Curiosidades

10 remédios caseiros para mau hálito

Quem sofre com mau hálito, geralmente se sente constrangido por esse problema e muitas vezes tenta até disfarçar com bala de menta ou cobrir a boca ao falar. Mas saiba que esse problema pode ser resolvido facilmente com remédios caseiros para mau hálito.

Se você possui ou conhece alguém que tem mau hálito, portanto, confira a seguir alguns remédios caseiros para resolver o problema de uma vez por todas.

Causa do mau hálito

Normalmente o mau cheiro na boca é causado por bactérias presentes na boca. Por isso esse problema pode ser associado à má escovação e maus hábitos, como por exemplo o tabagismo, que está ligado diretamente ao mau hálito.

De acordo com especialistas, uma boca saudável é uma boca que é higienizada após cada refeição, estando limpa todos os dias. Lembre-se, portanto, que quem deseja eliminar o mau hálito deve eliminar os maus hábitos de fumar e beber em excesso diariamente.

Isso porque, de modo geral, o mau hálito acaba se tornando um reflexo de nossa higienização pessoal, além é claro, de nossa saúde. Por isso mesmo, dê prioridade a escovação dos dentes, tanto para eliminar a sujeira quanto para manter a saúde bucal.

Agora, se o mau hálito for um mal recorrente, é preciso buscar orientação e tratamento profissional e/ou contar com auxílio dos remédios caseiros que mostramos a seguir.

1 – Cravo

São poucas as pessoas que não gostam de cravo, uma vez que ele possui um sabor exótico e aroma agradável. O que nem todos sabem é que também possui propriedades antibacterianas, podendo oferecer a ação de retirar as bactérias que causam mau cheiro.



Uma boa opção para usar o cravo a seu favor é mastigar alguns cravos por cinco minutos após as principais refeições. Caso tenha preferência em tomar o chá para eliminar o mau hálito, prepare-o usando uma colher das de chá de cravos moídos com uma xícara de água.

O chá de cravo pode ser tanto ingerido como usado para fazer bochecho ao acordar e antes de dormir.

2 – Canela

A canela é outro alimento que pode ser usado como um dos remédios caseiros para mau hálito. Isso porque ela possui óleo essencial conhecido como aldeído cinâmico, que elimina boa parte das bactérias presentes na boca.

Para isso, basta ferver uma colher das de chá de canela na versão em pó com uma xícara de água. Use esse chá duas vezes ao dia para fazer bochecho.

3 – Feno-grego

O feno-grego também pode ser usado para eliminar o mau hálito porque ele ajuda a eliminar infecções e as bactérias que causam o mau cheiro.

Para usar para essa finalidade, leve para ferver uma colher das de chá de sementes de feno-grego em uma xícara de água. Após esfriar, coe e beba o chá pela manhã.

4 – Erva-doce

Outra erva que pode ser usada como um dos remédios caseiros para mau hálito é a erva doce. Ela também possui propriedades antimicrobianas, podendo eliminar as bactérias que possam causar o mau cheiro.

Para eliminar o mau hálito, você pode preparar o chá e ingeri-lo após as principais refeições ou mastigar a erva doce por alguns minutos de manhã.

O chá de erva-doce é preparado com duas colheres das de sopa de erva-doce e uma xícara de água quente.

5 – Bicarbonato de sódio

Você sabia que o bicarbonato de sódio tem o poder de controlar a acidez bucal? Pois bem, é verdade. Por isso ajuda na eliminação das bactérias que podem causar o mau hálito.

Para obter os benefícios do bicarbonato de sódio, adicione meia colher das de chá em uma xícara de água morna, e uma vez ao dia, faça bochecho.

Outra opção é fazer a escovação dental usando bicarbonato, basta fazer uma pasta misturando meia colher das de sopa de bicarbonato com um pouco de água. Misture até obter uma consistência pastosa e escove os dentes normalmente.

6 – Suco de limão

Sabemos que o limão possui propriedades cítricas, e isso pode trazer benefícios à saúde bocal, pois ajuda a impedir o mau hálito e ainda elimina o mau cheiro bucal.

Para usar o limão como um dos remédios caseiros para mau hálito, basta mesclar uma colher das de sopa de suco de limão com uma xícara de água e em seguida realizar o bochecho com essa mistura.

Outra opção é adicionar a essa mistura uma colher das de sal para potencializar seus benefícios.

7 – Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um ótimo aliado contra o mau hálito, porque ele possui propriedades que ajudam a manter controlado o pH, ou seja, pode manter limpa a boca, sem bactérias que possam se desenvolver em pH que esteja desequilibrado.

Para obter esses benefícios, adicione uma colher das de sopa de vinagre em um copo de água e beba antes de cada refeição. Essa dica além de ajudar a eliminar o mau hálito, ainda te ajudará a ter uma boa digestão.

8 – Chá verde

Você sabia que tanto o chá verde quanto o chá preto possui em sua composição os polifenóis antioxidantes que ajudam a impedir que haja proliferação de bactérias que possam causar o mau cheiro bucal?

Por isso muitos profissionais incentivam o consumo do chá preto ou chá verde pelo menos uma vez por dia. Esse, portanto, é mais um dos remédios caseiros para mau hálito.

9 – Salsa

A salsa é um alimento que possui as vantagens da clorofila, por isso ela é eficiente no controle e neutralização do mau cheiro bucal. Para obter esses benefícios basta mastigar um pouco de salsa fresca.

Outra opção é mergulhar um pouco de salsa em vinagre de maçã e mastigá-la depois. Realize esse procedimento uma vez por dia. O ideal é que seja feito pela manhã.

10 – Óleo da árvore do chá

O óleo da árvore do chá possui propriedades antissépticas que ajudam a desinfetar a boca, eliminando totalmente o mau hálito.

Para obter esse resultado o indicado é adicionar algumas gotas do óleo na escova de dentes junto do creme dental de sua preferência, escovando normalmente.

Outra opção é fazer uma mistura com um copo de água e pingar algumas gotas de óleo de hortelã, uma colher das de sopa de limão e uma colher das de sopa de óleo da árvore de chá, use essa mistura para fazer bochecho uma vez ao dia.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */