Remédios Saúde

Remédios caseiros para enjoo, náuseas e vômito

A sensação de problema como náusea ou enjoo, como é mais popularmente conhecido, é algo que costuma incomodar bastante, podendo resultar eventualmente no vômito.
Na prática trata-se de uma espécie de alerta que o corpo emite informando que algo está errado, o que pode ser causado até por uma reação natural do corpo a algo que foi ingerido e não caiu bem.

É importante dizer, no entanto, que os sintomas também podem indicar diferentes tipos de problemas, como desidratação, enxaqueca, refluxo ácido, azia, questões relacionadas ao estômago, intoxicação alimentar, e até doenças infecciosas. Como se não bastasse, é preciso notar também que mulheres podem sentir enjoos ou náuseas nos primeiros meses de gestação.

Em relação aos remédios para náuseas ou enjoos ou vômitos, é preciso lembrar que o tratamento pode até variar de acordo com a causa do problema. Por isso mesmo, ao observar os sintomas, o melhor a fazer é consultar um médico, aproveitando inclusive para lhe perguntar sobre a viabilidade do uso de métodos alternativos como o caseiro, por exemplo.

A título meramente informativo, você confere a seguir alguns dos métodos mais populares nesse sentido.

Gengibre

gengibre-organico

Estima-se que o gengibre possa ter uma ação eficiente no tratamento caseiro para a náusea. Isso porque ele possui componentes ativos como óleos voláteis e compostos de fenol pungente, que em tese seriam capazes de influenciar o sistema nervoso, estômago e intestinos, ajudando por consequência na redução da náusea.

Para o tratamento caseiro, a ideia seria adicionar uma colher de chá de raiz de gengibre ralado em uma xícara de água fervente, tampar e deixar ferver por cerca de 5 a 10 minutos, coando e adicionando suco de limão e mel em seguida. O consumo é feito com a bebida ainda quente.

Um cuidado recomendado é o de não beber mais de três xícaras de chá de gengibre em um dia. Há quem diga que mastigar um pedaço de gengibre cru também seja uma forma de aliviar sintomas do problema.

Em todo caso, fica o alerta de que não se deve consumir gengibre se estiver tomando medicamentos como anticoagulantes, aspirina ou similares, o que pode se estender também a outros exemplos de medicamento, daí mais um motivo para consultar o médico.

Hortelã

hortela-620x330

A hortelã possui efeito calmante no revestimento do estômago, atuando em tese por isso, no alívio do enjoo e da náusea. Além disso, estima-se que ela possua propriedades antiespasmódicas que também ajudam na prevenção de cólicas e náuseas.

Para o tratamento caseiro, a ideia seria colocar uma colher de chá de folhas de hortelã secas em um copo, despejando em seguida água quente por cima. Depois disso, bastaria cobrir o copo e deixar o conteúdo descansando por período de três a cinco minutos, colocando na sequência uma colher de chá de mel e bebendo com o líquido ainda quente.

Outra dica comum seria colocar uma gota ou duas de óleo de hortelã em um tecido e inalar respirando fundo.

Vinagre de Maçã

vinagre-750

Informações sugerem que o vinagre de maçã pode ser aliado no combate a enjoo e náuseas em caso de doença de movimento, enxaquecas e intoxicação alimentar.

A ideia seria usar uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água e meia colher de sopa de mel. Estima-se que a ingestão dessa mistura possa ajudar a amenizar as náuseas.

Veja também;

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */