Doenças Saúde

11 remédios caseiros para diarreia

Contar com remédios caseiros para diarreia é uma excelente forma de lidar com essa enfermidade que, sem dúvida, todos sofremos em algum momento e, portanto, sabemos o quanto ela pode ser desagradável, desconfortável e, em certas situações, até mesmo constrangedora.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, 11 excelentes remédios caseiros para diarreia que podem ajudar você a detê-la e aliviar a dor. Boa leitura!

O que é a diarreia?

A diarreia consiste na evacuação intestinal frequente de fezes moles e líquidas. Suas causas incluem bactérias, vírus ou parasitas, a ingestão de certos medicamentos, intolerância alimentar e doenças que afetam o estômago, o intestino delgado e o cólon.

Em caso de diarreia, durante as primeiras 48 horas recomenda-se uma dieta líquida ou semilíquida, sempre suave e leve, à base de água, sucos de frutas e/ou de vegetais, purês, peixes, etc.

Usando esse tipo de dieta, atingimos 3 objetivos: tratar a desidratação, diluir e facilitar a eliminação de toxinas e, finalmente, tratar a diarreia. Além disso, a maioria dos alimentos que serão consumidos (frutas, verduras, hortaliças e legumes) têm um grande poder desintoxicante e depurativo.

Há, também, remédios naturais para diarreia com ação adstringente que devem ser levados em consideração, devido aos seus efeitos altamente benéficos para regularizar a flora intestinal.

1. Os probióticos

A descoberta mais recente para reduzir a diarreia são os probióticos, cujas propriedades retardam a frequência de evacuações, agindo como antibióticos contra a bactéria Clostridium difficile, que gera a colite pseudomembranosa – uma das infecções que, frequentemente, causam a diarreia.



2. Chá de camomila

A camomila é usada há séculos, graças às suas propriedades medicinais. Embora as evidências científicas sobre sua eficácia ainda não sejam conclusivas, efeitos antiespasmódicos e anti-inflamatórios são atribuídas a ela.

Você pode preparar uma infusão com saquinhos de chá ou comprar flores e ferver. Beber chá de camomila várias vezes ao dia, pelo menos, será uma maneira de se hidratar. Clique aqui para ver outras receitas de chás para diarreia.

Veja também:

3. Maçã ralada

A maçã, quando ralada junto a um limão, adquire um poderoso efeito adstringente que retarda a diarreia e reequilibra a atividade da camada mais interna do intestino.

Além disso, uma vez que os ingredientes forem absorvidos, você alcançará uma significativa ação desintoxicante. Para melhorar estes efeitos, poderá adicionar um iogurte natural à maçã ralada:

  • Ingredientes: 1 ou 2 maçãs médias e suco de limão;
  • Uso: descasque as maçãs e rale a polpa. Adicione um pouco de suco de limão e tome uma colher de chá, mastigando sempre. Você deve usar esse remédio no café da manhã e, para potencializar seus efeitos, repeti-lo antes de todas as refeições.

4. Água com bicarbonato de sódio

A diarreia provoca a eliminação de sais minerais e açúcares vitais para o organismo. Felizmente, o soro caseiro fornecerá o líquido necessário e os eletrólitos que forem perdidos com essa enfermidade estomacal, contribuindo para prevenir a desidratação.

Em um recipiente com água, adicione 2 colheres de sopa de sal, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1 colher de açúcar.

5. Água de arroz

A água de arroz é um clássico. Acredita-se que ela atenua os sintomas, como as dores de estômago e as cólicas. Além disso, por ser rica em amido, ela protege as membranas mucosas do corpo e reduz a irritação do estômago, interrompendo a diarreia.

6. Água com limão

É atribuído um efeito adstringente que impede a perda de líquidos do intestino e ajuda a normalizar o fluxo de ácidos através do trato digestivo. Adicione o suco de 2 limões em um litro de água, com uma pitada de sal e bicarbonato para hidratar o corpo e recuperar os minerais perdidos.

6.1 Limonada alcalina

Além de ser um dos mais interessantes remédios caseiros para diarreia, a limonada alcalina também evita a desidratação, pois é uma ótima fonte de líquidos e minerais para o organismo:

  • Ingredientes: 1 litro de água, 4 limões médios, açúcar, bicarbonato de sódio e sal;
  • Uso: adicione, ao litro de água, o suco de limões água, 2 colheres de açúcar, uma pitada de sal e uma pitada de bicarbonato de sódio. Misture bem todos os ingredientes e beba vários copos da mistura imediatamente, depois de se levantar e, também, ao longo do dia.

7. Cenouras cozidas

Em 1908, o pediatra alemão Ernst Moro criou um dos remédios caseiros para diarreia mais eficaz: sopa de cenoura.

Além de fornecer uma boa quantidade de água para combater a desidratação, essa sopa repõe o sódio, o potássio, o fósforo, o cálcio, o enxofre e o magnésio, entre outros minerais essenciais, e restaura o equilíbrio da flora intestinal.

8. Caldo de galinha

Um delicioso caldo de galinha feito por nossa mãe ou avó, é a opção perfeita para acalmar o estômago. Seu principal ingrediente é a água e, portanto, ajuda a manter a hidratação adequada. É um dos remédios caseiros para diarreia mais profundamente enraizados na cultura popular de muitos países da América Latina.

9. Alho e Açúcar Mascavo

O alho cru apresenta propriedades antissépticas, fungicidas, bactericidas e depurativas, uma vez que contém um composto chamado alicina, que atua contra inúmeros vírus e bactérias.

Um dos mais populares remédios caseiros para diarreia pode ser produzido ao esmagar dois dentes de alho sem pele e adicionar duas colheres de chá de açúcar mascavo. Em seguida, ferva-os em ¾ de xícara de água e beba duas ou três vezes por dia.

10. Bananas

Além de ser uma das frutas mais consumidas no mundo, a banana é rica em vitaminas C, B6 e minerais essenciais. O potássio presente na banana tem a capacidade de restaurar os eletrólitos que são perdidos durante a diarreia. Portanto, lembre-se de que comer bananas maduras pode ajudar a endurecer as fezes e reabastecer os líquidos perdidos.

11. Casca de laranja

A casca de laranja é um dos remédios caseiros para diarreia mais populares, pois, ela tem mais fitonutrientes e flavonoides do que a polpa interna da fruta, o que lhe confere propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar na digestão e aliviar problemas intestinais como azia, má digestão, flatulência e, é claro, diarreia. Para aproveitar seus fantásticos benefícios, basta ferva algumas cascas por 5 minutos, deixar esfriar e adicionar mel a gosto antes de beber.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */