Saúde Terapias

O que é reflexologia das mãos? Conheça essa técnica de massagem terapêutica

Você sabia que existem pontos em nossas mãos que quando manipulados da maneira correta podem trazer diversos benefícios para o nosso corpo?

Trata-se da reflexologia das mãos, uma técnica de massagem terapêutica capaz de proporcionar relaxamento, bem-estar, alívio de dores e até prevenção de algumas doenças.

Veja também: Reflexologia dos pés para bebês e crianças: saiba como fazer em casa

Ficou interessada? Saiba mais sobre o assunto a seguir!

Para começar: o que é reflexologia?

Antes de falarmos sobre a reflexologia das mãos especificamente, é importante entender o que reflexologia.

A reflexologia é uma técnica de massagem milenar, criada pelos egípcios há aproximadamente 2500 anos a.c.

Essa técnica parte do princípio de que existem pontos estratégicos localizados no corpo que, quando estimulados da forma correta, refletem em nossos órgãos internos através de impulsos cerebrais.

Assim, profissionais de reflexologia atuam sobre esses pontos, com a finalidade de aliviar dores, promover relaxamento e bem-estar, assim como tratar e prevenir doenças.

Esses pontos localizam-se basicamente nos pés (reflexologia podal), nas orelhas (auriculoterapia) e nas mãos. Assim, acredita-se que ao estimular esses pontos com movimentos de pressão e deslizamento, é possível promover efeitos terapêuticos em outras partes do corpo.

A reflexologia das mãos

Segundo a reflexologia, nosso corpo é divido em dez zonas longitudinais que percorrem toda a sua extensão, desde a ponta dos dedos dos pés até e cabeça e de lá até a ponta dos dedos das mãos.

Reflexologia

Todos os órgãos e partes do corpo localizados na mesma zona estão relacionados entre si. Por isso, se estimularmos um ponto da mão, toda a zona em que ela está inserida será afetada.

Portanto, podemos encontrar “pontos reflexos” nas nossas mãos e que refletem um tipo de enfermidade, desconforto ou estresse relacionado a alguma parte do nosso corpo e que, ao serem estimulados corretamente, proporcionam bem-estar e relaxamento imediatos. Isso é a reflexologia das mãos.

Como a técnica pode ser aplicada?

Como as mãos são uma parte exposta do corpo, a reflexologia das mãos pode ser feita em qualquer lugar e momento: em casa, no escritório, enquanto assiste um filme ou no trânsito, por exemplo.

É possível realizar a automassagem ou buscar um profissional qualificado. A automassagem é indicada em casos de alívio dos sintomas de estresse, tensão e nervosismo, mas se o objetivo é tratar alguma condição de saúde ou prevenir alguma doença, o mais adequado é procurar um profissional qualificado.

A reflexologia é geralmente aplicada utilizando-se o dedo polegar em movimentos de pressão, deslizamento e rotação. No entanto, dependendo da área a ser trabalhada, pode-se utilizar outros instrumentos mais incisivos, como por exemplo, pregadores ou uma borracha de lápis para massagens localizadas e mais profundas.

Indicações da reflexologia das mãos

Como vimos, a reflexologia pode ser utilizada para diversas finalidades. Veja a seguir as indicações mais comuns:

  • Estresse e tensão;
  • Sintomas da ansiedade;
  • Enxaqueca;
  • Constipação intestinal crônica;
  • Má circulação sanguínea e linfática;
  • Fibromialgia;
  • Distúrbios do sono.

Contraindicações da reflexologia das mãos

Como todo procedimento, a reflexologia das mãos também pode ser contraindicada em alguns casos. Veja as principais contraindicações:

  • Febre;
  • Doenças de pele contagiosas;
  • Trombose ou flebite profundas;
  • Após procedimento cirúrgico;
  • Gravidez;
  • Ferimentos ou calosidades na pele da região a ser trabalhada.

Além disso, deve se ter cuidado ao aplicar a reflexologia das mãos em crianças e idosos, pois essas pessoas tem a pele mais fina, portanto, são mais sensíveis e necessitam de uma pressão mais suave.Também é necessário cuidado redobrado com diabéticos, pacientes cardíacos ou com doença terminal.

Por fim, se você se interessou pela reflexologia das mãos, o mais indicado é procurar um profissional qualificado. Ele poderá inclusive fornecer orientações para a automassagem, caso ela se aplique à sua condição. No Brasil, existem diversos massoterapeutas e clínicas que disponibilizam o serviço.

Você já conhecia a técnica de reflexologia das mãos? O que acha de experimentar essa técnica? Compartilhe!

Sobre o autor

Juliana Mitsuda