Remédios Saúde

Remédios para cólicas: Dicas para aliviar as dores

Remédios para cólicas

A maioria das mulheres sente cólica no período menstrual, sendo este um problema bem comum, segundo os ginecologistas. A explicação é a de que a cólica ocorre devido às contrações feitas pelo útero com o objetivo de eliminar o sangue menstrual, o que significa que, quanto mais intenso o fluxo, maior também tende a ser a dor sentida.

Embora isso seja normal, contudo, é claro que nenhuma mulher deve ser obrigada a passar quase uma semana sofrendo com o problema a cada mês, certo? E a boa notícia é que existem métodos que podem sim aliviar a dor, tornando o período mais suportável.

Agora, vale ressaltar de antemão que, antes de qualquer atitude que inclui a necessidade de medicamentos, é indispensável uma consulta com profissional qualificado da área, que é quem vai orientar quanto ao melhor caminho a seguir. Dito isso, vamos listar em caráter informativo, algumas das opções mais comuns pra quem busca remédio para cólica.

Analgésico e anti-inflamatório

Essa é uma solução a qual muita gente recorre para tentar amenizar os sintomas da cólica. Só que, conforme já alertamos inicialmente, esse é um dos caminhos que só devem ser tomados mediante orientação médica.

Anticoncepcionais

A pílula anticoncepcional também pode ser uma aliada da mulher no alívio das dores e da intensidade do fluxo menstrual. Isso porque, com o uso da pílula à base de hormônios, a intensidade do fluxo diminui e consequentemente as cólicas também. Para encontrar o melhor caminho nesse sentido, também é importante consultar um médico.

Massagens

Massagens que utilizam o calor podem trazer alívio para as cólicas. A lista de exemplos inclui a massagem com pedras, que alivia as dores e inchaço comum durante o período menstrual.

Outras massagens como shiatsu, tuiná e ayurvédica, ajudam a melhorar a circulação, relaxando também a musculatura. Vale o cuidado de escolher profissionais qualificados para tais procedimentos.



Exercícios físicos

Durante a prática de exercícios físicos, a tendência é que haja um aumento nas doses de endorfina que circulam no sangue. E como a endorfina é a responsável pela sensação de bem-estar no corpo, possuindo ainda a capacidade de amenizar desconfortos, o resultado tende a ser uma melhora nas dores relacionadas à cólica.

Além do mais, com a prática de exercícios ocorre a dilatação dos vasos do colo uterino, o que facilita a passagem do sangue menstrual. Os exercícios ainda ajudam na drenagem dos líquidos retidos na mama e no abdômen por causa do período, pois ocorre um aumento na temperatura do corpo, culminando com a transpiração.

Bolsa de água quente

Usar bolsa de água quente também ajuda a aliviar a cólica menstrual, isso acontece porque o calor faz com que os músculos relaxem, dilatando também os vasos capilares e trazendo ainda a sensação de bem-estar.

Chá

Consumir chá de camomila ou de menta quente, ajuda no alívio da cólica, podendo ainda causar um efeito relaxante no corpo.

Alimentação

Incluir na dieta alimentos ricos como cereais integrais, verduras e frutas, também pode ser importante, pois eles ajudam a eliminar o excesso do estrógeno. Com a diminuição desse hormônio no corpo, a pessoa tende a sentir menos menos cólicas.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Henrique

/* ]]> */