Remédios Saúde

5 remédios e tratamentos caseiros para enxaqueca

Remedios e tratamentos caseiros para enxaqueca

Muitas pessoas recorrem a métodos alternativos para tratar algumas doenças que insistem em incomodar. É o caso da enxaqueca, cada vez mais frequente na nossa sociedade moderna, esta doença pode ser tratada com alguns métodos naturais e alternativos. Tente sair do convencional e conheça alguns remédios e tratamentos caseiros para enxaqueca.

Diferente daquela dorzinha chata que você sente ao final de um dia estressante, a enxaqueca é uma doença que incapacita centenas de pessoas diariamente. As dores sentidas em uma das crises dessa doença podem levar horas, e os remédios acabam não surtindo efeito em alguns casos.

Você pode achar exagero, mas o assunto é sério, saber evitar que esses sintomas surjam é de extrema importância.

Uma das dicas fundamentais é que você cuide do seu corpo, é isso mesmo! Existem pessoas que ficam muitas horas sem comer ou até mesmo sem beber um copo com água. Não faça isso!

Ao longo desse texto você vai conhecer alguns fatores que contribuem para desencadear uma crise de enxaqueca e pasmem, ficar horas sem comer é um desses fatores que contribuem para o aparecimento da doença. O nosso corpo é como se fosse uma máquina, para ele funcionar é preciso água e alimento. Até aquele cochilo que você tira de vez em quando é considerado um alimento para o seu corpo.

Ficar muitas horas em picos grandes de estresse é muito prejudicial para a sua saúde, não que isso seja um fator determinante para o surgimento de uma enxaqueca. Aliás, ela ainda é um objeto de estudos. O que estamos te dando como mensagem é que para você ter uma vida mais tranquila e poder controlar as crises de enxaqueca, é necessário desacelerar.



A enxaqueca, assim como as dores de cabeça comuns que muitas pessoas têm são chamadas de cefaleias. Algumas estatísticas apontam que cerca de 5 a 25% das mulheres são afetadas pela enxaqueca, seguida de 2 a 10% dos homens e 3 a 10% das crianças.

Essas cefaleias foram divididas em três diferentes tipos, um deles é a enxaqueca. Hoje já são milhões de brasileiros que sofrem com essa doença, muitos inclusive são afastados de suas atividades rotineiramente.

Hoje em dia não são apenas os remédios alopáticos os indicados para o tratamento da enxaqueca. Os remédios e tratamentos caseiros para enxaqueca são muito utilizados por quem sofre com os terríveis sintomas dessa doença.

Conheça os tipos de enxaqueca e seus sintomas

A enxaqueca para que seja melhor definida é dividida em 2 grupos de acordo com seus sintomas, enxaqueca primária e enxaqueca secundária.

Existem muitos tipos de enxaqueca onde a causa pode estar relacionada a fatores genéticos, problemas hormonais, otites, sinusites, alterações metabólicas significativas, hipertensão e doenças mais graves como aneurismas e tumores.

Para entendermos melhor, a enxaqueca foi dividida em primária e secundária de acordo com seus sintomas e gravidades.

Enxaqueca primária

A enxaqueca primária sempre é relatada pelos pacientes com a manifestação de muita dor. A causa de tanta dor está em um distúrbio chamado neurovascular crônico, que incapacita totalmente o seu portador de exercer qualquer atividade nos períodos de crise.

Elas são divididas em:

  • Enxaqueca crônica;
  • Enxaqueca menstrual;
  • Enxaqueca com aura ou sem aura;
  • Enxaqueca tensional;
  • Enxaqueca hemiplégica ou basilar.

Saber sobre os melhores remédios e tratamentos caseiros para enxaqueca é possuir uma carta na manga na hora que essas dores começam.

Fatores de risco que desencadeiam as crises

Ainda existem muitas perguntas sem respostas sobre a enxaqueca, inclusive ela ainda é objeto de estudos de muitos especialistas.

Muitos mitos ainda rondam as teorias apresentadas sobre a alimentação adequada ou até mesmo o melhor remédio a ser ingerido.

Alguns profissionais de peso como o doutor Mário Peres do Hospital Albert Einstein, considerado uma das melhores instituições médicas do país, garante que três fatores são certeiros para desencadear as crises de enxaqueca.

Mesmo que você utilize diariamente os remédios e tratamentos caseiros para enxaqueca, eles ainda não serão eficazes caso você contribua com um desses fatores.

Ficar muito tempo em jejum

Mesmo que as dietas da moda façam apologia para que você fique em jejum por horas, acredite, quem sofre de enxaqueca poderá ter crises por causa dessa prática.

Alto consumo de bebidas alcoólicas

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas desencadeia as crises de enxaqueca para quem sofre dessa doença. De acordo com pesquisas, o vinho é um dos principais vilões.

Você já parou para pensar na quantidade de pessoas que dizem que ficar embriagado com vinho é uma das piores coisas que existem? Pense nisso!

Café, vilão da dor de cabeça!

O terceiro e último fator está ligado aquele santo cafezinho de todo dia.

Algumas pesquisas o apontaram como verdadeiro vilão das crises de enxaqueca. Isso ocorre graças à cafeína, que é um componente estimulante das crises de enxaqueca.

O ideal é que ele seja consumido apenas duas vezes por dia.

Vale ressaltar que a cafeína está presente em diversas bebidas, então fique de olho na composição.

Conheça os 4 melhores remédios e tratamentos caseiros para enxaqueca

Você deve estar bem ansioso para saber sobre os melhores remédios e tratamentos caseiros para enxaqueca não é verdade?

1 – Água de gengibre

As propriedades do gengibre são muito importantes para o tratamento da enxaqueca.

Com ação anti-inflamatória e analgésica, a água de gengibre é fácil de fazer, você precisa apenas misturar 1 pedaço grande de gengibre em 2 litros de água.

Esta água acelera o metabolismo e desinflama o seu organismo. Pode ser consumida diariamente!

2 – Sal do Himalaia com limão

Um dos remédios e tratamentos caseiros para enxaqueca muito eficaz é essa mistura do sal do Himalaia com limão.

O sal do Himalaia pode ser encontrado em diversas lojas de produtos naturais ou em setores específicos dentro de supermercados.

Essa mistura também é muito fácil de fazer, basta misturar duas colheres desse sal em meio copo de água, em seguida esprema um limão e pronto, o seu remédio está pronto para beber.

Consuma essa bebida apenas durante a crise.

3 – Alho cru

Esse sem dúvidas é um dos remédios e tratamentos caseiros para enxaqueca mais barato que existe.

O alho cru tem ação anti-inflamatória e pode ser consumido como temperos em saladas ou do jeito que preferir.

4 – Chá de camomila e erva doce

O chá de camomila pode ser usado como remédio natural para aliviar os sintomas que a enxaqueca provoca.

Conhecida por suas propriedades calmantes é muito utilizada para reduzir a febre.

Você poderá consumir o chá de camomila feito com as ervas de maneira regular e diariamente. Sinta os benefícios que essa bebida vai te trazer.

5 – Massagens e aromaterapia

Existem diversos tipos de massagens e óleos essenciais utilizados na Aromaterapia que aliviam muitos os sintomas desagradáveis da enxaqueca.

Se você optou em utilizar remédios e tratamentos caseiros para enxaqueca, com certeza esses métodos vão te auxiliar de forma natural a aliviar todos os sintomas.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */