Remédios

Remédio caseiro para tontura

Casos de tonturas são normais para qualquer pessoa – quase todos nós já passamos por isso pelo menos uma vez. Por isso, ter torturas não quer dizer, necessariamente, que a pessoa está doente ou pode vir a contrair alguma doença em dias ou meses. Por isso, se você anda sentindo tonturas, existe remédio caseiro para tontura que resolve a situação.

Isso não quer dizer, entretanto, que casos de tontura devem ser considerados coisa corriqueira, que não exige maiores cuidados. É bem ao contrário. Se a pessoa não consegue identificar a origem das tonturas que anda sentindo, é o caso de correr ao médico e fazer exames. Pode ser coisa mais séria.

A tontura pode ter várias origens

Isso porque a tontura tem várias origens e, inclusive, há situações em que nem o médico consegue identificar facilmente as causas. Podem ser necessários muitos exames, de todo tipo, para que a causa seja identificada. Em todo caso, se você anda sentindo tonturas, ao menor sinal delas pare imediatamente, feche os olhos ou fixe-os em alguma coisa mais distante e procure segurar-se em algo firme, como uma parede, armário ou mesa. Isso pode impedir uma queda, por exemplo.

Saiba que essa sensação de desequilíbrio no corpo pode significar pouca coisa, mas, também, pode ser o sinal de que algo mais sério está por acontecer com o seu organismo.

Tontura ao acordar não é doença

A tontura pode ter várias origens e é isso que pode torná-la perigosa. Fazer o uso de remédio caseiro para tontura é importante, porque ameniza a situação de desconforto que a pessoa está sentindo, mas, buscar o médico para encontrar as causas passa a ser primordial para a conservação de sua boa saúde.

Também existem situações em que a pessoa sente tontura ao acordar. Neste caso, são outros os problemas. Pode ser resultado de pressão baixa – você recém está acordando -, algum distúrbio neurológico, enxaquecas e, segundo médicos, até lesão na cabeça devido a algum acidente no passado. Então, marcar médico.

Beber água e alimentar-se a cada 3 horas

A desidratação também pode provocar tonturas. Se você caminhou demais no dia anterior, ou fez muito exercício físico, e não se hidratou como devia, a tontura será quase inevitável. Neste caso, ingerir água imediatamente é a solução indicada. Aliás, beber aqueles dois litros diários de água – no mínimo – é um remédio caseiro para tontura dos mais indicados. E preventivo.

Assim como comer algum alimento a cada três horas. Isso evita a falta de algum nutriente importante no seu organismo, como açúcar ou sódio, e é também importante remédio caseiro para tontura.

Ginkgo Biloba, um dos mais recomendados

Além dessas providências, é possível recorrer a alguns produtos naturais para neutralizar as crises de tontura. Um dos mais recomendados pelos especialistas é o Ginkgo Biloba. Entre suas vantagens, ele acelera a circulação sanguínea, oferecendo melhores condições de funcionamento ao organismo. Também combate o chamado zumbido no ouvido, um dos problemas que pode provocar tonturas.

O recomendável é o uso diário do Ginkgo Biloba, que pode ser encontrado em lojas especializadas – incluindo algumas farmácias – sob a forma de cápsulas, de chá ou mesmo em pó. Ele também ajuda a combater o estresse, outra origem da tontura.

Há casos em que ele deve ser evitado

Jamais tome este remédio natural em caso de gravidez ou por pessoa que tenha problemas de hemofilia. A dosagem também deve ser interrompida em caso em que a pessoa vá ser submetida a cirurgias, pois pode ocorrer sangramento. Fora isso, o Ginkgo Biloba, como remédio caseiro para tontura, pode ser tomado nas seguintes dosagens:

  • No caso das cápsulas, a dosagem é de 60 mg ou 80 mg, duas vezes por dia, pelo período de até um ano;
  • Se a sua opção for pelo chá, colocar de cinco a seis folhas do produto seco (ou uma colher de sopa de pó) em um copo com água fervendo. Deixe repousar por uns oito minutos e, depois de coado, tome por até quatro vezes ao dia.

Coma banana ou chocolate, sem exagero

Em casos emergenciais, em que a tontura lhe aparecer repentinamente, pare e procure segurar-se em algo firme, como já dito anteriormente. E trate de respirar profundamente, puxando o ar até encher bem os pulmões. Depois, largue o ar lentamente e repita a operação. Ao receber bastante oxigênio, o cérebro vai permitir o relaxamento do seu sistema nervoso e isso aliviará a tontura.

A seguir beba água e procure comer alguma coisa. Um bom remédio caseiro para tontura é uma banana ou uma barra de chocolate. Eles também fornecem os nutrientes que podem estar faltando em seu organismo. Aliás, frutas com boa quantidade de água, açúcar ou sódio também ajudam – duas ou três azeitonas, dessas em conserva, também são excelentes.

Gengibre ou limão: escolha à vontade

Outro excelente remédio caseiro para tontura é o gengibre, em qualquer das apresentações que você pode encontrá-lo no mercado. Pode mastigar um pedaço de gengibre cru, por exemplo. Como ele é estimulante à circulação sanguínea, você pode também recorrer a balas de gengibre – deixe uma derreter em sua boca – ou a sucos ou chás. São eficientes em qualquer das formas.

A energia do limão também pode ser muito bem aproveitada, sem falar que a vitamina C é também estimulante do sistema imunológico natural do organismo, combatendo a tontura. Você também pode fazer um delicioso chá de limão, acrescentando uma ou duas colheres de chá de açúcar. Excelente remédio caseiro para tontura.

Mel e vinagre de maçã, chá muito bom

Enfim, existem várias alternativas para você combater a tontura. Mas, lembre-se, a primeira delas é uma boa alimentação, sadia, sem os excessos de gordura, açúcar ou sal. Mas, manter o sal e o açúcar na dosagem correta, é um excelente remédio caseiro para a tontura. E beber muita água, o que completa os suplementos alimentares requeridos pelo organismo.

Outro excelente remédio caseiro para tontura que pode ser citado neste final de artigo é o mel. Com os açúcares que possui, ele age no sangue e impulsiona o organismo. Você também pode fazer um chá com uma colher de mel e duas de vinagre de maçã, mais água quente ou fria, e beber à vontade. Se nada disso resolver, então, corra mesmo ao médico. Em se tratando de saúde, este é sempre o melhor remédio.

/* ]]> */