Remédios Saúde

Remédios caseiros para febre

Remédios caseiros para febre

A febre é uma alerta que o organismo emite mostrando que algo não vai bem com o mesmo. No que diz respeito à temperatura, a partir dos 38 graus já pode-se considerar como sendo um caso febril, o que pode ser constatado por meio de um termômetro.

De modo geral, é de suma importância procurar um médico o quanto antes para buscar entender as causas do problema e receber a medicação correta. Apesar disso, em casos em que não é possível levar o indivíduo rapidamente ao médico, algumas soluções caseiras e provisórias podem ser tomadas a fim de amenizar o sintoma até que o paciente possa ser atendido.

Para ilustrar isso, portanto, mostramos na sequência, algumas opções que seguem esse contexto.

Remédios caseiros para febre

Compressa fria

Para diminuir a temperatura do corpo, uma alternativa é fazer compressa fria com toalha molhada ou bolsa térmica posicionando no tronco e membros.

Para determinar qual a temperatura ideal da água de modo a não machucar a pele, a dica é deixar a mão na água por alguns segundos, se a temperatura for confortável, é só usá-la. Agora, deve-se evitar o uso de compressa de água fria em paciente que esteja se queixando de frio, pois ele pode não se sentir bem com a umidade.

Repouso

Quando o corpo está febril, os batimentos cardíacos se aceleram, por isso é indicado que o paciente fique em repouso. Outro motivo para manter o repouso durante a febre é que a movimentação nessas condições pode não ser muito confortável, já que se o paciente não estiver realmente muito bem, pode acabar se desequilibrando e caindo, o que causaria problemas maiores.

Banho morno

Tomar banho de água morna pode ajuda o corpo a recuperar sua temperatura ideal. De acordo com especialistas, o banho de água fria não é indicado, pois pode aumentar a frequência cardíaca, que conforme já mencionado, já tende a estar elevada. A duração do banho fica a critério do paciente.



Agora, vale dizer que, crianças que sofreram convulsões febris não devemse utilizar desse método do banho morno.

Tecido de algodão

Deixar o paciente com peças de roupas confortáveis, de preferência de algodão, pode ser fundamental também para enfrentar o quadro de febre. A dica é fornecer camiseta ou moletom para o uso.

Isso porque, o tecido de algodão promove uma ventilação, diminuindo a sensação de desconforto, principalmente no momento do sono onde o paciente febril costuma suar mais. Se o paciente estiver usando roupa sintética o suor não evapora com facilidade, o que além de poder piorar a febre, pode causar irritação na pele.

Hidratação

Manter o corpo hidratado também é de suma importância para lidar com a febre. O ideal é continuar tomando água e líquidos em geral de forma regular, pois isso ajuda a baixar a temperatura do corpo.

Quando o paciente está febril, seu corpo passa a transpirar mais, havendo a necessidade de repor o líquido perdido. Mas fica o alerta de que não é preciso beber mais água que o recomendado pelos médicos regularmente.

Tudo Ela alerta

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Henrique

/* ]]> */