Beleza Pele

Reduzir oleosidade da pele é fácil com essas 5 dicas incríveis

Ninguém quer ter a pele oleosa, não é mesmo? Reduzir oleosidade da pele é fundamental para que ela se mantenha muito bem hidratada.

Você poderá conferir, a seguir, algumas dicas importantes para que a sua pele não tenha tanta oleosidade e se mantenha saudável e hidratada.

Lavar o rosto toda hora para tentar amenizar o excesso de brilho, passar lencinho umedecido e produtos próprios para a pele oleosa são alguns dos trabalhos que a pessoa que tem esse tipo de pele precisa realizar.

Alguns especialistas afirmam que é preciso seguir alguns procedimentos para que a pele deixe de ser oleosa.

Uma das principais medidas que a pessoa precisa tomar é verificar qual o sabonete que está usando em seu rosto e se ele é adequado para o seu tipo de pele.

Pode parecer exagero, mas você sabia que até o seu corte de cabelo pode contribuir para que a sua pele fique mais oleosa?

Por que a oleosidade da pele aumenta?

A pele se torna oleosa por diferentes motivos e isso não quer dizer necessariamente que ela esteja sendo maltratada.

Existem diferentes tipos de pele.

Uma é mais seca, onde o aspecto mais predominante é o ressecamento.

A outra é chamada de mista, ou seja, a pele é mais seca na região da bochecha e oleosa nas regiões do queixo, nariz e testa.

Existem também as pessoas de pele oleosa, onde a oleosidade predomina em toda a região do rosto.

A causa do aumento das regiões de pele oleosa é o excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Esse aumento de sebo faz com que o surgimento de espinhas e cravos aumente consideravelmente também.

Esse aumento do sebo faz com que a pele fique com aspecto gorduroso e brilhante. Os poros da pele ficam mais dilatados que o normal, principalmente na região central do rosto que engloba bochechas, nariz e queixo.

Para se ter uma ideia, cerca de 90% das mulheres mais jovens no Brasil apresentam espinhas e cravos, o que é normal para a nossa população, principalmente por causa do clima.

Existem doenças que fazem a pele se tornar mais oleosa. É o caso da dermatite seborreica, acne, hiperplasia sebácea e a rosácea.

Fatores genéticos também podem ser a causa do aparecimento dessa oleosidade aumentada da pele.

Excesso de produção de hormônios ligados ao estresse também pode ser um dos fatores que aumentam essa oleosidade.

Experimentar alguns métodos para reduzir oleosidade da pele é fundamental para se ver livre desse incômodo.

Como saber se a sua pele é oleosa?

A maioria das mulheres adora um creme, principalmente se for para passar no rosto. No mercado, inclusive, existem centenas de diferentes marcas e preços. O ideal é você saber qual é o recomendado para o seu tipo de pele.

Conhecer a sua pele é fácil. Quais são as principais características que ela apresenta?

Reduzir oleosidade da pele requer que você a conheça muito bem para que não utilize produtos inadequados.

As peles são divididas de acordo com a quantidade de oleosidade que elas apresentam. Elas podem ser normal, seca, oleosa ou mista.

Pele normal

A pele normal é macia, popularmente chamada de bumbum de bebê, todos os seus poros não são visíveis e o seu aspecto é bem liso.

Pele seca

A pele seca, como o próprio nome já diz, tem aspecto de secura, é meio áspera e, na maioria das vezes, ocorre a descamação. A recomendação para esse tipo de pele é mantê-la muito bem hidratada.

Pele oleosa

A pele oleosa costuma apresentar um brilho intenso e uma oleosidade anormal. É como se tivesse uma camada de gordura em toda a sua extensão.

Os poros nesse tipo de pele costumam ser bem dilatados, apresentando com maior frequência o surgimento de cravos e espinhas.

Pele mista

A pele mista apresenta regiões secas e oleosas. Na pele mista, a oleosidade se apresenta com maior frequência na região conhecida como zona T, que engloba testa, nariz e queixo.

Teste para saber se a sua pele é oleosa

Esse teste é bem simples.

Você vai lavar o seu rosto com sabonete neutro, pode ser líquido ou em barra, e aguardar 15 minutos.

Passados esses minutos, pegue uma folha de papel toalha e passe no rosto. Se ele ficar com manchas como se fosse de gordura, a sua pele é oleosa na região que você passou o papel.

Você pode experimentar alguns cremes adequados para reduzir oleosidade da pele e mantê-la o mais próxima possível de uma pele considerada normal.

5 dicas para reduzir oleosidade da pele

Com essas 5 dicas você vai conseguir reduzir oleosidade da pele sem grandes dificuldades. Veja a seguir como é fácil:

1. Cuidado com a temperatura da água

Lavar o rosto com água muito quente é extremamente prejudicial, podendo inclusive fazer com que a sua pele fique queimada. Quando a água é muito quente, a oleosidade da pele acaba até aumentando.

Isso não quer dizer que você não possa mais tomar banho com água quente. Você pode, mas lave o rosto separadamente.

2. Evite deixar o cabelo na testa

Você, que quer aprender a reduzir oleosidade da pele, precisa prestar atenção ao corte de cabelo escolhido.

Existem cortes de cabelo que deixam a franja na testa. O couro cabeludo possui uma oleosidade natural, assim como os fios de cabelo. Quando essa oleosidade fica em contato com a testa, a probabilidade de aumentar a sua oleosidade é muito grande.

3. Evite utilizar óleos ou cremes oleosos

Se a sua pele já é oleosa, utilizar cremes que a deixam mais oleosa não é o melhor caminho, não é mesmo?

Não utilize produtos que tenham fórmula oleosa. Busque utilizar os que sejam oil free, ou seja, livres de óleo.

4. Cuidado com o ar condicionado

Nos dias mais quentes, é muito comum em qualquer lugar utilizar o ar condicionado para manter-se resfriado. O problema é que o ar condicionado pode fazer com que ocorra o ressecamento da pele, ocasionando a sua desidratação.

Essa pele desidratada faz com que o organismo produza uma quantidade maior de óleo, que é uma reação completamente natural. Produzindo mais óleo, ela fica maios oleosa, o contrário daquilo que você busca para a sua pele.

5. Proteja a pele antes de dormir

Segundo diversos dermatologistas, é na hora de dormir que você deve tomar alguns cuidados importantes com a sua pele.

Retire toda a maquiagem e faça uma limpeza profunda com produtos adstringentes e espumas faciais. Em seguida, aplique um gel que contribua para a redução da oleosidade da pele.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */