Remédios

Remédios caseiros para tosse: os melhores para você experimentar

O que significa exatamente a tosse? Sabemos que ela está muito fortemente associada aos casos de fragilização do sistema imunológico em decorrência de contágio do vírus da gripe, que por se instalar nos pulmões prejudica o bom desempenho destes acarretando na tosse como um dos sintomas do distúrbio. Mas a tosse em si não é uma enfermidade, é uma resposta, uma consequência de algo que está em desordem. Ela pode ocorrer, por exemplo, mesmo não se estando gripado. Qual seria a sua função? Quais os melhores remédios? Há remédios caseiros para tosse?

É o que vamos explicar no presente artigo.

Continue na leitura para saber mais sobre remédios caseiros para tosse.

A função da tosse

Deve intuir pelo que já foi expresso e por experiência própria de que a tosse tem a função de nos alertar de uma condição imprópria de nosso organismo, um estado enfermo. Essa lógica não está longe do fato, mas ocorre que a tosse não surge simplesmente como um “alerta” ao sinal de algo errado com nosso corpo, do contrário moléstias diversas, distintos que normalmente provoca o sintoma em questão, também desencadearia crises de irritação nas mucosas.

O que pode ser considerado como um aviso de que algo não vai bem com nosso organismo na verdade ocorre como uma ação secundária, já que a causa principal que ocasiona a tosse é o reflexo natural de nosso corpo, de nosso sistema de defesa, de eliminar qualquer irritação pulmonar que eventualmente se desenvolva. Dessa forma, na tentativa de expelir agentes nocivos, esse reflexo involuntariamente acaba servindo como alerta de problema em andamento.

Remédios caseiros para tosse

Para resolver em específico a questão desse sintoma é preciso entender primeiro o que o causa, pois como explicado não se trata de uma enfermidade por definição, mas um sintoma, um reflexo, uma reação a um agente estranho que habita temporariamente o organismo.

Além da gripe, outras enfermidades que podem ocasionar crises agudas de tosse são:

Segue uma lista dos remédios caseiros para tosse mais usados:

Chá de gengibre

A raiz do gengibre é conhecida por conter diversas substâncias antibacterianas. É também conhecida como um antiviral e anti-inflamatório natural. Por isso é comum o seu uso para o preparo de chás caseiros.

O chá de gengibre é tido como uma das possibilidades eficazes para cuidar do problema de tosse ininterrupta e prolongada por ser capaz de hidratar as cordas vocais.

Mel

Outro dos remédios caseiros para tosse famosos. Popular não só pela sua eficiência em limpar as vias pulmonares, mas por ser um produto acessível, fácil de se encontrar e a preço módico.

As propriedades existentes no mel reduzem a irritação no local e conseguem estabelecer um bloqueio entre as mucosas e a garganta.

Estudos científicos comprovam que além de reduzir a inflamação o mel melhora a qualidade do sono.

Chá de Equinácea com gengibre e mel

Que tal se juntarmos em uma só receita, em um mesmo chá, os dois tópicos anteriores? Sem dúvida gerará um dos remédios caseiros para tosse mais eficazes e potentes, já que reunirá o que há de melhor entre os itens citados que são tão prestigiados por lidar bem com a questão de resfriados, gripes e consequentemente tosses.

Assim como o gengibre a Equinácea é uma planta medicinal que também é utilizada para combater quadros de gripe. Junto com o mel, constitui um chá poderoso que fortalece o sistema imunológico, imprescindível para lidar com a tosse, seja em qual estado se apresente.

E para juntar essa galera toda para fazer o chá, necessita-se que faça o seguinte:

  • Separe duas colheres de chá de raiz ou folhas de Equinácea;
  • Corte 5 cm de gengibre;
  • Ferva 1 litro de água;
  • Coloque os ingredientes na água fervida;
  • Tampe;
  • Deixe repousar por 10 a 15 minutos;
  • Coe;
  • Beba.

Xarope com mel e limão

A junção de extrato de Própolis, mel e limão forma um dos remédios caseiros para tosse mais eficazes para cuidar de irritação na garganta, que terá como efeito aliviar a tosse.  Cada um dos integrantes desse mix cumpre com funções específicas para tratar de infecções na garganta.

O limão ajuda manter o sistema imunológico imune por ser rico em vitamina C.

O extrato de própolis tem ação anti-inflamatória.

E o mel hidrata e suaviza a garganta.

O xarope é para ser tomado de a 4 vezes por dia ou sempre que sentir desconforto na garganta.

Assim como o chá de Equinácea com gengibre e mel, o modo de prepraro não é complicado. Basta:

  • Separar 8 colheres de sopa de mel;
  • Um suco de limão médio;
  • Oito gotas de extrato de própolis.
  • Em um recipiente de vidro e com tampa, misture todos os ingredientes;
  • Mexa.

Xarope de agrião

Mais um dos remédios caseiros para tosse que contribui para fortalecer o sistema imunológico, pois o agrião contém nutrientes como ferro, potássio e vitaminas A e C.

Além de ser saudável para o nosso sistema de defesa o xarope de agrião é conhecido por ser um excelente antibacteriano.

Guaco com cenoura

O suco de guaco com cenoura é listado como um dos remédios caseiros para tosse por sua ação anti-inflamatória, útil para quem sofre com problemas respiratórios, além de, claro, ser um valioso instrumento para tratar de gripes e resfriados.

Mas o suco de guaco com cenoura apesar de ótimo para lidar com tosse tem contraindicações. Pessoas que tem problemas de coagulação sanguínea e fluxo menstrual intenso devem evitar a mistura. O mesmo vale para as mulheres gestantes.

Considerações finais

A tosse nada mais é do que um reflexo natural de nosso corpo, uma reação espontânea de expelir os agentes nocivos instalados por meio de vírus e bactérias no nosso organismo que prejudicam o bom funcionamento de órgãos como os pulmões.

Há mais de uma causa que explica a tosse constante e prolongada. A mais conhecida é a gripe, no entanto, também pode ser sintoma de alergias e de irritação na garganta

Neste post apresentamos os remédios caseiros para tosse mais utilizados. São estes:

  • Chá de gengibre;
  • Mel;
  • Chá de Equinácea com gengibre e mel;
  • Xarope com mel e limão;
  • Xarope de agrião;
  • Guaco com cenoura.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Sua opinião é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de saúde.

/* ]]> */