Beleza Cabelos

Aprenda 12 receitas caseiras benéficas para o cabelo

Às vezes, o cabelo pede socorro! Tinturas, alisamentos químicos, secador, chapinha, mar, piscina, sol, umidade, vento e outros agentes externos presentes no nosso dia a dia tendem a deixar as suas “marcas” nos fios, tornando-os ressecados, com frizz, pontas duplas, opacos e sem vida, especialmente quando não há o cuidado necessário para hidratá-los e fortalecê-los.

Existem inúmeros produtos capilares disponíveis no mercado de cosméticos que podem ajudar a driblar o efeito de todos esses fatores nas madeixas, capazes de devolver o brilho e maciez dos fios. No entanto, por serem industrializados, o seu uso inadequado ou abusivo também pode afetar a fibra capilar, fazendo com que o cabelo já não responda mais da mesma maneira ao tratamento feito através deles.

Por isso, as receitas caseiras para o cabelo estão fazendo o maior sucesso nos últimos tempos entre as vaidosas que amam cuidar bem dos seus fios. Afinal, se você for parar para pensar, vai perceber que os melhores produtos para cuidar dos seus fios podem estar na despensa da sua casa. É isso mesmo!

Fazer o tratamento em casa é simples e não sai caro, pode acreditar! Em vez de perder dinheiro e tempo nos salões de beleza, você pode usar ingredientes naturais presentes na sua cozinha para potencializar a saúde e beleza dos seus cabelos e, de quebra, ainda economizar no orçamento do mês!

No nosso artigo de hoje, você vai conferir e aprender 12 receitinhas caseiras para o cabelo ideais para hidratar, fortalecer e favorecer o crescimento dos fios. Vem comigo!

Primeiro, descubra de qual tratamento o cabelo precisa…

Por mais que a hidratação seja uma das melhores maneiras de tratar o cabelo, por ajudar de forma eficiente a repor a umidade (água) perdida pelos fios, ela não é a única necessária para manter a saúde e beleza destes. Para saber o tipo de tratamento que as suas madeixas realmente necessitam, é preciso fazer um teste de porosidade capilar.

Como você já aprendeu anteriormente aqui no blog, para verificar como anda a porosidade das suas madeixas, basta pegar um fio (seco e limpo) e colocar em um copo com água. A dica é que seja de vidro ou transparente para facilitar a visualização.

Agora, observe o que acontece com o fio: se ele boiar, ele precisa de hidratação; se afundar, ele precisa de uma reconstrução; e se ficar no meio (nem boiar e nem afundar), será necessário uma nutrição. Essas são as três etapas do cronograma capilar, que não podem faltar na sua rotina de cuidados diários com o cabelo para mantê-lo sempre saudável e bonito.

Independente do tratamento que os seus fios estiverem necessitando, o mais importante é que você tenha em mente é que os processos de hidratação, nutrição ou reconstrução precisam ser repetidos com frequência até que todos os problemas vistos no cabelo sejam reparados. Se não houver esse cuidado, será difícil mantê-lo desta forma.

Sabendo disso, vários ingredientes naturais presentes na nossa cozinha podem ajudar a tratar os cabelos com tudo, em qualquer que seja a etapa do cronograma capilar. A seguir, você vai aprender algumas receitas caseiras para o cabelo que poderão potencializar a “agenda” de tratamento dos fios e oferecer a você um visual mais bonito e radiante na frente do espelho.

Receitas caseiras para o cabelo

Agora sim, você vai aprender quais são os ingredientes naturais presentes na sua despensa que podem ser utilizados para potencializar a saúde e beleza do cabelo sem que você precise gastar muito dinheiro ou perder tempo cuidando dele. Todos eles podem ser utilizados em alguma etapa do cronograma capilar para tratar dos cabelos, conforme a necessidade dos seus fios. Confira!

1 – Máscara de Iogurte

Para prepará-la, coloque em um recipiente uma colher (chá) de vinagre de maçã junto com uma colher (chá) de mel. Misture bem e aplique em todo o cabelo. Deixe a mistura agir por cerca de 15 minutos e enxágue, de preferência, em água morna. Prontinho! Caso prefira, essa máscara também pode ser feita apenas com o iogurte, deixando o ingrediente agir por 30 minutos nos fios.

2 – Máscara de Ovo

Em um recipiente, coloque três ovos (com clara e gema) junto com duas colheres de azeite e uma colher de mel. Em seguida, divida o cabelo em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, massageando-as bem. Pode-se aplicar a máscara também no couro cabeludo, sem problemas. Depois, cubra o cabelo com uma touca plástica e deixe-a agir por cerca de 30 minutos. Enxágue e finalize como de costume.

