Remédios

Remédio caseiro para dor muscular

Quem possui esse tipo de problema, conhece bem o incômodo que representa para o dia a dia, de forma especial para quem ainda precisa trabalhar ou tem filhos para criar. A dor muscular pode ser intermitente, quase permanente, ou pode manifestar-se em ocasiões especiais. O bom é saber que existe remédio caseiro para dor muscular e que age com eficiência sobre a origem da dor.

Como não há uma única origem para a dor muscular, entretanto, convém sempre ter cautela e, em caso de persistência da dor, procurar logo um médico especialista é a recomendação mais correta.

No caso de batidas, compressa com gelo

O próprio remédio caseiro para dor muscular pode servir em uma situação e não em outra, devido exatamente àquelas origens diferenciadas. Se foi o caso de uma batida, por exemplo, ou excesso de exercícios físicos na academia, no trabalho ou numa partida de futebol, o tratamento deve ser um. E é bem provável que a dor passe em dois ou três dias. Caso contrário, é preciso correr imediatamente ao médico.

Então, vamos por parte. No caso de estresse por exercício físico ou batida, o melhor é correr imediatamente para compressas com gelo, que impede o surgimento ou reduz o processo de inflação, aliviando a dor e apressando a cura. Neste caso, coloque cubinhos ou pedaços de gelo enrolado em uma toalha e deixe sobre a parte doída por uma meia hora.

Cansaço pela idade ou movimento brusco

Vai aliviar a dor e reduzir o inchaço, se este já ocorreu. E vai impedir o processo inflamatório. Caso persista a dor, é preciso recorrer ao médico, pois pode haver a necessidade de radiografias para verificar se não houve fraturas ou danos maiores à musculatura.

Mas, se a sua dor for intermitente e não resulta de batidas ou agressões à musculatura e nervos do corpo, as causas já são outras. O comum é o cansaço pela idade ou até em consequência de algum movimento brusco que você tenha feito sem perceber – e sem aquecer a musculatura -, o que pode ter provocado distensão muscular, o que logo é seguido de processo inflamatório.

Compressa de vinagre na região afetada

Neste caso, nem o descanso muscular vai resolver. Esta dor também pode ser resultado de problemas nas articulações, especialmente em pessoas que já passaram dos 40 ou 50 anos. Estes processos inflamatórios é que podem ser tratados com remédio caseiro para dor muscular e também a origem da dor pode ter várias causas. Mas, quase todas devido a processos inflamatórios.



A aplicação de compressa de vinagre junto à região com dor é uma boa solução. O ácido lático que está em excesso nessa região é ‘limpado’ pelo vinagre, reduzindo a dor. Veja como funciona:

  • Coloque duas colheres de sopa de vinagre (de preferência, de maçã) num copo com água morna;
  • Faça compressa sobre a região dolorida utilizando um pano ou gaze por até meia hora. A dor vai passar.

Óleos essenciais que aliviam a dor

Outra solução, que não elimina a primeira – pode fazer, primeiro, a compressa com vinagre para aliviar a dor –, é a utilização óleos para massagear o local dolorido. Neste caso, funciona muito bem o óleo de alecrim misturado ao de amêndoa, mais o óleo de hortelã-pimenta, um bom remédio caseiro para dor muscular, incluindo nas articulações, pois também age contra os processos inflamatórios. Veja como fazer:

  • Utilize-se de um vidro escuro, bem lavado;
  • Coloque ali 15 gotas de óleo de alecrim;
  • Acrescente 30 ml de óleo de amêndoa;
  • E mais 5 gotas de óleo de hortelã-pimenta;
  • Misture tudo muito bem e faça massagem com movimentos circulares, tendo o cuidado para não apertar demais a parte dolorida. Faça isso até cessar a dor e o inchaço.

Existem outras boas alternativas

Esse tipo de remédio caseiro para dor muscular costuma funcionar muito bem, em quase todos os casos. Há outro remédio, mais recomendado para dores intermitentes, aquelas que você apenas sabe o local em que está doendo, mas, sem conseguir especificar bem qual o músculo. São dores que podem ter sido ocasionadas por esforço físico, mais a idade da pessoa.

Trata-se de um álcool especial, de fabricação caseira, com a utilização da castanha da Índia associada ao alecrim. Esses dois elementos naturais possuem boas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, com o que ocorre a redução da dor e a ação contra inflamações. Também é bom para o caso de cansaço nas pernas, pois estimula a circulação sanguínea.

Álcool de castanha da Índia com alecrim

Vamos à receita do álcool de castanha da Índia com alecrim:

  1. Pegue um vidro escuro e o esterilize bem, fervendo em água por 20 minutos;
  2. Depois do vidro bem seco, acrescente 150 ml com álcool 96º;
  3. Mais 4 colheres de sopa com castanha da Índia ainda fresca;
  4. E 4 colheres de sopa de alecrim, também fresco;
  5. Tampe o vidro e o mantenha fechado por 3 semanas, tomando o cuidado de mexer o líquido dentro do vidro uma vez por dia, para misturar bem.

Aplicações com o seu álcool caseiro

Depois dessas três semanas, coe o álcool resultante e deixe-o no mesmo vidro escuro, cuidando para que não tenha restado resíduos dos vegetais. Não é preciso lavar o vidro, apenas higienizá-lo. Este líquido não é para ser bebido, mas, apenas, ser massageado levemente sobre a parte dolorida.

Você pode pegá-lo entre as mãos e fazer a massagem em suas pernas ou nos locais doloridos. Trata-se de remédio natural, sem contraindicações. Boa opção é fazer essa massagem antes de ir para a cama dormir, à noite, que os resultados podem ser ainda melhores. Mantenha o vidro em local fresco e escuro e pode usá-lo indefinidamente. Esse álcool pode ser utilizado, também, para evitar varizes nas pernas.

Recomendações simples no seu dia a dia

Além da aplicação desse tipo de remédio caseiro para dor muscular, é aconselhável tomar algumas precauções para evitar que essas dores venham a aparecer em seu corpo, o que é natural com o passar dos anos. Para isso, é bom você:

  • Fazer exercícios simples, como caminhadas todos os dias. O sedentarismo é um dos maiores amigos das dores musculares ou nas articulações. Durante a caminhada, faça exercícios simples, como o giro do corpo acompanhado dos braços, para um lado e para outro;
  • Faça alongamentos nos músculos e corpo, de preferência pela manhã. Mas, isso pode ser feito a qualquer hora do dia, sem nenhum problema;
  • Aprenda a alimentar-se bem, coma frutas e verduras, que não podem faltar em nenhuma refeição do dia. São elas que nos proporcionam os nutrientes necessários para que o corpo não se debilite com tanta facilidade;
  • Elimine refrigerantes e não abuse do açúcar ou do sal;
  • E beba muita água, todos os dias.

Ou seja, você precisa cuidar da saúde com antecedência. Este é o melhor remédio caseiro para dor muscular. Mas se, mesmo assim, ela aparecer, agora você já conhece boas alternativas de tratamento, totalmente naturais.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */