Também chamada de Chaguismo, Tripanossomíase Americana e até Mal de Chagas, a Doença de Chagas, como é mais popularmente conhecida, é um problema que costuma assolar muita gente na América do Sul, Central e no México, já tendo sido diagnosticada em alguns casos até mesmo nos Estados Unidos.
Trata-se de uma inflamação decorrente de um parasita, que, por sua vez, se faz presente nas fezes de determinados insetos. A estimativa é a de que, somente no Brasil, pelo menos 3 milhões de pessoas estejam infectadas com o mal.
Vale ressaltar, no entanto, que esse número diz respeito basicamente aos pacientes infectados no passado, já que há uma década o país recebia um certificado internacional de interrupção na transmissão da doença.
É importante alertar, contudo, que quem vive na região norte do país ou mesmo os turistas que visitam a mesma, precisam ficar atentos no consumo de alimentos, como açaí e caldo de cana, pois em determinados casos é possível que o parasita tenha sido moído junto das plantas usadas para o preparo desses alimentos.
A dica nesse caso é consumir apenas os produtos com procedência de qualidade, minimizando assim os riscos de contaminação com o problema.
Remédios caseiros
Esclarecida a primeira parte, é válido ressaltar que o melhor remédio para Chagas até o momento continua sendo a prevenção. Isso porque o tratamento por métodos medicamentosos ainda podem ser complexos e de eficiência incerta em alguns casos, especialmente quando não há um diagnóstico precoce da doença.
Em todo caso, ao perceber qualquer suspeita relacionada ao problema, o paciente precisa procurar um médico imediatamente para que possa ser feita a detecção correta do caso, bem como a indicação do devido tratamento, que, na maioria das vezes, consiste em uma tomada de medicamentos antiparasitários que visam a eliminação do parasita do sistema sanguíneo.
Vale notar, no entanto, que uma grande parte desses remédios para Chagas pode trazer efeitos colaterais importantes, o que pode ser uma realidade em até 40% dos pacientes. Diante de tudo isso, outro fato importante a ressaltar é que o tratamento geralmente exige um bom acompanhamento médico, o que pode demandar até a necessidade de uma consulta por semana.
Por outro lado, existem também alguns métodos caseiros que podem ajudar a aliviar os sintomas da doença, sem causar danos à saúde ou quaisquer efeitos colaterais indesejados. Veja:
Chá de semente de sucupira
Vários estudos têm mostrado os efeitos desta bebida no combate à doenças parasitárias, como é o caso do Mal de Chagas. Neste caso, o chá de semente de sucupira pode ser preparado e tomado várias vezes ao dia, inclusive, como complemento à hidratação feita com água.
Para fazê-lo, basta triturar as sementes e levá-las ao fogo em água fervente. Coloque-as na água apenas quando as borbulhas já estiverem bem movimentadas e aguarde por mais 2 minutos. Em seguida, apague o fogo e espere até a bebida amornar. Coe e beba imediatamente.
Chá de carqueja
O chá de carqueja também pode ser um grande aliado para prevenir e tratar a Doença de Chagas, graças às suas propriedades anti-Trypanosoma Cruzi, ou seja, que combatem o inseto causador da moléstia. Neste caso, basta acrescentar 2 colheres (sopa) de folhas picadas da planta em água fervente (com borbulhas grandes e movimentadas) e desligar o fogo em seguida.
Depois, tampe a panela com o chá por alguns minutos e, quando amornar, coe e beba imediatamente. Você pode tomar até 3 xícaras por dia. Não exagere, pois o excesso pode causar indigestão.
Desintoxicação periódica
A desintoxicação periódica no caso de quem contraiu a Doença de Chagas é feita com alimentos frescos e coalhada, a cada 15 dias, sendo um mês sim e outro não.
No desjejum ou café da manhã, consuma coalhada; no almoço, tome um suco de cenoura com broto de alfafa, amêndoas, grãos germinados e saladas com variados vegetais, como o brócolis cozido; no jantar, coma frutas cruas; e nos intervalos entre essas refeições, coma frutas ou beba água de coco.