3 – Máscara de Azeite de Oliva

Em um recipiente, coloque uma quantidade generosa de azeite de oliva (de acordo com o tamanho e volume das suas madeixas) e leve ao microondas para aquecer. Em seguida, divida o cabelo em mechas e aplique o azeite em todas elas, inclusive nas pontas e no couro cabeludo, e massageie por alguns minutos.

Feito isso, cubra o cabelo com uma toalha aquecida e deixe o ingrediente agir por cerca de 30 minutos ou durante uma noite toda (no caso de quem for aplicá-lo antes de dormir), enxaguando no dia seguinte. Depois, basta lavar o cabelo com shampoo e condicionador e finalizar como de costume.

4 – Máscara de Maionese

Essa receita caseira para o cabelo é bem simples! Basta aplicar um copo de maionese nos cabelos úmidos, massageando bem a extensão dos fios e pontas, e também o couro cabeludo. Em seguida, cubra o cabelo com uma touca plástica e espere aproximadamente uma hora até o ingrediente agir. Passado esse tempo, enxágue os fios e lave-os normalmente com shampoo e condicionador. Finalize como de costume.

5 – Máscara de Vinagre

Em um recipiente, separe uma quantidade generosa de vinagre de maçã (de acordo com o tamanho e volume das suas madeixas). Em seguida, divida o cabelo em mechas e, com a ajuda de um algodão, comece a aplicar o ingrediente da raiz às pontas dos fios. Espere cerca de cinco ou dez minutos até o vinagre agir e, depois, enxágue o cabelo. Finalize como de costume.

6 – Máscara de Abacate

Para fazer essa receita caseira para o cabelo, basta descascar um abacate maduro e amassá-lo bem em um prato ou recipiente de sua preferência. Em seguida, adicione duas colheres de azeite e mexa até obter um líquido grosso e homogêneo. Agora, separe o cabelo (limpo e úmido) em mechas e aplique a mistura em cada uma delas. Espere-a agir por 30 minutos, enxágue e finalize como de costume.

7 – Máscara de Leite

Para tratar o cabelo com leite, basta aplicar o ingrediente (sem ferver) em todo o cabelo, com a ajuda de um algodão, enluvando-o bem desde a extensão até as pontas dos fios. Aplique também no couro cabeludo, massageando-o suavemente por alguns minutos. Aguarde até o leite agir por cerca de uma hora e, depois, lave e finalize o cabelo como de costume.

8 – Máscara de Mel

Em um recipiente, coloque três colheres de azeite e meio copo de mel e misture bem. Em seguida, divida o cabelo em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, massageando toda a extensão dos fios e pontas, e também no couro cabeludo. Agora, cubra a cabeça com uma toalha aquecida e espere até a mistura agir por cerca de 30 minutos. Passado esse tempo, lave o cabelo com shampoo e condicionador e finalize como de costume.

9 – Máscara de Babosa

Para fazer essa receita caseira para o cabelo, prepare um suco com a parte do miolo de uma folha de babosa e um copo de água, batendo bem esses dois ingredientes no liquidificador. Em seguida, aplique o suco de babosa nos cabelos limpos (lavados apenas com xampu), com a ajuda de um algodão ou pincel. Aguarde até o suco agir por alguns minutos, enxágue e aplique um condicionador. Finalize como de costume.

10 – Máscara de Gelatina

Para tratar o cabelo com gelatina, basta prepará-la conforme as instruções da embalagem, aquecendo um copo com água e acrescentando um pacote de gelatina sem sabor. Misture bem até formar uma mistura com textura de gel. Em seguida, após lavar o cabelo (apenas com shampoo), divida-o em mechas e aplique a gelatina nos fios e no couro cabeludo, massageando-os bem. Espere a gelatina agir por alguns minutos e enxágue em água morna. Finalize como de costume.

11 – Máscara de Camomila

Essa receitinha caseira para o cabelo é muito fácil! Prepare meio copo de chá de camomila, deixando-o repousar até ficar morno. Em seguida, acrescente 1/4 de copo de azeite e mexa bem. Separe o cabelo em mechas e aplique a mistura em todas elas, deixando-a agir por alguns minutos. Enxágue e finalize como de costume.

12 – Máscara de Cerveja

Com os cabelos limpos e úmidos, borrife a cerveja (de sua preferência) em todo o couro cabeludo e extensão dos fios. Em seguida, deixe-os secar naturalmente ou com a ajuda de um secador. Não se preocupe! As suas madeixas não vão ficar com cheiro de cerveja, pois este some logo que o cabelo fica seco por completo.

Gostou das receitas caseiras para o cabelo? Já experimentou alguma delas no seu? Então, deixe um comentário aqui embaixo contando o que achou…

Até a próxima!

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */