Receitas

Receita de crepe na sanduicheira: aprenda a fazer essa delícia

Já pensou em poder fazer aquele crepe que você tanto ama na sanduicheira que você tem aí na sua cozinha? A sanduicheira é um utensílio muitas vezes esquecido no cantinho da nossa cozinha, mas que pode ser muito útil na preparação de receitas rápidas e versáteis. Essa receita de crepe na sanduicheira que você vai aprender a fazer hoje vai te deixar muito surpresa.

Com tantos aparelhos surgindo no mercado hoje em dia que fazem bolos, cupcakes, waffles, cakepops e até mesmo crepes, nós acabamos esquecendo que alguns eletros portáteis que nós temos na nossa cozinha são tão úteis e que podem ser usados na preparação de receitas diferentes.

A receita de crepe na sanduicheira vai desmistificar essa visão limitada que nós temos da nossa sanduicheira. Com ela é possível criar e rechear o seu crepe com diferentes sabores.

Pode ser que você não sinta a massa com aquela crocância de crepe, nesse caso se você gosta de uma massa fazendo barulho na sua boca, então o melhor a se fazer é comprar uma máquina de fazer crepe.

Essa receita de crepe na sanduicheira vai te ajudar muito, principalmente se você gosta de receitas rápidas e versáteis para o seu dia a dia. Mas antes de você escolher o seu recheio é fundamental que você aprenda a fazer a massa que servirá como base.

Essa receita que vamos te ensinar, rende 4 porções. Anote todos os ingredientes e mão na massa.

Qual a história do crepe?

Consumido de diferentes formas, a origem do crepe é bem antiga. Alguns acreditam que o seu surgimento se deu por volta de 9000 anos atrás. Presente facilmente nas mesas de alguns países da Europa, foi mais precisamente na França que a primeira receita foi encontrada de fato.



Hoje em dia os crepes se tornaram muito populares e consumidos no mundo todo. Esse fenômeno se deu graças ao período da Renascença e o desejo que Victor Hugo tinha na época, de ser um Lês Miserables no momento da refeição. Por causa disso, os crepes foram aprimorados e divulgados por toda a Europa, através das Creperies que existiam.

Seja de uma maneira ou de outra, temos que concordar que essa receita é muito antiga e que sobrevive até hoje. Na França o nome crepe se deriva da palavra crispus, que significa crespo. Na Itália recebem o nome de crespelle.

Os crepes antigamente eram assados, ou em pedras quentes ou em chapas de ferro redondas que eram aquecidas sobre o fogo.

Existem alguns especialistas que afirmam que o crepe tem suas raízes em duas receitas antigas pertencentes a dois continentes. O chapati, tradicional pão indiano e as panquecas chinesas, muito populares na China.

Depois de conhecer essas teorias e algumas histórias sobre eles, aposto que você está curioso para você poder fazer a sua receita de crepe na sanduicheira, não é mesmo?

Receita de crepe na sanduicheira: veja como fazer a massa!

Ingredientes

  • 1 ovo inteiro;
  • 2 colheres de sopa de óleo;
  • Meia xícara de leite;
  • 1 c. de sopa de açúcar, caso o crepe seja doce;
  • 1 c. de café mais rasa de fermento em pó;
  • ¾ de xícara de farinha de trigo;
  • 1 pitada de sal

Modo de preparar essa massa base

Essa receita é muito fácil e você vai poder fazer diretamente no liquidificador, para isso, bata o óleo, ovo e o leite, até obter uma massa bem homogênea.

Vá adicionando aos poucos a farinha de trigo junto com o sal ou o açúcar se o seu crepe for doce. Nessa etapa é importante que você bata esses ingredientes de maneira bem forte, para que a farinha se dissolva por completo.

Depois de obter essa massa, acrescente o fermento em pó, misturando bem lentamente.

Ligue a sua sanduicheira, mas antes de colocar a massa, unte com manteiga ou óleo. Esse procedimento é necessário para que a massa não grude na sanduicheira.

Espere uns 2 minutos e coloque o recheio que quiser. É importante que não fique muito alto, para não vazar, pois em cima desse recheio, você terá que colocar mais um pouco de massa.

Feche essa sua sanduicheira e espere ficar bem dourado para poder tirar. Retire o seu crepe e consuma ainda bem quentinho.

Essa receita serve como a base do seu crepe, os recheios podem ser bastante variados. Use a sua imaginação.

Crepe com cobertura de coulis de morango

Recheio

Ingredientes do recheio

  • Meio quilo de morangos;
  • 1 x. de chá de creme de leite fresco;
  • 2 c. de sopa de açúcar ou adoçante para culinária;
  • ½ colher de baunilha.

Modo de preparar o recheio

Lave e higienize todos os seus morangos, não esqueça de tirar todas as folhinhas. Pique esses morangos em pedaços bem pequenos e reserve. Em uma batedeira, prepare o chantilly. É simples, coloque o creme de leite e o açúcar e vá batendo até dar ponto de chantilly.

É preciso ficar atento, pois quando o creme de leite estiver firme, pare de bater, senão vai virar manteiga. Nesta tigela de chantilly, acrescente os morangos picados e a essência de baunilha, mexa bem até misturar tudo. Guarde na geladeira para ficar gelado até o momento de usá-lo.

Cobertura

Ingredientes da cobertura de coulis

  • 400 g de morangos lavados
  • caldo de ½ limão
  • 4 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparar a cobertura de coulis

Pegue os morangos e lave-os muito bem, não esquecendo de retirar todas as folhas. Em uma panela, coloque os morangos, o suco de limão e o açúcar, cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 8 minutos, até que eles fiquem bem macios.

Se você preferir, pode servir essa calda sem pedaços de morango, para isso, basta bater no liquidificador todos os ingredientes e em seguida colocar em um recipiente.

Montagem

Como montar

Depois que você fez a receita de crepe na sanduicheira, pelo menos uns 15, é hora de rechear. Coloque pelo menos umas 3 colheres de sopa de recheio na metade de baixo do seu crepe. Dobre em quatro, ou seja, dobre ao meio e em seguida, dobre novamente. Você vai repetir toda essa operação em todos os crepes.  

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */