Remédios Saúde

Remédios caseiros para nervo ciático

Remédios caseiros nervo ciático

Só mesmo quem sofre com a dor ciática, sabe o quão incômodo pode ser o problema. De modo geral, esse tipo de dor surge quando há uma compressão ou irritação do nervo ciático, sendo que normalmente o incômodo atinge apenas uma parte do corpo.

Apesar de nem sempre receber a atenção merecida, porém, trata-se de algo grave, que normalmente surge na parte inferior das costas e pode se estender até a coxa e perna como um todo, o que pode ser evidenciado tanto pelo sintoma da dor, quanto por formigamento.

Entre as causas mais comuns para o problema estão a hérnia de disco ou mesmo uma eventual queda. Quem sofre com dor do nervo ciático, precisa procurar um médico o quanto antes para que ele possa indicar o remédio adequado ao tratamento.

E para quem busca soluções caseiras para amenizar os sintomas enquanto não chega o momento da consulta, existem algumas alternativas que, segundo a medicina popular, podem trazer bons resultados. Na sequência reunimos alguns exemplos mais comuns.

Remédios para nervo ciático

Compressas quentes ou frias

O uso de compressas quentes ou frias, auxilia no alívio da inflamação e da dor ciática. A compressa quente deixa os músculos relaxados e comprime o nervo ciático, enquanto a compressa fria reduz o inchaço em volta do nervo aliviando a dor.

Uma sugestão muito difundida é alternar a compressa quente e fria, começando pela quente e terminando com a fria. Só que vale alertar que, pessoas que sofrem com problemas circulatórios devem evitar o uso da compressa fria.

Açafrão

O açafrão também é apontado por muitos como um ótimo anti-inflamatório, agindo supostamente no alívio da dor ciática. Isso porque ele possui um componente conhecido como curcumina, que diminui a inflamação e a dor no nervo.



Para o tratamento, a recomendação mais comum inclui uma xícara de leite e uma colher de chá de açafrão fervidos. A sugestão inclui ainda adoçar com mel a gosto e fazer isso uma ou duas vezes ao dia até sentir a melhora na dor.

Vale lembrar que o açafrão não é indicado para pessoas que usam medicamento de diabetes ou anticoagulantes e pessoas que sofrem com cálculos biliares.

Massagem

A massagem também é apontada como método que pode ajudar no alívio da dor ciática, principalmente quando o problema é causado por espasmos musculares. Além disso, a massagem atua na liberação da tensão, deixando o músculo mais flexível e estimulando a circulação.

A dica seria fazer massagem usando óleo de erva São João de duas a três vezes ao dia até sentir alívio na dor. Isso porque a “erva de São João” é vista por muitos como um anti-inflamatório natural que alivia a dor.

Exercícios

A prática de atividades físicas, em tese, também ajuda no tratamento da dor ciática. Muita gente recomenda um programa regular de exercícios que possa resultar no fortalecimento dos músculos abdominais e das costas.

Outra opção seria a prática de ioga, já que algumas posições ajudam a aliviar as dores. Em todo caso, recomenda-se o auxílio de profissionais.

Informações adicionais

Os detalhes mencionados neste artigo são meramente informativos. Todo e qualquer tratamento relacionado à saúde, deve ser feito sob orientação e acompanhamento médico.

Dito isso, este site não apoia nem incentiva a escolha de nenhum dos métodos aqui descritos sem a recomendação de um profissional de saúde especializado no assunto.

Tudo Ela alerta

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Henrique

/* ]]> */