Plantas Medicinais Remédios Saúde

10 remédios naturais que toda família deveria ter em casa

Uma mãe prevenida vale por duas. E quando a criançada fica doente, é sempre bom ter aquele remédio natural no estoque. Muitos problemas simples de saúde podem ter tratamentos naturais, tanto para complementar a receita do médico, quanto para evitar que a doença evolua para um quadro mais grave.

E, como prevenir continua sendo a melhor opção, é sempre bom incluir esses medicamentos alternativos no cotidiano da criança. Assim ela pode ficar mais fortalecida contra as doenças. E lembre-se: em caso de emergências, sempre recorra a um médico.

Agora, vamos conhecer estes remédios indispensáveis que todas as famílias deveriam ter em casa para usar nos momentos de maior necessidade.

1. Alho

O alho proporciona inúmeros benefícios para a saúde. Ajuda a baixar a pressão arterial, promove a redução do colesterol mau e aumenta o colesterol bom. Possui efeitos antibacterianos e antivirais.

O alho pode ser usado, principalmente, para combater a tosse, resfriados, infecções e secreções nas vias respiratórias (catarro).

Você pode adicionar o alho aos alimentos, preparar um azeite de alho ou até mesmo preparar um xarope com alho, limão e mel.

2. Babosa

A babosa (ou aloe vera) é uma planta usada há muitos anos pela humanidade por sua composição, que segundo os estudos, possuem muitas propriedades.

Dentro de suas folhas grossas há um gel transparente e quase sem cheiro. Esse gel natural pode ser usado para muitas coisas. No caso de problemas de pele, a babosa pode ajudar na cicatrização de cortes e queimaduras, picadas de inseto, dermatites e espinhas.

Quer saber mais benefícios da babosa? Confira: 20 benefícios da babosa para a saúde

3. Camomila

A camomila é um calmante natural muito conhecido. Seus efeitos sedativos suaves são uma ótima opção para aliviar o estresse e diminuir a ansiedade. Seu chá pode ser usado para combater a insônia e a hiperatividade.

Também ajuda na digestão. Principalmente se combinada com erva doce e hortelã.

No caso de problemas na pele do bebê, como dermatite de fralda ou brotoejas, a camomila pode ser adicionada, em forma de infusão, à água do banho.

4. Bolsa térmica

Uma bolsa térmica pode ser muito útil em várias ocasiões. Tanto a compressa fria quanto a quente possuem benefícios, de acordo com as necessidades. Aprenda a fazer a bolsa térmica em casa e mantenha uma no congelador e outra pronta para aquecer no microondas.

No caso de torções e traumas (batidas), use a compressa fria. A compressa quente é mais indicada para casos de cólicas (menstruais ou intestinais) e também para ajudar a relaxar a musculatura tensa.

5. Gengibre fresco

O gengibre é um rizoma, ou seja, um caule da planta que fica sob a terra, que pode ser usado para cuidar de diversos problemas de saúde.

As raspas de gengibre podem ser adicionadas a um suco, como de abacaxi ou limão. Sua ação facilita a digestão e alivia a febre. Pode ser mastigada em pequenos pedacinhos para aliviar a náusea causada por movimento.

Em chá pode ser usado para combater resfriados, gripes e rinites.

6. Limão

Além de outros nutrientes importantes, o limão é rico em vitamina C. A vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico, é antioxidante, ajuda na cicatrização e também potencializa a absorção do ferro pelo organismo.

O limão pode ser consumido em forma de suco e como composição, junto com o alho e o mel, de xaropes antigripais. Além disso, o limão também favorece a digestão.

7. Hortelã

A hortelã é uma planta muito fácil de encontrar e de cultivar em casa. Tão fácil que pode até ser considerada uma erva daninha.

No caso de tratamentos de bebês e crianças pequenas, a hortelã do tipo mentha piperita ou hortelã pimenta deve ser evitada, pois é muito forte. Prefira o tipo mentha spicata ou hortelã-verde.

O seu chá é indicado para cólicas, alívio de gases, febre e dores de cabeça.

8. Erva doce

A erva doce é muito conhecida por suas propriedades calmantes, que relaxam a musculatura e promovem a liberação dos gases. A infusão também ajuda na digestão, sendo indicada para problemas estomacais.

Pode ser usada para diminuir a retensão de líquidos, além de ter um aroma agradável com efeito calmante.

9. Óleo de alfazema

O óleo de alfazema é um dos mais usados nos tratamentos com aromaterapia. Sua fragrância é amplamente utilizada em produtos para crianças, pois ele pode ser muito útil na manutenção do equilíbrio físico e mental.

Entre seus benefícios, podemos destacar: tratamentos de feridas e cortes, diminuição da ansiedade e da insônia, alívio para indigestão e dores de cabeça.

Para usar a essência como calmante, adicione algumas gotas na água do banho.

Ou utilize-o diluído em óleo vegetal de amêndoa. Aplique o óleo no corpo massageando suavemente. Um ambiente calmo e uma música tranquila ajudam a potencializar a ação do óleo durante a massagem. Saiba também como usar o óleo de alfazema para aplicar a shantala no seu bebê.

10. Óleo de melaleuca

O óleo tea tree ou melaleuca é um antisséptico natural que ajuda a combater enfermidades causadas por micro-organismos, como fungos e bactérias. Sua ação também é benéfica ao sistema respiratório e à pele.

Pode ser usado para gripe e tosse, fazendo inalação caseira. Para preparar, ferver meio litro de água, aplicar algumas gotas do óleo na água (em conjunto com óleo de alfazema, caso prefira) e colocar num local alto do ambiente (inacessível à criança).

O óleo de melaleuca também pode ser usado na lavagem de roupas (apenas algumas gotinhas junto com o amaciante) para evitar proliferação de fungos e bactérias.

Essa essência pode ser útil no tratamento de assaduras, frieiras e candidíase.

 

E aí, quais remédios você já conhecia e tinha em casa? Escreva nos comentários!

Agora que você já está antenada com essa lista super útil, que tal conferir algumas dicas para aumentar a imunidade dos seus filhos? Veja só:

Último Vídeo do Nosso Canal


LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
Apenas 1 email por semana. Conteúdo Exclusivo!
close-link
/* ]]> */