples, coloque o creme de leite e o açúcar e vá batendo até dar ponto de chantilly.
É preciso ficar atento, pois quando o creme de leite estiver firme, pare de bater, senão vai virar manteiga. Nesta tigela de chantilly, acrescente os morangos picados e a essência de baunilha, mexa bem até misturar tudo. Guarde na geladeira para ficar gelado até o momento de usá-lo.
Cobertura
Ingredientes da cobertura de coulis
- 400 g de morangos lavados
- caldo de ½ limão
- 4 colheres (sopa) de açúcar
Modo de preparar a cobertura de coulis
Pegue os morangos e lave-os muito bem, não esquecendo de retirar todas as folhas. Em uma panela, coloque os morangos, o suco de limão e o açúcar, cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 8 minutos, até que eles fiquem bem macios.
Se você preferir, pode servir essa calda sem pedaços de morango, para isso, basta bater no liquidificador todos os ingredientes e em seguida colocar em um recipiente.
Montagem
Como montar
Depois que você fez a receita de crepe na sanduicheira, pelo menos uns 15, é hora de rechear. Coloque pelo menos umas 3 colheres de sopa de recheio na metade de baixo do seu crepe. Dobre em quatro, ou seja, dobre ao meio e em seguida, dobre novamente. Você vai repetir toda essa operação em todos os crepes.