Remédios

Remédio caseiro para pressão alta

Poder contar com boas opções em remédio caseiro para pressão alta é essencial, pois, caso este problema de saúde não seja adequadamente tratado, pode gerar graves complicações, como ataque cardíaco, insuficiência renal e derrame.

Para cuidar bem da sua saúde, é altamente recomendável conhecer os tratamentos, os sintomas e as causas da pressão alta. Portanto, consulte um médico de confiança para obter um tratamento ajustado às suas reais necessidades.

Elencamos, ao longo deste post, excelentes alternativas de remédio caseiro para pressão alta.

Tratam-se de alimentos que podem ser adicionados à sua dieta, a fim de ajudar no seu tratamento (desde que o profissional que o acompanha considere pertinente, para o seu caso específico, o consumo de cada um desses remédios naturais). Boa leitura!

Chá de cavalinha

Este chá é um formidável diurético natural, agindo para aumentar a sua produção de urina e a eliminação de líquidos que se acumulam em excesso no corpo.

Dessa forma, ele pode ser um eficaz remédio caseiro para pressão alta, sobretudo, em indivíduos que sofrem com retenção de líquidos, uma vez que o acúmulo de água no organismo, ao impactar o coração, piora o quadro de hipertensão.

Entretanto, o chá de cavalinha somente dever ser utilizado pontualmente, isto é, quando se torna difícil controlar a impressão por meio de outros métodos e há excessiva retenção de líquidos.

Sendo assim, não é recomendável que o seu consumo se prolongue por mais de uma semana, pois ele também promove a eliminação, pela urina, de minerais importantes. Os ingredientes para fazer o chá de cavalinha são:

  • Meio litro de água fervente;
  • 3 colheres de cavalinhas secas (em folhas).

Chá de cavalinha: método de preparo

Para fazer o chá de cavalinha, você deve colocar as folhas na água fervente, deixando-as repousar por dez minutos. Em seguida, basta coar e beber enquanto ainda estiver morno. Lembre-se de que esse chá deve ser consumido cerca de duas vezes por dia.

Água de alho

Por ser uma ótima forma de manter a pressão arterial sob controle, a água de alho fomenta a produção do gás conhecido como óxido cítrico que, por sua vez, tem um forte efeito vasodilatador, facilitando a circulação sanguínea e reduzindo a pressão sobre o coração.

Sem embargo, o alho é um grande aliado na manutenção da saúde cardiovascular de qualquer indivíduo (não só hipertensos), à medida que possui formidáveis propriedades antioxidantes que evita a aparição de condições nocivas, como a arteriosclerose.

Uma forma inteligente de aumentar o seu consumo de alho consiste em usar água aromatizada durante as horas do dia. Os ingredientes são:

  • 100 ml de água;
  • 1 dente de alho amassado e descascado.

Água de alho: método de preparo

Para preparar a água de alho você deve colocar um dente de alho em um copo com água e deixá-lo descansar por cerca de 8 horas (uma boa ideia é fazer esse processo antes de ir dormir).

Pela manhã, você pode ingerir essa água – ainda em jejum – ou, se preferir, armazenar um litro para beber aos poucos durante o dia. Além de ser usado da forma mencionada, o alho também poder ser incorporado às suas refeições – forma, inclusive, mais fácil de ingerir.

Inserir alguns dentes no seu vidro de azeite é uma boa alternativa, pois, dessa forma, sempre que você usar o azeite, além de ingerir uma gordura saudável, se beneficiará das propriedades do alho.

Chá de hibisco

O hibisco tem sido muito usado para auxiliar em processos de emagrecimento. Essa planta, contudo, apresenta outros efeitos relevantes e, por isso, pode ser usada como um potente remédio caseiro para pressão alta. Isso ocorre devido ao fato de que sua composição é bastante rica em antocianinas – flavonoides que contribuem no controle da pressão arterial.

Todavia, para que você obtenha os melhores resultados, lembre-se de usar cálices (estruturas que unem o caule às pétalas) das flores de tonalidades mais escuras, pois elas possuem maior concentração de antocianinas e, portanto, maior efeito contra a hipertensão.

Para preparar o chá de hibisco, você precisará de:

  • 1 xícara de chá de água fervente;
  • 2 gramas do cálice.

Chá de hibisco: método de preparo

Para preparar o chá de hibisco você deve colocar os cálices dentro da xícara e deixá-los descansar por cerca de dez minutos. A seguir, coe e ingira a mistura 2 vezes ao dia, mantendo, ao menos, oito horas de intervalo entre as ingestões.

Fique atenta: embora não existam evidências científicas comprobatórias, é provável que esta planta seja tóxica em doses diárias que superem os 6 gramas. Portanto, é aconselhável não ultrapassar a dosagem indicada.

Este chá pode ter um sabor acentuadamente amarga, sendo recomendável adicionar uma colher de chá de mel ou stevia para adoçá-lo.

Chá de valeriana

A valeriana apresenta, em suas raízes, excelentes propriedades relaxantes e calmantes musculares que contribuem para a melhoria da circulação do sangue. Além de ser calmante, a valeriana age diretamente sobre o neurotransmissor GABA, sendo indicada para pessoas que padecem de crises frequentes de ansiedade (que aumentam a pressão arterial).

Para preparar o chá de valeriana, você precisará de:

  • 1 xícara de água fervente;
  • Raízes de valeriana (cerca de 5 gramas).

Chá de valeriana: método de preparo

Para preparar o chá de valeriana você deve colocar as raízes na xícara de água fervente, deixando-as descansar por cerca de 10 minutos. A seguir, basta coar e beber 3 vezes ao dia. Em alguns indivíduos, esse chá pode provocar sonolência, de modo que ele deve ser utilizado somente antes de ir dormir.

Chá de folhas de oliveira

Estas folhas estão entre as mais eficientes opções em remédio caseiro para pressão alta, à medida que, por meio de seus polifenóis, elas conseguem controlar a pressão arterial, baixando-a sem, para tanto, gerar o risco de hipotensão, ainda que sejam excessivamente consumidas.

Adicionalmente, as folhas de oliveira provocam um leve relaxamento que ajuda a controlar os sintomas em indivíduos que se encontram em estado de constante ansiedade. Para preparar o chá, você precisará de:

  • Meio litro de água fervente;
  • 2 colheras de folhas picadas.

Chá de folhas de oliveira: método de preparo

Você deve colocar as folhas em uma xícara de água fervente, deixando-as repousar por cerca de 5 minutos. Depois disso, coe e espere amornar. Beba, no máximo, 4 xícaras ao dia.

Além do remédio caseiro para pressão alta, o extrato das folhas de oliveira, que pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos naturais (geralmente, vendida em forma de drágeas), deve ser consumido na dosagem de 500 mg, após cada refeição.

/* ]]> */