Emagrecimento

Reduzir retenção líquida: 9 dicas simples e infalíveis

Reduzir retenção líquida nem sempre é uma missão fácil, mas é um problema recorrente, especialmente nas mulheres.Além de causar a sensação de inchaço e peso no corpo, a retenção de líquidos pode funcionar como sintoma para outros problemas de saúde.Sendo assim, é preciso tomar cuidado e fazer o que é preciso para prevenir o problema e também reduzir a retenção líquida quando não tem como fugir.Neste post, você aprenderá truques infalíveis para se libertar da retenção de líquida e viver uma vida mais leve!

O que é a retenção líquida?

Quando o corpo retém água além do que precisa, é o que chamamos de retenção líquida. Ela pode ser causada pela alimentação, mudanças hormonais, problemas de circulação, doenças renais e até mesmo o uso de anti-inflamatórios.As mulheres, por exemplo, costumam sofrer com a retenção de líquidos durante a gravidez e período menstrual.Além disso, o uso de roupas muito apertadas e até mesmo a temperatura ambiente podem causar a retenção líquida.Geralmente, a retenção de líquido não representa um grande problema à saúde, mas pode ser muito incômodo, principalmente por causar inchaço em algumas áreas do corpo.

Dicas para prevenir a retenção líquida

Você provavelmente já sofreu com a retenção líquida, e sempre parece que não há como evitá-la, mas a verdade é que você pode sim!Com algumas mudanças saudáveis na sua rotina, é possível prevenir a retenção líquida e torná-la menos frequente, principalmente no período menstrual.Confira algumas dicas simples para garantir o funcionamento saudável do seu corpo e reduzir a retenção líquida de uma vez por todas!

Dieta rica em magnésio, potássio e vitamina B6

A adição de alimentos ricos em determinadas vitaminas e minerais pode ajudar a potencializar o funcionamento do seu corpo e evitar a retenção líquida.O magnésio, por exemplo, é um mineral essencial para normalizar as atividades das enzimas e do metabolismo. Você pode encontrar o magnésio em alimentos como o espinafre, a banana e até mesmo o chocolate amargo!Por outro lado, o potássio ajuda a regular a pressão arterial e eliminar os efeitos negativos do sódio. O alimento mais conhecido por ser rico em potássio é a banana, mas você também pode encontrá-lo em folhas de beterraba e iogurtes naturais.Já a vitamina B6 também possui um papel essencial nas atividades da enzima e do organismo, ajudando a eliminar o líquido extra.Além disso, a B6 também ajuda a aliviar os sintomas gerais da TPM. Ela pode ser encontrada em alimentos como aveia, banana e nozes.

Evite carboidratos refinados

Os produtos que possuem a farinha branca como ingrediente principal podem ser classificados como carboidratos refinados.O excesso de açúcar criado pelo consumo de pães e massas causa picos de insulina, que resultam na retenção líquida.Sendo assim, opte por produtos integrais e que possuem menos processamento e refinação na produção.

Acrescente alimentos ricos em fibras na dieta

Os alimentos ricos em fibra auxiliam o funcionamento do intestino e da eliminação de toxinas do corpo, sendo assim, é essencial para liberar os líquidos extra do organismo.Aposte em leguminosas, grãos e sementes na sua alimentação para aumentar o valor de fibras e garantir o funcionamento consistente do seu organismo.

Dicas para reduzir a retenção líquida

Caso você esteja sofrendo com a retenção líquida agora e precisa de dicas para se libertar da sensação de inchaço e incômodo, temos dicas de ouro para você!Não se preocupe, basta algumas mudanças saudáveis na sua alimentação e rotina para reduzir a retenção líquida e tomar controle sobre o funcionamento do seu corpo.Sendo assim, confira os conselhos abaixo para reduzir a retenção de líquidos e deixar seu corpo seguir livre, leve e solto!

Chás para reduzir a retenção líquida

As ervas são ricas em propriedades medicinais e estão prontas para nos ajudar em quase todas situações! Aliás, existem diversos chás que podem te ajudar a reduzir a retenção líquida rapidamente.O consumo de chás é uma opção natural, acessível e efetiva de se libertar da água extra que causa inchaço e desconforto no seu corpo.Conheça as principais ervas que possuem propriedades diuréticas para reduzir a retenção líquida:
  • Cavalinha;
  • Chá verde;
  • Hibisco;
  • Dente-de-leão;
  • Gengibre.
Para fazer o chá, basta escolher um dos ingredientes e ferver em água por alguns minutos. Tome o chá diariamente até se libertar da retenção de líquido.

Exercícios para reduzir a retenção líquida

Manter o corpo em movimento é essencial para liberar o líquido extra do organismo. A movimentação e contração dos músculos expulsa a água do corpo por meio da urina.Sendo assim, opte por exercícios aeróbicos ou caminhas e corridas durante o período de retenção para eliminar os líquidos depois do treino.A musculação ou exercícios que não requerem tanto movimento dinâmico podem não surtir tanto efeito no caso.

Reduzir o consumo de sal

O sal é o principal vilão e causador da retenção de líquido, a quantidade de sódio no organismo é o fator responsável pelo acúmulo de água no corpo.Por mais que o sal esteja presente em quase todas as refeições, é essencial buscar reduzir o uso, da forma que você puder.Além disso, é importante evitar alimentos industrializados e o famoso fast-food, já que ambos são conhecidos pelo uso excessivo do sal e também do sódio em outros ingredientes.

Beber muita água

Você deve se perguntar: por que eu vou tomar mais água se ela está sobrando aqui no meu corpo?A verdade é que a água que você ingere funciona como um detox, ela faz com que você tenha mais vontade de fazer xixi e, com isso, você acaba eliminando os outros líquidos extra no processo.Sendo assim, hidrate-se regularmente e não ignore a vontade de fazer xixi!

Drenagem linfática

A drenagem linfática é uma massagem com movimentos estratégicos, planejados exatamente para expulsar os líquidos extra do corpo.Geralmente, a drenagem é feita para ajudar o emagrecimento, mas ela também é ideal para reduzir a retenção líquida.A sessão costuma durar 1h e a frequência pode variar de caso para caso.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */