Remédios Saúde

Remédios caseiros para Bursite

Quem já teve bursite sabe: trata-se de uma condição extremamente dolorosa que afeta diretamente as bursas, que são os pequenos sacos com líquidos que agem como almofada entre os músculos, podendo ainda afetar os tendões e ossos.

De modo geral, o problema costuma atingir os ombros, cotovelos e quadris, mas também pode ocorrer em regiões como joelhos, calcanhares, e base dos dedões, além de articulações que sofrem com movimentos repetitivos.

Ele pode ser causado por algum tipo de trauma, artrite reumatoide, infecção e/ou gota. E entre os sintomas mais comuns estão as tradicionais dores nas articulações, a rigidez, a dor no movimento e até um eventual inchaço.

No tratamento da bursite, os médicos podem receitar medicamentos diversos, o que varia de um caso pra outro. Dito isso, ao verificar os sintomas é preciso que o paciente recorra a uma consulta com o profissional da saúde para que ele possa indicar o tratamento adequado.

Agora, vale dizer que, na tentativa de minimizar os sintomas do problema enquanto aguarda o momento da consulta médica, muita gente também recorre a dicas caseiras que, segundo a medicina popular, podem proporcionar tal benefício. A seguir você vê alguns exemplos.

Gelo

banner-2

 



Em geral, todos os tipos de inflamações costumam responder bem ao tratamento com gelo. Isso porque a alta temperatura ajuda a contrair os vasos sanguíneos, o que reduz a inflamação com a aplicação.

Diante disso, muita gente acredita que o tratamento com gelo pode ser útil também para a bursite. Nesse caso, ele consistiria em usar alguns cubos de gelo enrolado em pano limpo para fazer uma aplicação no local afetado por cerca de 15 minutos em cada sessão.

A recomendação seria repetir o processo por algumas vezes durante o dia. Estima-se que os benefícios observados incluam a redução da dor e do inchaço.

Chá de camomila

gravida-pode-tomar-cha-de-camomila

A camomila é uma erva que possui componentes anti-inflamatórios, razão pela qual também é apontada por muitos como aliada no tratamento da bursite. A dica mais comum nesse sentido seria o consumo do chá por três ou quatro vezes ao dia. A expectativa é a de que ele possa agir reduzindo naturalmente a inflamação.

Além disso, uma ideia de tratamento externo também é bastante popular. Nesse caso, a recomendação seria o uso do óleo de camomila misturado com o azeite de oliva para massagens sobre a área afetada.

Óleo de rícino

oleo-ricino

O óleo de rícino é conhecido na medicina popular como um aliado no alívio de determinadas dores. Isso acontece porque, até onde se sabe, ele uma espécie de anti-inflamatórios natural.

Para o tratamento de inflamação como a bursite, portanto, uma dica muito compartilhada seria usar sobre o lugar afetado um pouco de óleo de rícino aquecido, já que o calor, em tese, torna mais fácil sua absorção pela pele.

A dica seria aplicar o óleo massageando por alguns minutos e cobrir o local com uma gaze, colocando mais tarde uma bolsa quente sobre a área por cerca de meia hora. Estima-se que isso ajude a diminuir a dor e inflamação porque o óleo de rícino também ajudaria na remoção das toxinas.

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Pedro Henrique Ferreira Mendes

/* ]]> */