Curiosidades Datas Comemorativas

Resoluções de Ano Novo: 8 ideias para você prometer e cumprir

Resoluções-de-Ano-Nov

Com o fim de dezembro, as resoluções de Ano Novo chegam para nos dar a oportunidade de avaliar o ano que se encerra e renovar ou estabelecer algumas metas para os próximos 12 meses.

Muitos se sentem, então, frustrados em relação às promessas que não foram cumpridas, porém, são poucos os que se dedicam a reconhecer tudo o que houve de positivo e as metas alcançadas. Afinal, planejá-las sem se decepcionar pode ser um grande desafio, pois, é comum que as pessoas exagerem nas cobranças em relação às suas próprias resoluções de Ano Novo.

Pensando nisso, apresentamos, neste artigo, 8 excelentes ideias para ajudar você a efetivamente cumprir o que prometer para o ano que se inicia. Boa leitura!

1. Escolha metas que dependem apenas de você

Você deve se perguntar quais são, entre as suas resoluções de Ano Novo, as que dependem exclusivamente de seus próprios esforços. Isso é extremamente importante para evitar a frustração inerente a um mau resultado que, no fim das contas, não estava inteiramente ao seu alcance.

Sendo assim, evite estipular objetivos como “dobrar o meu salário”, ou “reduzir, mediante negociação com o proprietário do imóvel, o valor do meu aluguel”. Lembre-se de que as resoluções de Ano Novo devem ser exclusivamente suas, dependendo somente de suas intervenções durante o ano para que sejam atingidas.

2. Não guarde as suas resoluções de Ano Novo apenas para si mesmo

As suas resoluções de Ano Novo não devem ser guardadas para você mesmo. Compartilhar suas metas com terceiros pode elevar a sua sensação de responsabilidade, potencial e motivação para cumpri-las.



Outra boa ideia é dividir suas resoluções Ano Novo com, pelo menos, uma pessoa que tenha um objetivo como o seu. Desse modo, você terá uma fonte extra de energia se a sua vontade começar a fraquejar.

3. Prime pela objetividade

Objetivos muito vagos e subjetivos, tais como “ser mais forte”, “parar de fumar” “emagrecer muito” ou “me exercitar mais”, são muito difíceis de serem atingidos. Todavia, qualquer meta adquire maior objetividade ao ser especificada, como “correr 40 minutos a cada semana” ou “emagrecer 1 quilo a cada semana até chegar a uma redução total de 10 quilos”.

Não se esqueça de delimitar, também, um ponto final, a fim de clarificar os passos necessários para chegar ao seu objetivo.

4. Evite o pessimismo ao avaliar as realizações passadas

Se a cautela é uma grande aliada ao estabelecer as resoluções de Ano Novo, o mesmo deve ser aplicado ao revisitar tudo o que foi conquistado no período que está se encerrando. Muito da frustração e ansiedade vivenciadas nessa época se relaciona, conforme mencionado, às cobranças exageradas da maioria das pessoas.

Curiosamente, nem todos recorrem à memória para avaliar os 12 meses que se passaram e, dessa forma, esquecem de coisas positivas que realizaram, alimentando a sensação de frustração, incompetência e culpa.

No máximo, lembram de 2 ou 3 datas importantes e consideram que isso foi tudo o que realizaram. Para não cair nessa, o mais importante é estabelecer resoluções de ano novo que possam ser atingidas gradualmente e abraçar as mudanças necessárias para chegar lá.

5. Invista e economize

Essa ideia é válida tanto para um futuro mais imediato (o próximo ano), quanto para um tempo mais distante, isto é, quando atingir a terceira idade. Fazer investimentos e economizar inteligentemente são iniciativas necessárias para assegurar um futuro tranquilo.

Uma vez que ninguém sabe exatamente quais imprevistos e futuros surgirão à frente (reformas na residência, problemas relacionados à manutenção do automóvel, doenças e enfermidades na família etc.), é altamente recomendável ter acesso a uma reserva para atender a emergências financeiras.

Quanto mais você investir e diversificar, considerando o tempo futuro, tanto melhor será, nos anos que estão por vir, a sua qualidade de vida.

Logo, considere as opções mais adequadas de investimentos, isto é, aquelas que estão de acordo com a sua realidade financeira e assegure um futuro com menos trabalho e mais lazer e tempo para livre para dedicar a você mesmo e àqueles que ama.

6. Delimite prazos

Se não houver uma data específica para iniciar e concluir cada uma de suas resoluções de Ano Novo, então, você não está trabalhando na construção de projetos realmente sérios. Como é possível atingir um objetivo quando sequer sabemos em que ele consiste?

Delimite prazos para as etapas de cada uma das suas resoluções de Ano Novo. Dessa forma, será mais fácil monitorar e avaliar os progressos e estabelecer controles para não falhar consigo mesmo.

Lembre-se continuamente de evitar o estabelecimento de objetivos irreais. Caso contrário, ainda que você tenha o máximo de vontade e disciplina, poderá se desanimar em pouco tempo.

7. Tenha em mente que haverá recaídas

Enquanto ser humano, é perfeitamente possível que você atravesse períodos nos quais a sua dedicação e progresso não estejam, exatamente, no estágio originalmente planejado. Nesses momentos, tome cuidado com pensamentos destrutivos do tipo “tudo ou nada”.

Com efeito, se em uma determinada semana você não correu os quilômetros estipulados em suas resoluções de Ano Novo, não há motivos para considerar que o seu projeto não dará certo.

Ainda que você não possa seguir à risca tudo o que planejou, é possível cumprir o objetivo. Pode ser que os processos sejam mais demorados do que você desejava, porém, é imprescindível ser flexível e se adequar às reais condições de sua vida cotidiana.

8. Seja positivo

Ser positivo nos mais diferentes aspectos da vida (acadêmicos, familiares, emocionais, financeiros), significa considerar todas as adversidades e desafios que surgem pelo caminho como maravilhosas oportunidades de crescimento, aprendizado e evolução pessoa.

Quanto mais você passar por experiências complicadas e difíceis, mais aprenderá a lidar com situações afins no futuro e, consequentemente, se fortalecerá. Se, ao longo deste ano que se encerra, você enfrentou problemas bastante árduos e complexos, provavelmente estará mais preparado para superar obstáculos e barreiros no ano que vem.

Seja positivo e pense no lado bom de tudo o que acontece. Esse novo modo de encarar os acontecimentos da vida certamente renderá excelentes frutos para você e, portanto, deve integrar as suas resoluções de Ano Novo.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */