O macarrão é um dos alimentos mais consumidos no Brasil. Até pouco tempo atrás, era visto como um vilão para a saúde humana, mas acho que atualmente não é bem isso que alguns especialistas vêm afirmando. O segredo para deixar esse alimento mais saudável é variar nos molhos e temperos. Aprenda a seguir algumas receitas de macarrão e arrase na cozinha!
O Brasil é um dos países que mais consomem macarrão no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Itália. Encontramos aproximadamente 60 tipos de macarrões diferentes no país. Os mais consumidos são a lasanha, fusilli e talharim.
Algumas pessoas que estão fazendo dieta, passam longe de um prato de macarrão, mas dependendo de como você o prepara, ele pode até se tornar uma opção saudável para a sua saúde.
Para quem não está de dieta, existem receitas de macarrão a carbonara, molho Alfredo e com molho de queijos variados que vão te deixar com água na boca.
Quais são os benefícios do macarrão?
Antes de falarmos dos benefícios que o macarrão traz para a saúde é preciso desmistificar algumas informações que são propagadas há muito tempo de que ele é prejudicial para a saúde.
O macarrão quando consumido de maneira controlada e com outros tipos de ingredientes, não engorda. Pelo contrário, pode ser considerado um alimento de baixo índice glicêmico.
Antes de você aprender as receitas de macarrão que vamos te ensinar e sem dúvidas vai fazer você arrasar na cozinha, é importante que você conheça os benefícios que esse alimento tem para a saúde.
Quem pensa que o macarrão faz mal para a saúde, está muito enganado. Se você o comparar com o arroz, ele é mil vezes menos calórico, por exemplo. Além de ser uma excelente opção para as pessoas que precisam consumir uma dieta mais diferenciada, o macarrão pode ser feito de diferentes maneiras e com diferentes tipos de molhos.
Especialistas em nutrição afirmam que o macarrão é um alimento com baixíssimas concentrações de gordura, sódio e colesterol e que é uma fonte rica de energia para a saúde. Feito na versão integral contém ferro e vitaminas do complexo B.
Atletas e esportistas podem encontrar nesse alimento, a fonte de energia que tanto precisam, principalmente para alimentar o sistema nervoso central. A maneira melhor que consumir esse tipo de alimento é no período da noite, pois assim os músculos terão tempo de absorver essas reservas de energia que serão gastas no dia seguinte.
Macarrão não engorda se consumido em quantidades moderadas, pois é muito pobre em calorias. O que engorda mesmo, são os condimentos que você acrescenta no seu molho. Os molhos mais ricos em gordura são os brancos e que contenham queijo, tente evita-los!
Estudos recentes comprovaram que as mulheres na TPM podem se beneficiar com o consumo de macarrão, pois ele é de fácil digestão e sua versatilidade de preparo permite que a receita seja preparada com ingredientes mais saudáveis.
O índice glicêmico do macarrão é mais baixo que o arroz, por isso de acordo com pesquisas recentes realizadas, quem consome pão, engorda mais do que quem consome macarrão.
Se o macarrão tiver acompanhado de um molho feito com tomate melhor ainda, pois o tomate já foi comprovado como sendo um alimento extremamente eficaz no combate ao câncer, por conter licopeno, componente altamente antioxidante.
3 receitas de macarrão deliciosas
1 – Macarrão do tipo fusilli com molho de legumes e folhas de manjericão
Ingredientes
- 500g de macarrão do tipo fusilli com massa integral;
- 1 dúzia de tomates cereja;
- 6 dentes de alho amassados;
- 2 berinjelas de tamanho médio;
- 1 abobrinha de tamanho médio;
- 1 maço pequeno picado de brócolis;
- 1 maço bem picado de manjericão;
- 3 colheres de chá de azeite extravirgem;
- 1 colher de café de orégano seco;
- Sal e pimenta do reino a gosto.
Modo de fazer
Se você quer fugir das receitas de macarrão tradicionais, essa é uma excelente opção. Coloque a água do macarrão para ferver. Quando levantar fervura acrescente o sal. Higienize as abobrinhas e as berinjelas. Corte-as em fatias bem finas, com uma espessura de apenas 0,5 cm. Pode deixar os brócolis em ramos mesmo, os tomates cortem-nos ao meio.
Coloque as abobrinhas e as berinjelas para grelharem em uma frigideira antiaderente, até que fiquem com aspecto dourado. Os brócolis devem ser cozidos no vapor, lembrando que precisam estar al dente.
Coloque a massa para cozinhar de acordo com o que diz o fabricante. Escorra a massa al dente e junte os legumes que você dourou. Coloque sal e temperos. Salpique o manjericão e consuma ainda quente.
2 – Macarrão tipo Penne grano duro com molho de abacate
Ingredientes
- 1 pacote de 500 gramas de macarrão penne grano duro;
- 4 abacates do tipo avocados ou 2 abacates grandes;
- Coentro;
- Suco de limão, 3 limões tahiti são suficientes;
- 2 colheres de sopa de azeite extravirgem;
- Alho poró picado;
- 1 colher de sopa de cúrcuma ralada ou fresca;
- Sal a gosto.
Modo de fazer
O segredo dessa receita é o pesto que você vai preparar com o abacate avocado ou de outro tipo. Pegue um processador e bata o abacate, suco de limão, coentro, sal e alho até obter uma pasta cremosa.
Coloque a água do macarrão para ferver com a cúrcuma. Em uma frigideira, coloque o alho poró bem picado, o azeite e frite até dourar. Junte a massa já cozida nessa frigideira e adicione aos poucos todo o pesto, até que cubra bem a massa. Tempere com sal se achar que precisa.
3 – Macarrão espaguete com molho de tomate e beterrabas
Ingredientes
- 1 pacote de macarrão do tipo espaguete;
- 3 dentes de alho amassados;
- 2 cebolas grandes picadas;
- 2 beterrabas cortadas;
- 400 gramas de tomate cereja picados;
- Pimenta do tipo dedo de moça picadas;
- Manjericão;
- 1 lata de extrato de tomate;
- 2 colheres de sopa de azeite extravirgem;
- Sal e pimenta a gosto.
Modo de fazer
Coloque a água para o cozimento do seu macarrão no fogo. Assim que levantar fervura coloque uma pitada de sal. Coloque as beterrabas para cozinhar e retire-as assim que estiverem bem macias. Pique a pimenta, o alho e os tomates bem fininhos.
Em uma frigideira refogue a pimenta, o alho e a cebola até que fiquem bem dourados. Pique as beterrabas em cubinhos e adicione-as a esse refogado. Acrescente a lata de extrato de tomate aos poucos, coloque o sal, manjericão e a pimenta. Deixe a panela tampada para cozinhar um pouco. Depois de cozido, coloque no liquidificador e bata até obter um creme homogêneo.
Volte esse preparado para a panela e faça uma marinada com os tomates cereja. Cozinhe o macarrão, coe e jogue ele nessa panela do molho, misture bem e está pronta essa obra de arte. Agora é só degustar essa que é uma das melhores receitas de macarrão.