Remédios

Remédio caseiro para ressaca: as melhores opções estão aqui

Um remédio caseiro para ressaca pode ser a salvação depois daquela noite onde você acabou se empolgando e passando dos limites.

Afinal de contas, quem nunca acabou exagerando na comemoração e acordou no dia seguinte com aquela sensação de boca seca e um mal-estar generalizado?

Por isso hoje você vai entender como acontece a ressaca, como identificar os sintomas e as melhores receitas de remédio caseiro para ressaca para você usar sempre que precisar.

Como ficamos de ressaca?

O remédio caseiro para ressaca ajuda a curar os efeitos dos excessos no nosso organismo, mas você sabe o que acontece dentro do seu corpo quando ocorrem esses excessos?

Quando você ingere uma quantidade de bebidas alcoólicas acima do que o seu organismo consegue absorver o seu corpo acaba se desidratando.

Essa desidratação acontece pelo fato de que o álcool presente nas bebidas é um potente diurético.



É por isso que sempre que você consome bebidas alcoólicas sente muito mais vontade de urinar.

Consequentemente você vai urinar muitas vezes além do normal, eliminando uma quantidade maior de líquido do seu corpo.

Quando o seu organismo passa a funcionar com menos água, a quantidade de álcool concentrada no sangue é muito maior, fazendo com que vários órgãos tenham que trabalhar mais rápido para conseguir metabolizar esse álcool.

O fígado é o principal responsável pelo metabolismo de todo o álcool presente no organismo, mas o grande problema desse processo é que o fígado não está acostumado a metabolizar grandes quantidades de álcool.

A capacidade de metabolização do fígado é limitada em cerca de uma dose de qualquer bebida alcoólica por hora, então pense na última vez que você exagerou e ficou de ressaca.

Para conseguir metabolizar todo o álcool que você ingeriu em volume muito maior do que o fígado é capaz de metabolizar, o seu fígado acaba liberando toxinas e outras substâncias nocivas ao organismo.

Essas substâncias, em vez de ajudar a combater o excesso de álcool, contribuem muito para a veisalgia, nome científico da ressaca.

Como saber que estou de ressaca?

A veisalgia é nada mais nada menos do que a intoxicação que ocorre no seu organismo quando você consome muita bebida alcoólica em um curto espaço de tempo.

Essa intoxicação causa efeitos fisiológicos bastante característicos e bem conhecidos de quem tem o hábito de exagerar no álcool com certa frequência.

Os sintomas mais característicos da ressaca são:

  • Dores de cabeça;
  • Náuseas;
  • Sede constante;
  • Sensibilidade a ruídos e a luz;
  • Letargia;
  • Diarreia.

Esses sintomas podem surgir a qualquer hora como consequência da quantidade de bebidas alcoólicas que você ingeriu em determinado período.

Ainda assim, o período mais comum onde todos os sintomas característicos da ressaca se manifestam depois que o álcool é metabolizado pelo fígado e seus efeitos desaparecem é o dia seguinte àquela festa ou reunião de amigos ou família.

Na grande maioria dos casos a ressaca tem uma duração de poucas horas, mas em alguns casos, onde o consumo de álcool ultrapassa em muito qualquer limite, é possível que esses sintomas tenham uma duração mais longa.

O que fazer para evitar a ressaca?

Se você nunca passou por essa experiência, mas quer saber como se prevenir caso perceba que a festa caminha para isso, não precisa se preocupar.

É totalmente possível evitar que os sintomas indesejados da ressaca cheguem com força no dia seguinte.

Veja a seguir algumas dicas preciosas que podem ajudar a deixar a ressaca longe e acordar muito melhor no dia seguinte.

  • Azeite: tomar uma colher de azeite cru ajuda a diminuir o ritmo de absorção do álcool pelo organismo.
  • Destilados: bebidas fermentadas como cerveja e vinho possuem elementos metabólicos que potencializam os sintomas da ressaca.
  • Água: consumir sempre água, ou qualquer outra bebida não alcoólica, entre cada dose de bebida alcoólica ajuda a manter o organismo hidratado.

Receitas de remédio caseiro para ressaca

Algumas receitas de remédio caseiro para ressaca são bastante conhecidas e podem ajudar a amenizar os sintomas indesejados do exagero no consumo de bebidas alcoólicas.

Veja as melhores receitas de remédio caseiro a seguir:

Suco de frutas cítricas

Suco rico em vitaminas e minerais que são desperdiçados quando ingerimos quantidades exageradas de bebidas alcoólicas.

Ingredientes:

  • 2 laranjas;
  • 1 Kiwi;
  • ¼ de abacaxi;
  • ¼ de melão.

Preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador, ou passe-os pela centrífuga e beba logo em seguida. Consuma o suco ao longo do dia.

Mel

O mel já contém uma boa dose de açúcar em sua composição e , junto com suas propriedades antitóxicas é ótimo para combater a ressaca, independente do tipo de bebida que você tenha consumido.

Depois da bebedeira, tomar 1 colher de sopa de mel em intervalos de mais ou menos 2 horas vai te ajudar a reduzir os efeitos da intoxicação que o álcool causa ao seu organismo.

Suco de tomate

O tomate é um remédio caseiro para ressaca importante, pois possui em sua composição um nutriente chamado licopeno, que atua diretamente no fígado ajudando a reduzir os sintomas da ressaca.

Ingredientes:

  • 4 tomates maduros grandes;
  • 1 folha de louro;
  • 2 colheres (sopa) de salsa ou cebolinha;
  • Sal a gosto.

Preparo: junte todos os ingredientes no liquidificador e bata, adicionando água gelada ou cubos de gelo.

Chá de gengibre

O chá de gengibre talvez seja o remédio caseiro para ressaca mais conhecido, e seus benefícios para esses casos são incontestáveis, graças a propriedade que ajuda a eliminar o álcool do organismo.

Além disso, o gengibre também possui ação anti-inflamatória que ajuda a combater os sintomas da ressaca.

Ingredientes:

  • 10 gramas de gengibre fresco;
  • 750 ml de água.

Preparo: corte um pedaço de gengibre em pedaços bem pequenos e coloque em uma panela para ferver por mais ou menos 15 minutos e deixe esfriar um pouco.

Quando o chá estiver morno é só adicionar mel e consumir a bebida ao longo do dia.

Conclusão

Se você vai sair para comemorar aquele aniversário com os amigos ou vai cair na balada, as chances de você exagerar um pouco na bebida e acordar no dia seguinte com todos os sintomas característicos, então saber qual remédio caseiro para ressaca é o mais indicado para amenizar todos esses sintomas.

E você, conhece outro remédio caseiro para ressaca que queira compartilhar com a gente? Deixe a sua experiência aqui nos comentários.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */