Maternidade Remédios Saúde

Remédios para assaduras: Dicas para prevenir e tratar

Remédios para assaduras

A pele é uma parte sensível do corpo, sendo, portanto, muito propensa a irritabilidade. De modo geral, as causas que podem resultar nessa irritação, variando atrito da própria pele com roupas e outros materiais, até a umidade e acúmulo excessivo de bactérias, causados, por exemplo, pelo suor ou urina (no caso dos bebês).

Quando essa irritação atinge uma proporção maior, ela dá origem ao que chamamos de assadura, problema evidenciado por um ardor e incômodo bastante característicos.

Essa informação é importante para que você entenda de antemão que é possível prevenir o problema. Para quem já sofreu ou está sofrendo com o mesmo, contudo, vamos mostrar a seguir algumas soluções que podem ajudar a amenizar os sintomas.

Cuidados iniciais para o tratamento de assaduras

Em casos de irritações como as assaduras, uma prática muito recomendada até pela medicina popular, é a higienização do local afetado, usando preferencialmente um sabão neutro e sem fragrância, além de água em abundância.

Cumprida essa parte, outro passo considerado importante, é secar a pele com uma toalha limpa, evitando esfregar o tecido na pele para não a prejudicar ainda mais. Depois disso, a dica seria considerar as opções para alívio dos sintomas do problema.

Hidratante natural para assaduras

Uma recomendação muito comum para conseguir alívio na assadura, é hidratar o lugar afetado com lubrificante natural. A lista de opções inclui os óleos de amêndoas, de rícino, ou de calêndula, a dica seria escolher um desses óleos para fazer a aplicação duas vezes ao dia, mantendo se necessário, uma gase limpa em cima da região afetada para evitar novos atritos.

Outras alternativas podem ser a lanolina e as pomadas A+D, que também podem agir sobre a região trazendo bons resultados. Agora, cabe dizer que, as pomadas com fragrâncias devem ser evitadas por quem é alérgico.

Aloe Vera

A Aloe Vera, ou babosa, é muito conhecida mundo afora por suas propriedades medicinais. E um dos benefícios mais difundidos pela medicina popular, é justamente o de possuir ação anti-inflamatória, o que em tese, a torna um importante remédio para assaduras.

A dica seria extrair o gel que fica no interior da planta e misturar com óleo de lavanda, aplicando em seguida sobre a região afetada como se fosse um creme.

Camomila

As propriedades da camomila também são frequentemente apontadas como aliadas da pele, e no caso de assadura, elas podem contribuir com recuperação da região afetada e a prevenção de infecções bacterianas. Até onde se sabe, o tratamento pode ser feito tanto com chá feito a partir da flor, quanto com produtos como óleo ou creme à base da mesma.

No primeiro caso, a dica seria adicionar água e algumas flores de camomila em uma panela e levar ao fogo por alguns minutos, apagando quando o chá levantar fervura. Depois é só adicionar algumas pedras de gelo para esfriar o líquido, e na sequência, já com a temperatura ideal (para não causar queimaduras na pele), deixar o lugar afetado de molho por período de 10 a 15 minutos.

Outras possibilidades seriam espalhar o creme ou olho à base de camomila sobre a região da assadura, ou mesmo preparar um banho gelado com óleo e/ou chá da camomila.

Alertamos que as informações publicadas neste artigo são meramente informativas e que para qualquer tratamento relacionado à saúde, recomenda-se a procura de um médico.

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */