Pele

9 remédios para rachaduras nos pés

A busca por remédios para rachaduras nos pés é uma realidade na vida de muitos brasileiros. Isso porque esse é um problema que gera muito desconforto, inclusive na parte estética, além é claro da dor que eventualmente pode causar.

A boa notícia é que existem opções interessantes para quem quer ser ver livre desse tipo de problema. Se você está sofrendo com isso e deseja acabar de uma vez por toda com o incômodo, portanto, conheça a seguir alguns remédios para rachaduras nos pés para deixá-los saudáveis e bonitos.

Causas das rachaduras nos pés

Antes de qualquer coisa é importante entender os motivos que levam ao surgimento das rachaduras nos pés. E a verdade é que, na prática, existem inúmeros fatores que podem contribuir com isso.

A lista inclui, por exemplo, falta de hidratação na região, uso de sapatos inadequados ou que apertam, uma reação a fungos nos pés ou até mesmo o simples fato de estar acima do peso.

Cuidados para manter os pés saudáveis

Agora, um detalhe importante é que, além de aplicar remédios para rachaduras nos pés, é importante também ter um cuidado com essa região, fazendo esfoliação semanal e aplicação de hidratante.

Se você pretende cuidar de fato da saúde dos pés, portanto, faça uma lavagem na região com água quente e sabão a fim de amolecer a pele morta.

Depois de lavar bem, realize uma esfoliação leve, na sequência aplique o hidratante indicado para os pés e coloque uma meia para não manchar as roupas de cama.

Além disso, você também pode recorrer a um dos 10 remédios para rachaduras nos pés que apresentamos a seguir. Vamos a eles.

1 – Lavar os pés com lavanda e bicarbonato

Para deixar a pele dos calcanhares mais suave, lave os pés com água quente, coloque a água quente em uma bacia junto de quatro gotas de óleo essencial de lavanda e três colheres de sopa de bicarbonato.

Deixe seus pés de molho nessa mistura de quinze a vinte minutos. Outra opção é fazer esse banho nos pés com o chá de lavanda com a erva fresca em vez do óleo.

Não se esqueça de realizar uma esfoliação leve após a lavagem, você pode usar fubá ou sal para essa esfoliação.

2 – Pedra-pomes

A pedra-pomes deve ser usada apenas após o banho dos pés, pois serve para deixar a pele suave. A pedra pomes tem sido uma excelente ferramenta no que diz respeito à remoção de células mortas e suavização da pele dos pés.

Para isso basta esfregá-la nos pés realizando movimentos circulares de forma suave. Após a esfoliação com a pedra-pomes não se esqueça de aplicar um hidrante para os pés.

3 – Esfoliantes caseiros

Para evitar esses problemas, além de aplicar remédios para rachaduras nos pés também é necessário realizar uma esfoliação semanal e aplicar hidrante.

Para realizar uma esfoliação caseira nos pés você pode recorrer ao sal, fubá ou açúcar misturado ao creme hidratante ou óleo essencial, criando assim uma mistura cremosa.

Dessa forma, depois de lavar seus pés com água quente, aplique a mistura realizando movimentos circulares de forma suave. Assim você vai eliminar as células mortas que estão acumuladas na região. Logo após, basta enxaguar e aplicar o hidratante.

4 – Tratamento com óleo de gergelim

O óleo de gergelim é indicado para o tratamento de pele seca, pois possui o fator antienvelhecimento, podendo ser usado tanto no rosto como no corpo. Diante disso também pode ser usado como um dos remédios para rachaduras nos pés.

Para obter esse resultado o indicado é que antes de dormir faça uma mistura de cinco gotas de óleo de hortelã com uma colher de sopa de óleo de gergelim. Depois aplique nos pés, calce uma meia e durma.

Na manhã seguinte verá que a pele de seus pés está mais suave. Caso ainda esteja um pouco áspera, faça uma esfoliação com pedra-pomes.

5 – Esfoliação com bicarbonato de sódio

Outra esfoliação suave que pode ser realizada como um dos remédios para rachaduras nos pés é aquela com o bicarbonato de sódio. Para isso faça uma mistura de duas colheres de sopa de água morna com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Use a mistura para esfoliar os pés em movimentos circulares, em seguida enxágue e aplique um hidrante, ou óleo de gergelim.

6 – Massagem com farinha de arroz

Com essa esfoliação caseira você deve fazer uma mistura com duas colheres das de sopa de azeite extravirgem e duas colheres das de sopa de farinha de arroz, além de óleo de amêndoa doce.

Faça essa mistura apenas no momento em que for utilizar e use para massagear os pés. Pode ser com as mãos ou com uso de uma esponja.

7 – Compressa de manteiga de karité

Para usar esse tratamento, o indicado é fazer pouco antes de dormir, após a esfoliação semanal ou uso da pedra-pomes.

Para obter um bom resultado, basta aplicar a manteira de karité em todo a extensão dos pés, deixando uma camada generosa nos calcanhares. Em seguida calce meias de algodão a fim de deixar os pés protegidos durante a noite. No dia seguinte lave os pés com água morna.

8 – Mel

Para usar o mel como um dos remédios para rachaduras nos pés o indicado é envolvê-los com o mel e deixar descansando por meia hora. Em seguida lave com água morna. Você também pode realizar esse procedimento antes de fazer o lava pés com água quente.

9 – Azeite de oliva e limão

Por fim, temos aqui mais uma opção simples entre os remédios para rachaduras nos pés. Faça uma mistura de duas colheres das de sopa de suco de limão com duas colheres das de sopa de azeite de oliva. Junte à essa mistura um pouco de bicarbonato de sódio ou mesmo farinha de arroz até que obtenha uma mistura cremosa.

Faça uma massagem nos pés e uma esfoliação, ou use compressa para amaciar a pele endurecida. Essa misturinha também pode ser usada para suavizar calos.

E então, o que achou dessas receitas? Já testou em casa? Fique à vontade para deixar sua opinião nos comentários.

8 dicas para ter unhas impecáveis!


/* ]]> */