Quando não estiver neste período, opte por alimentar-se da maneira mais natural possível, com alimentos frescos e saudáveis.
Suplementos nutricionais naturais
Quem contraiu a Chagas precisa ingerir suplementos nutricionais naturais para fortalecer o sistema imunológico. Neste caso, os mais indicados são o mel puro (1 colher de sopa antes de dormir), levedura de cerveja (6 a 12 comprimidos diários de 500 mg), clareia (9 a 15 comprimidos diários de 250 mg) e geleia real (2 a 49 comprimidos diários).
“Cura de limão”
Neste caso, o paciente da Doença de Chagas deve fazer esse procedimento a cada 2 ou 3 meses, sendo um mês sim e outro não ou dois meses não e um mês sim. Neste caso, você pode tomar os limões com água, em horários diferentes, desde que não haja contra-indicação médica.
Chá de Guaçatonga com alecrim
Você pode tomar a infusão das plantas, colocando 1 colher (sopa) da mistura das duas em água fervente, por 5 minutos. Neste caso, beba de 2 à 3 xícaras ao dia durante vários dias.
Evite tomar o chá apenas durante o período de “cura do limão” e separe um dia da semana (mesmo fora do período da “cura do limão”) para não não bebê-lo. Neste dia da semana, você deverá ingerir bastante água, exceto quando estiver na descompensação cardíaca.
Banho de tronco
Recomenda-se também à pessoas que contraíram a Doença de Chagas tomar banhos de tronco todos os dias para aliviar as dores de estômago e problemas digestivos. Para isso, você deve sentar em uma bacia com nível de água na altura do umbigo e deixar o tronco imerso por cerca de 20 a 30 minutos. A temperatura da água pode ser quente (de 39 a 40 °C) ou fria (temperatura ambiente).
Enquanto isso, os pés também deverão ficar imersos em uma bacia pequena, com água quente. As únicas recomendações é de não tomar os banhos de tronco após as refeições e se alimentar após o banho apenas quando a temperatura do corpo voltar ao normal.
Argila no abdômen
Também é aconselhado fazer aplicações periódicas de argila no abdômen para amenizar alguns sintomas da Doença de Chagas, como a febre, dores na barriga e problemas digestivos. Você pode ficar com ela sobre a barriga por 1 ou 2 horas ou até passar a noite inteira, dependendo de quanto tempo aguentar.
Exercícios respiratórios
Muitos especialistas recomendam que os pacientes infectados com a Chagas façam caminhadas diariamente ou conforme o médico indicar. O exercício vai ajudar a melhorar a respiração e regular os batimentos cardíacos, que costumam ficar irregulares durante o período de moléstia.
Os sintomas da Doença de Chagas
A doença de chagas pode afetar pessoas de ambos os sexos e o nível do problema pode ser classificado em dois estágios, sendo eles o agudo e o crônico. No caso da fase aguda, os sintomas para o problema podem surgir de forma moderada ou até serem inexistentes. De modo geral, contudo, a lista de possibilidades inclui:
- Febre;
- Mal-estar;
- Inchaço de um olho;
- Inchaço e vermelhidão no local da picada do inseto;
- Fadiga;
- Irritação sobre a pele;
- Dores no corpo;
- Dor de cabeça;
- Náusea, diarreia ou vômito;
- Surgimento de nódulos;
- Aumento do tamanho do fígado e do baço.
Nesse primeiro estágio, os sintomas da doença podem até desaparecer sozinhos eventualmente. No entanto, a persistência combinada com a falta de tratamento pode levar o problema para a fase crônica, após o período de remissão.
Portanto, isso significa que um paciente que teve um problema de chagas não tratado da forma adequada pode levar anos para observar o surgimento dos sintomas mais agressivos do problema, o que inclui possibilidades como:
- Constipação;
- Problemas digestivos;
- Dor no abdômen;
- Dificuldades para engolir;
- Batimentos cardíacos irregulares.
Veja também:
- Remédios caseiros para dor de barriga
- Remédios caseiros para dor nas costas
- Insônia: Remédios caseiros para dormir bem